Aconteceu na região dos Lagos

Arraial do Cabo recebe doação de ferramentas
A Secretaria Municipal do Ambiente de Arraial do Cabo, através dos Departamentos de Qualidade Ambiental e da Unidade de Conservação em Licenciamento Ambiental, em cooperação técnica com a ZHM Empreendimentos Imobiliários Ltda., recebeu a doação de ferramentas para o Horto Municipal. O material será utilizado na produção de muda de árvores para a recuperação de áreas degradadas, plantios em vias públicas, parques, praças e jardins.


            São as seguintes ferramentas: alavancas; ancinhos; arcos de serra; cadeados 45 cm; cabos para enxadas, marretas e chibancas; capas de chuva PVC; capacetes de segurança; cavadeiras boca de lobo; carrinhos de mão; cintos de segurança; chibancas; enxadas; facões; foices; furadeira de ½; luvas de raspa; machados; mangueiras de ½ com 50 metros de comprimento; marretas de 3 kg e 10 kg; pás quadradas; pazinhas largas para transplante; ponteiros; pulverizador de mão; pulverizadores de 20 litros de mochila; talhadeiras; tesoura de cortar chapa; tesouras de cerca viva; tesouras de poda; serrotes e serrotes de poda.
            . De acordo com Marlon Oliveira de Souza, diretor de Divisão de Qualidade Ambiental, a doação esta regulamentada de acordo com o Art. 33 da Lei Municipal nº. 1.544, de 26 de setembro de 2007 que estabelecem os procedimentos específicos para o Sistema de Licenciamento Ambiental – SLAM, com base no Decreto Estadual nº. 42.159 de 02 de dezembro de 2009.  
Olimpíada de Astronomia em Rio das Ostras conta com participação de 3,5 mil alunos

Estudantes de 15 escolas da rede municipal de Rio das Ostras, que cursam do 2º ano do Ensino Fundamental ao Ensino Médio, fizeram as provas da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) na sexta-feira, dia 13. Uma realização da Sociedade Astronômica Brasileira em parceria com a Agência Espacial Brasileira e com Furnas Centrais Elétricas, a OBA contou com a participação de 3,5 mil alunos da cidade.
No ano passado, os estudantes de Rio das Ostras se destacaram na Olimpíada. Quatro alunos da cidade receberam medalhas de ouro, cinco conquistaram a de prata e oito ficaram com a de bronze. Uma aluna do Ensino Médio, que também teve ótimo resultado na OBA, foi selecionada para participar da Jornada de Energia.

A Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica ocorre nas próprias escolas e tem uma única fase. A participação dos alunos é voluntária e não há obrigatoriedade de número mínimo ou máximo de estudantes. Ao final da OBA, todos os estudantes recebem um certificado de participação, assim como os professores envolvidos no processo e também os diretores escolares.

Semana Teixeira e Sousa 2012 contará com comemoração de 200 Anos de nascimento do autor


Na última quinta-feira, dia 11 de maio, o secretário de Cultura de Cabo Frio, José Correia, o subscretário da mesma pasta, João Félix, e o diretor cultural Manoel Justino estiveram na representação regional da Fundação Palmares, no Rio, e foram recebidos por Benedito Sérgio de Almeida, representante da instituição no estado. O objetivo da visita foi tratar da 22ª Semana Teixeira e Sousa, a ser realizada em 2012, quando o autor completaria 200 anos de existência.
Segundo o secretário de Cultura, José Correia, a Fundação Palmares tem grande interesse em editar as obras do autor cabofriense, conhecido por ter publicado o primeiro romance brasileiro, “O Filho do Pescador”. A Fundação foi a signatária da carta que instalou, em março, a Comissão Comemorativa 200 Anos de Teixeira e Sousa, da qual fazem parte também representantes da Prefeitura de Cabo Frio, da Secretaria Estadual de Cultura, do Ibram (Instituto Brasileiro de Museus), da UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro) e da Imprensa Oficial do Rio de Janeiro, além da Secretaria de Cultura de Cabo Frio.
Já na última segunda-feira, dia 16 de maio, o secretário de Cultura José Correia, o subsecretário e o diretor cultural visitaram a Academia Brasileira de Letras, também no Rio, onde foram recebidos pelo imortal Domício Proença Filho, 1º secretário da ABL. O objetivo da visita também foi tratar da participação da ABL na 22ª Semana Teixeira e Sousa. A Academia ainda está estudando uma forma de participar.
A Secretaria de Cultura de Cabo Frio propôs à Secretaria de Cultura do Estado a inauguração do projeto “Os caminhos de Teixeira e Sousa no Rio de Janeiro”, que marcaria com placas explicativas os lugares que o autor freqüentou e onde trabalhou na cidade do Rio:
- Nós entendemos que a condição para que a 22ª Semana Teixeira e Sousa ganhe visibilidade nacional seja a parceria com outras instituições que estão acessíveis para participarem deste projeto – disse o secretário de Cultura de Cabo Frio, José Correia.
 
 

Comentários