Novos prefeitos em substituição aos que tiveram os mandatos cassados por compra de voto e abuso de poder econômico

Eleitores de três municípios voltam às urnas para escolher
Ivan Richard
Eles voltam hoje (3) para escolher novos prefeitos e vices. Os eleitores de Itaperuçu, no Paraná, de José Boiteux, Santa Catarina, e de Tracuateua, Pará, elegerão novos representantes para o Executivo municipal em substituição aos eleitos em 2008, que tiveram os mandatos cassados por compra de voto e abuso de poder econômico.

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Em Itaperuçu, José de Castro França, e seu vice, Acir Pedroso de Moraes, perderam os cargos por terem sido condenados pelo crime de abuso de poder econômico e político nas eleições de 2008.

Já no município de José Boiteux, os eleitos substituirão José Luiz Lopes, e Adair Antônio Stollmeier, prefeito e vice, eleitos em 2008, que foram cassados em 2009 por terem feito compra de votos e abuso de poder econômico durante o período eleitoral.

Em Tracuateua, Jonas Barros, eleito em 2008, foi afastado do cargo de prefeito também por compra de votos e abuso de poder econômico, segundo o TSE.

Em todos os casos, os prefeitos com mandatos cassados obtiveram mais de 50% dos votos válidos nas últimas eleições municipais, em 2008. A legislação eleitoral prevê novo pleito quando os candidatos eleitos com mais da metade dos votos válidos são afastados. Tal acontecimento invalida os votos recebidos e obriga a convocação de novas eleições.

Comentários