Veículos em 2012

Placas refletivas serão obrigatórias

O advogado Gilberto Martins, que escolheu a
placa refletiva para usar em seu veículo em 2007

Resolução publicada nesta quarta-feira pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito) torna obrigatório o uso de placas e tarjetas refletivas nos veículos emplacados a partir de 1º de janeiro de 2012.
A medida publicada no "Diário Oficial da União" altera resolução anterior, que permitia aos proprietários escolher o tipo de placa que quisessem.
"A película refletiva deverá cobrir integralmente a superfície da placa sendo flexível com adesivo sensível à pressão, conformável para suportar elongação necessária no processo produtivo de placas estampadas", afirma o novo texto.
As películas aplicadas neste tipo de placas refletem a luz que chega até elas, facilitando a identificação dos veículos à noite e em condição de pouca luminosidade, como em tempestades. Além disso, as placas também ajudam na identificação da distância dos veículos em ruas e estradas.
A nova resolução estabelece também que as placas antigas deverão ser adequadas se ocorrer mudança de município. As demais normas sobre as placas de veículos, estabelecidas em 2007, continuam em vigor.
Outra mudança da resolução é o aumento das placas de motocicletas, triciclos e motonetas.
De acordo com as novas regras, o tamanho passa dos atuais 136 x 187 mm para 170 x 200 mm. Com isso, o tamanho das letras e números vai aumentar 26%.

Comentários