Agito cultural Aflora

Corrida Rústica e Caminhada em Cabo Frio

Até domingo, o município apresenta a terceira etapa do “2° Circuito Fluminense de Corrida Rústica e Caminhada”.
Neste sábado, haverá um workshop, das 8h às 11h, no Ginásio Municipal Vivaldo Barreto, no bairro Jardim Esperança e em seguida serão oferecidas atividades de mini-atletismo direcionadas a crianças e adolescentes.


No dia 17, acontecerá a corrida de 10 km (corredores acima de 18 anos), caminhada de 4 km (caminhantes acima de 16 anos) e corridas de 50m e 100m (também destinada a crianças e adolescentes). A entrega do kit para todos os inscritos será feita na véspera (16/04), das 9h às 16h, na Praça Cristóvão Colombo (Praça do Turismo) – Praia do Forte, mesmo ponto de largada - prevista para às 8h – e chegada.
Os cinco primeiros colocados nas categorias masculino e feminino receberão troféus e todos os participantes ganharão medalha.
Para mais informações, entrar em contato com os realizadores do circuito: (21) 3338-8612, (21) 8697-9949 – Luz Eventos; (21) 2576-7690 – FARJ; (24) 2103-0399 – Central de Relacionamento Allen.




Missa e procissão em Araruama

O feriado da Paixão é só no próximo dia 22, mas a programação da Semana Santa, em Araruama, começa antes. Neste fim de semana, por exemplo, comemora-se o “Domingo de Ramos”. Para marcar a data haverá missa às 7 horas e 9 horas na Igreja Matriz de São Sebastião, e às 17 horas, procissão de Ramos, saindo da Igreja Matriz. No mesmo horário tem Missa Campal na Praça Antônio Raposo.
Na segunda-feira (18) a programação começa às 19 horas, com missa e Via Sacra saindo da Igreja Matriz, e depósito da imagem de Nossa Senhora dos Passos no Viaduto. No dia seguinte, a missa das 19 horas acontece, novamente, na Igreja Matriz, com “Terço das Sete Dores de Nossa Senhora”, e depósito da imagem de Nossa Senhora das Dores no Parque Mataruna.
No dia 20, às 18 horas, as missas acontecem, simultaneamente, em Santo Antônio (Viaduto) e São José (Parque Mataruna), e são seguidas de procissão com as imagens e Sermão do Encontro na Praça São Sebastião. A quinta-feira Santa é marcada pelo início do Tríduo Pascal, com chegada dos missionários nas comunidades de Macabú, Jardim Califórnia e Engenho Grande. Às 20 horas acontece a missa solene da Ceia do Senhor na Igreja Matriz, Japão e Clarissas, com cerimônia do Lava Pés e transladação do Santíssimo Sacramento, seguida de Vigília Eucarística, que começa a partir das 21h30 de quinta-feira, e prossegue durante toda a noite, até às 15 horas da sexta-feira Santa, no Centro da Pastoral.



Exposição de Yuri Vasconcellos

No dia 19 de abril, próxima terça-feira, às 19h47, acontecerá a abertura da exposição “PARTESDEMIM”, do artista multimídia Yuri Vasconcellos, no Charitas. Na abertura do evento, intitulado pelo artista como coquetel de performances, contará com pintura, poesia, performances e expressões artísticas, além da presença de diversos convidados como: Jiddu Saldanha e Maurício Cardozo, declamando poesia; Studio Fama com apresentação de jazz contemporâneo; DJ Pablo Alvarez e a presença da historiadora Meri Damaceno, contando causos da região.
A exposição tem entrada gratuita e ficará nas instalações do Charitas até dia 17 de maio, onde estarão expostas pinturas em tela, fazendo uma retrospectiva de suas obras e apresentando diversas  inéditas, com temática variada, como: Cabo Frio, primavera, praia e mar. Além dos quadros haverá na noite de abertura, inúmeros desenhos do artista em uma projeção poética.



Música na Praça



Em São Pedro da Aldeia, nesta sexta e sábado são dias é hora de reunir a família na Praça Doutor Plínio de Assis Tavares, mais conhecida como Praça do Canhão. O local já virou ponto de encontro dos amantes da boa música para curtir o Música na Praça. O evento começa sempre às 22hs e termina às 02hs. Hoje, quem se apresenta é Carlinhos e no sábado (16) é Seu Max.





Melhor comida de boteco

Começou nesta sexta-feira (15) o concurso Comida di Buteco. Pelo quarto ano, os frequentadores dos bares cariocas vão poder escolher os melhores petiscos da cidade. Na edição deste ano todos os petiscos concorrentes, além de inéditos e exclusivos, tiveram que ser desenvolvidos pelos bares com pelo menos um destes quatros elementos na receita: feijão preto, carne seca, laranja ou farinha de mandioca. A escolha dos ingredientes foi feita pelo gastrônomo e realizador do concurso, Eduardo Maya.
- O objetivo do concurso Comida di Buteco é resgatar a  culinária de raiz do Brasil. Por isso busquei em nossos ancestrais colonizadores portugueses e índios os ingredientes que hoje conhecemos bastante na composição da feijoada.
A competição pelo prêmio de melhor boteco da cidade durará um mês. Para o público participar do concurso é fácil, basta ir a um dos bares participantes, comer o petisco indicado e dar a sua nota.
Como já ocorreu nos últimos três anos, o ganhador sairá de uma decisão compartilhada entre o julgamento popular e os votos de um júri de especialistas. Para ser o vencedor, o boteco deve zelar pelo atendimento, temperatura da bebida e higiene, além de apresentar um saboroso petisco. O peso de cada voto é o seguinte: 70% para o petisco concorrente, 10% para o atendimento, 10% para a bebida e 10% para a higiene do local.

Comentários