Consumidor

Dados sobre recall de veículos passarão a constar do Renavam a partir deste mês
A partir do próximo dia 17, o Renavam (de Registro Nacional de Veículos Automotores) passará a conter  dados sobre o não atendimento do dono do veículo às campanhas de recall realizadas pelas montadoras.  Com o novo sistema, consumidores que acessarem o site do Denatran munidos do número de chassi do veículo poderão saber se há algum recall pendente.
O endereço para consulta é https://denatran.serpro.gov.br/index2.htm.  A pesquisa vale para campanhas de recall realizadas após o dia 17/03/2011. Chamados que não forem atendidos no período de um ano também passarão a constar no Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo.
“O objetivo da medida é ampliar o acesso do consumidor às informações de recall de veículos e incentivar o comparecimento às campanhas”, afirma a diretora do DPDC (Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor, do Ministério da Justiça), Juliana Pereira. “A informação no documento do veículo não restringirá sua comercialização, mas será um importante instrumento de controle social sobre a realização de recall no Brasil”.
Além das informações sobre número de veículos e chassis envolvidos, a inclusão de dados sobre comparecimento ou não a campanhas de recall permitirá que o Denatran monitore o andamento das campanhas em todo o território nacional.

Comentários