Guia dos Museus Brasileiros ...

 ...será inaugurado nesta quarta-feira no Rio


O Rio de Janeiro será o palco do lançamento de uma campanha do Ibram (Instituto Brasileiro de Museus), ligado ao Ministério da Cultura, nesta quarta-feira (18) no Dia Internacional dos Museus. O Guia dos Museus Brasileiros será lançado às 11h, no auditório do Museu Histórico Nacional, no Rio de Janeiro, com a presença da ministra da Cultura, Ana de Hollanda, e do presidente do Ibram, José do Nascimento Junior.
Antes, às 10h30, a ministra e o presidente do Ibram, acompanhados de diretores de museus, fazem uma visita a exposições de longa duração do Museu. O circuito aborda a história do Brasil desde a pré-história até a atualidade e foi totalmente revitalizado, com reforma das alas que abrigam as exposições, inclusão de novas obras, recursos multimídia e nova expografia.



Guia dos Museus Brasileiros
Este será o guia mais atual e o mais completo já publicado no país nesta área, trazendo informações sobre cerca de 3 mil museus instalados no Brasil. A publicação traz dados do ano de criação, horário de funcionamento, endereço, tipo de acervo, acessibilidade, infraestrutura para o recebimento de turistas estrangeiros e natureza administrativa de todos os museus já mapeados pelo Ibram em território nacional, entre outros. As informações foram organizadas de modo a facilitar a consulta pelo usuário.
9ª Semana de Museus 
A visita e os lançamentos do Guia dos Museus Brasileiros integram a programação da 9ª Semana Nacional de Museus, que acontece de 16 a 22 de maio, com a participação de quase mil museus e instituições culturais de 502 cidades de todos os estados do País.
A Semana é promovida pelo Ibram, em parceria com os museus brasileiros, e neste ano pretende ter recorde de participação. Mais de 3 mil eventos – como exposições, seminários, visitas mediadas, apresentações culturais e exibição de filmes, entre outras atrações – serão oferecidas à população no período. Veja a programação completa em www.museus.gov.br. O Museu Histórico Nacional fica na praça Marechal Âncora, s/nº, Centro, Rio de Janeiro.

Comentários