Redes e mídias socias com Victor Viana


Rede Social e Mídia social são  as mesmas coisas?

O termo Rede Social parece ser a bola da vez. Uma moda, uma febre. Mas o que é? Muitas vezes sendo confundida com Mídias sócias vamos aprofundar ou deixar aFLORAr esse tema aqui na nossa revista digital. Uma Rede Social é uma estrutura composta por organizações sociais, pessoas conectadas que partilham de valores e Objetivos comuns. A Mídia Social é o veiculo onde estás redes se desenvolvem. Uma das características e fundamento de definição de Redes Sociais é sua porosidade e abertura,o que  possibilita relacionamentos horizontais e não hierárquicos entre os participastes. outra característica é não obrigatoriedade de um espaço físico para que essa rede seja formada e vivenciada.  Essa forma de organização social difere muito das organizações clássicas como Partidos e Igrejas por exemplo. Não há lideres e nem estatutos, há pessoas e interesses comuns guiando os relacionamentos  de forma interativa e colaborativa. A Wikipédia define assim as redes Sociais: “As redes sociais podem operar em diferentes níveis, como, por exemplo, redes de relacionamentos (facebook, orkut, myspace, twitter, tymr), redes profissionais (LinkedIn), redes comunitárias (redes sociais em bairros ou cidades), redes políticas, dentre outras, e permitem analisar a forma como as organizações desenvolvem a sua atividade, como os indivíduos alcançam os seus objetivos ou medir o capital social – o valor que os indivíduos obtêm da rede social. Um ponto em comum dentre os diversos tipos de rede social é o compartilhamento de informações, conhecimentos, interesses e esforços em busca de objetivos comuns. A intensificação da formação das redes sociais, nesse sentido, reflete um processo de fortalecimento da Sociedade Civil, em um contexto de maior participação democrática e mobilização social” Entendo  os conceitos podemos abordar o uso comercial desses dois termos  tão singulares e ao mesmo tempo tão próximas:

 

 

 Rede  Social

Rede social é uma comunidade ou rede de pessoas que não está limitada a uma estrutura ou meio (mídia). É um grupo de pessoas que compartilham um  interesse comum (Pode ser um produto, gosto, famoso, amigo e outros). Vendo nesta perspectiva  podemos fazer um marketing para uma rede social, algo mais amplo. Um exemplo? Fãs de Hai Kai. Então indiferente do meio, mídia ou estrutura nós criaríamos um plano sobre como alcançar tal comunidade para vender nossos produtos, serviços ou idéias.
Mídia Social
Mídia vem do Latim é Meio. Juntando as duas palavras daria Meio Social, isto é, é um meio onde uma determinada Rede Social utiliza para se comunicar.Os meios que eles usam para se comunicar… Facebook? Orkut? Celulares? Last.Fm? Twitter? Ning? Bem, tudo isto neste conceito são Mídias Sociais.
O conceito de “Rede Social” se refere a uma comunidade e a “Mídia Social” a um meio (uma ferramenta para se comunicar). Por isso deixo uma dica… Não se prenda ao meio, mas deixe a sua criatividade viajar no conceito de rede social. Assim a sua marca e suas idéias estarão onde o seu público está ou estará. Defina prioridades baseadas sobre quais meios influenciam mais diretamente a sua rede social e Vá a luta! 
Victor Viana @VianaBuzios profissional Free-lance mantém o blog O Curinga de Búzios , escritor, publicou o livro O menino do Guarda Chuva – Uma Historia de Búzios.

Comentários