Boa tarde! Tempo de refletir, orar e preparação para a Páscoa ...



... É o tempo quaresmal


A Páscoa é uma das épocas mais importantes do calendário cristão, pois simboliza a morte e a ressurreição de Jesus e que existe realmente a vida eterna. Para se preparar para esse período, o católico fervoroso passa por uma temporada de reflexão, através de jejum e orações. É a Quaresma, período de 40 dias que começou na quarta-feira de Cinzas, em várias paróquias do Brasil.
Em entrevista, a Visão La Flora, o pároco da Igreja Santa Rita de Cássia, em Búzios, padre Ricardo White, falou sobre o significado da quaresma, um período de reflexão e a conversão espiritual, que termina na quinta-feira da Semana Santa, onde os católicos realizam a preparação para a Páscoa.
Oficialmente, a Igreja convida a comunidade a fazer o jejum apenas na quarta-feira de Cinzas e na sexta-feira da Paixão. O padre conta que o momento pede muita oração, caridade e reflexão. “A oração, a penitência e a caridade são as três principais linhas que os fieis são orientados a seguir durante a Quaresma”.
Em paralelo com a Quaresma acontece a maior campanha de solidariedade do universo cristão, a 48ª Campanha da Fraternidade. O tema muda a cada ano, visando a atualidade e os problemas do momento. Em 2011, o tema “Fraternidade e a vida no planeta” tem como foco o meio ambiente. Seu lema “A criação geme como em dores de parto” remete às questões ecológicas, como, por exemplo, as mudanças climáticas.

O que é a Quaresma e de onde se origina?
A Quaresma vem do Latim quadragésima 40 dias que antecedem a Páscoa do Senhor Jesus. Esta prática  data do Sec.IV.  

O que é o jejum e qual a maneira correta de fazê-lo?
O Jejum é uma prática muito antiga em quase todas as religiões. É uma maneira de disciplinar o espírito fazê-lo forte sobrepor à matéria. O jejum pode-se fazer de diversas maneiras: deixar de se alimentar,  dormir sacrifícios individuais ou coletivos depende de cada pessoa e o que se propõe.

Como vencer a tentação diária a exemplo de Cristo?
A tentação se vence através de oração, jejum e da vida sacramental e intimidade com Deus. Também fugir das ocasiões.

Onde o demônio nos atenta?
O demônio nos ataca principalmente em nossos pontos fracos que ele conhece bem. E principalmente quando baixamos a guarda nos enfraquecendo espiritualmente

A tentação é necessária? Por quê?
A tentação é necessária porque é o momento que podemos usar nossa liberdade que Deus  nos deu para tomar decisões erradas ou certas

Quais as práticas que nos escraviza?
Tudo que nos aprisiona, sejam vícios, dependências erradas,  nos torna escravos do mal, conseqüentemente escravos do pai do mal.

Como alimentar o lobo bom dentro de nós?
Nós alimentamos o lobo bom com atitudes boas, caridosas, vida espiritual, conhecimento do bem pelo intelecto, estar  próximos de Deus pela oração etc. O contrario é o alimento do lobo mau dentro de nós.

Como converter um coração de pedra?
O coração de pedra se modifica com o amor, com a perseverança em relação ao bem.

Como a paróquia está se preparando para o período da Quaresma?
A Paróquia se prepara com orações, missas, atos de caridade, com músicas em relação a  Campanha da Fraternidade, estudando o assunto, com  confissões preparatórias etc.

Qual a sua opinião sobre as últimas tragédias e catástrofes ocorridas no mundo?
Sempre existiram catástrofes e tragédias no mundo, agora o mundo está globalizado e é instantâneo o conhecimento das catástrofes até mesmo visual, o caso da TV, mas é inegável que o dedo do homem, com sua ganância e descontrole em relação à natureza tem contribuído para o aquecimento  global e suas conseqüências...

Fale da campanha da Fraternidade deste ano.
O assunto da Campanha da Fraternidade deste ano fala justamente deste assunto  a natureza geme em dor... pelo que o próprio homem tem lhe causado.

Qual a programação da igreja para a Via Sacra?
A Via Sacra já é um evento que esta no calendário da cidade devido a sua importância não só histórica, turística, mas pela fé do povo buziano, não importando a crença.
Toda sexta-feira Santa, às 19 horas, temos a concentração na praça Santos Dumont, onde começa e vai até a Orla Bardot, culminando com a ressurreição no Morro de Sant’Anna. É um espetáculo maravilhoso onde se reúnem acompanhando cerca de 4 mil pessoas.

Uma mensagem para os que andam sem fé e sem esperança.
A fé é um Tesouro maravilhoso que Deus proporciona a todos, basta  encontrá-lo no próprio Deus. Peça com insistência ao Espírito Santo que ELE lhe concederá a fé, que lhe levará a constância, esta a perseverança e no final a vitoria.
Luz de Cristo
Pe.Ricardo.

Visão La Flora
Como ainda estamos na metade do tempo quaresmal, nada melhor do que parar alguns minutos e avaliar nossa caminhada até aqui. A quaresma e os exercícios quaresmais fazem sentido se nos levam à conversão, ou seja, se nos fazem ser melhores para Deus, para nós mesmos, para os outros e para o mundo; em poucas palavras, se nos fazem ser mais felizes.
É fundamental que nos façamos algumas perguntas simples e que respondamos honestamente se nossos propósitos e sacrifícios têm nos levado a uma verdadeira mudança de vida.
Que neste final de Quaresma rezemos especialmente por aqueles que sofrem em todo o mundo. Rezemos para que o coração dos seres humanos se abra à solidariedade capaz de amenizar a dor e curar as feridas.
Boa tarde! Flora

 

Comentários