Obama no Brasil

Comitiva do presidente norte-americano terá 800 pessoas no Rio, parte deles da equipe de segurança

Um porta-aviões da Marinha americana trará ao Rio cinco helicópteros e cerca de 300 carros, parte deles de segurança, para a visita do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, entre os dias 19 e 20 de março. A comitiva que o acompanhará terá 800 pessoas.
A mais alta autoridade dos EUA só anda em veículos próprios, daí a razão dos cinco helicópteros serem transportados de navio ao país. Também serão trazidos duas limousines presidenciais blindadas, chamadas de USA One – a exemplo do avião presidencial Air Force One – ou pelo apelido de “A Besta”.
A “segurança aproximada” do presidente dos Estados Unidos, como em qualquer viagem dele, será feita por agentes do Serviço Secreto americano. Mas o esquema completo, ainda sendo montado em conjunto com as autoridades brasileiras, contará com policiais federais brasileiros e apoio da Polícia Militar e Forças Armadas. É um pool, chamado no jargão militar de “segurança combinada”, no qual a coordenação nacional fica a cargo de um oficial superior do Exército.
Uma equipe precursora de Obama está no Rio desde quinta-feira (10) para definir o esquema de segurança durante sua visita à cidade. O grupo, formado por agentes do Serviço Secreto, passou o dia reunido no Consulado dos EUA no Rio, onde deve ficar até sábado, pelo menos.

Comentários