Vacinação contra gripe neste sábado

Rio faz campanha
As unidades de saúde e pontos de apoio funcionarão durante todo o sábado (30) na cidade do Rio de Janeiro no Dia Nacional de Mobilização Contra a Influenza, com aplicação da vacina em idosos, indígenas, gestantes, crianças de seis a 23 meses e profissionais de saúde. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o funcionamento será das 8h às 17h.

Cuidados para se proteger da gripe
Provocada pelo vírus Influenza, a gripe ataca todos os anos entre 10% e 20% da população do planeta, cerca de 600 milhões de pessoas. Além da vacina, que está sendo aplicada até 13 de maio nos postos de saúde, existem outras formas de evitar o contágio.
Segundo a coordenadora da Vigilância Epidemiológica da Sesdec (Secretaria de Estado de Saúde e Defesa Civil), Rita Vassoler, medidas simples como lavar as mãos frequentemente com água e sabão ou higienizar com um gel desinfetante à base de álcool evitam que o vírus entre no organismo.
- Além disso, evite tocar em seus olhos, nariz ou boca, pois isto também diminui a probabilidade de introduzir o vírus da gripe ou outros germes em seu corpo, ou de transmitir a gripe para outras pessoas.
Cuidados como limpar os objetos que são tocados com frequência em casa, no trabalho ou na escola, como puxadores de portas ou do refrigerador, teclas e mouse de computador, telefones e torneiras; evitar segurar, abraçar ou beijar qualquer pessoa que esteja resfriada ou gripada e evitar aglomerados de pessoas, diminuem a propagação da doença.
Caso a doença se manifeste, ao tossir ou espirrar cubra sua boca com um lenço de papel, e em seguida jogue no lixo, e lave as mãos.
- Quando estiver doente, procure ficar em casa, evite ir à escola, ao trabalho e atividades em locais públicos, – alerta a coordenadora.
Nutrição.
Com uma alimentação balanceada e boa hidratação é possível proteger o corpo do vírus da gripe. Alguns alimentos aumentam a resistência do organismo e melhoram as defesas naturais. Segundo especialistas, alimentos coloridos, preferencialmente os amarelos ou alaranjados, como abóbora, mamão e manga, e os verdes escuros, como espinafre, couve-manteiga e brócolis, contém substâncias que aumentam a imunidade, como antioxidantes e vitamina C.
Os líquidos promovem a melhor circulação dos nutrientes e, devem ser consumidos pelo menos dois litros por dia. Eles também estimulam a eliminação das substâncias tóxicas e ajudam a manter a temperatura do corpo adequada.
Para temperar, use alho e a cebola, que são outros protetores do organismo. Assim como o tomate, que é rico em vitamina C e em licopeno, que é um antioxidante poderoso. O gengibre combate as inflamações da garganta e das vias aéreas e contém grande quantidade de vitamina C e B6 que ajudam nas defesas do organismo.
Consuma regularmente salmão, bacalhau e sardinha, peixes ricos em ômega três, ácido graxo que limpa a corrente sanguínea, protegendo o coração. A substância está presente também no azeite e nos óleos insaturados. Frutos oleoginosos como castanhas, nozes e avelãs também são aliados por possuírem selênio, um mineral protetor para o organismo. O iogurte previne infecções causadas por fungos, melhora a imunidade, controla o colesterol e reduz o risco de câncer, pois fornece bactérias boas para a flora intestinal

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