Muncípios Aflora




Araruama
Governador adia inauguração da Avenida Gladstone

 Devido a um compromisso de última hora, o governador do Estado do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, adiou, agora pela manhã, a inauguração das obras de urbanização, drenagem e pavimentação da Avenida Gladstone José de Oliveira, e também do novo posto de vistoria do Detran de Araruama, ambos agendados para esta quinta-feira (12), às 9 horas.


Cabo Frio
IV CONSEGI em Brasília

A Gestora do Programa dos Telecentros Comunitários de Cabo Frio, Cynthia Moura, representando a Coordenadoria de Ciência e Tecnologia e Ensino Universitário, participará do IV CONSEGI - Congresso Internacional Software Livre e Governo Eletrônico, em Brasília, que acontece do dia 11 a 13 de maio, na Escola de Administração Fazendária (ESAF), junto com diversas instituições públicas.

Projeto Cidade Limpa nas escolas aldeenses


O Projeto Cidade Limpa é uma iniciativa da Base Aérea e Naval de São Pedro da Aldeia (BAeNSPA) que conta com a parceria da Secretaria Municipal de Educação aldeense.  O projeto visa conscientizar a população sobre a importância do tratamento adequado do lixo e, assim, reduzir seu acúmulo para combater a proliferação de urubus na Região dos Lagos. A iniciativa surgiu justamente para evitar que as aves colidam com as aeronaves e provoquem acidentes.



 
População tem até sexta-feira, dia 13, para se vacinar contra a gripe


            Esta é a última semana para a população se prevenir contra a gripe. A Campanha Nacional de Vacinação, que começou dia 25 de abril, será encerrada na sexta-feira, dia 13, e os grupos desta fase – profissionais de saúde, crianças de seis meses a dois anos incompletos, idosos e gestantes – que ainda não se imunizaram devem comparecer a um dos postos de saúde espalhados pelo município, de 9h às 16h, para se protegerem contra a doença.
            A estimativa é de que cerca de 20 mil pessoas sejam vacinadas nesta etapa e a meta é alcançar 80% em cada grupo. Em Cabo Frio, até o momento, os idosos, prioridades da campanha, alcançaram 48,26% de cobertura enquanto o grupo das crianças está com 47,44%.
            - Apesar do bom desempenho destes grupos precisamos que as pessoas continuem procurando os postos de saúde para se protegerem. Só assim mantemos a doença sob controle. Só temos até sexta-feira para vacinar – disse Ivete Pinto, coordenadora de Imunização do município.
            Causada pelo vírus A, a influenza é uma doença respiratória aguda, transmitida de pessoa para pessoa principalmente por meio da tosse ou espirro e de contato com secreções respiratórias de pessoas infectadas.

Confira, abaixo, a relação de postos de vacinação: 

- PAM Santo Antônio: Avenida Beira Mar, s/nº - Segundo Distrito;

- Hospital Municipal Otime Cardoso dos Santos: Estrada Velha Caminho de Búzios, s/nº - Jardim Esperança;

- Centro de Saúde Oswaldo Cruz: Rua Florisbela Roza da Penha, s/nº - Bairro Braga;

– Posto de Saúde do Itajurú: Rua Copacabana, s/nº;  

- Posto de Saúde Praia do Siqueira: Rua Rondônia, s/nº - Bairro Praia do Siqueira;

- Posto de Saúde Unamar: Rodovia Amaral Peixoto, km 133 - Unamar - Segundo Distrito;

- P.S.F. Boca do Mato: Rua Rosalina C. da Fonseca, nº 200 - Bairro Boca do Mato;

- P.S.F. Caminho de Búzios: Quadra 07, Lote 37: Rua Hortência - Bairro Caminho de Búzios;

- P.S.F. Gamboa: Rua José Veiga, s/nº - Bairro Gamboa;

- P.S.F. Jacaré: Rua do Pomar, nº 23 - Bairro Jacaré;

- P.S.F. Jardim Caiçara: Rua Inglaterra, nº 478 - Bairro Jardim Caiçara;

- P.S.F. Jardim Náutilus: Rua Guiana, s/nº - Bairro Jardim Náutillus;

- P.S.F. Manoel Corrêa: Rua 07, nº 33 - Bairro Manoel Corrêa;

- P.S.F. Maria Joaquina: Rua Harmonia, s/nº - Bairro Maria Joaquina;

– P.S.F. Praia do Siqueira: Travessa Amapá, s/nº - Bairro Praia do Siqueira;

- P.S.F. Tangará: Rua Castro Alves, s/nº - Bairro Tangará;

- P.S.F. Vila do Sol: Rua 3, nº 246 - Bairro Vila do Sol;

– P.S.F. Porto do Carro: Avenida Rosalina Cardoso da Fonseca, s/nº - Bairro Porto do Carro;

– P.S.F. São Jacinto: Estrada de Campos, s/n - Bairro São Jacinto;

– P.S.F. Nova Califórnia: Rua das Pacas, 381, Loteamento Quadra B – Gravata II - Bairro Nova Califórnia;

– P.S.F Jardim Peró: Rua Amazonas, s/nº - Jardim Peró;

– P.S.F. Vila Nova: Avenida Teixeira e Souza, 632 – Vila Nova;

 – Praça da Melhor Idade: Avenida do Contorno, s/nº - Passagem.



Evento marca o Dia da Luta Antimanicomial no Brasil

O curso de Psicologia da Universidade Veiga de Almeida campus Cabo Frio promove nos dias 18 e 19 deste mês a II Semana Antimanicomial. O evento marca o dia da Luta Antimanicomial no Brasil. Conferências, mesas redondas e oficinas vão promover a discussão da política de tratamento de doentes mentais feita pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A programação ocorrerá na Unidade I (Perynas).
            A programação começa na quarta-feira, dia 18, às 18h30, com a Conferência “Residências Terapêuticas”. O tema será abordado pela palestrante Gina Ferreira. O debate será mediado pelo coordenador do curso de Psicologia da Universidade Veiga de Almeida campus Cabo Frio, José Daniel Mendes Barcelos. Às 20h, haverá mesa redonda com o tema “Ministério Público e Saúde Mental: interfaces e parceria no cuidado”, composta pelos doutores Carla Carruba, Denise Vidal e Sebastiao Félix, membros do Ministério Público, e pelo Dr. Carlos Eduardo Horonato, da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (SESDEC). A mediadora do debate será a coordenadora do Programa de Saúde Mental de Armação dos Búzios Júnia Prosdocimi.          
            Na quinta-feira, dia 19, o evento tem início às 10h com a oficina de produção de imagens realizada pela equipe da TV Pinel abordando as questões da loucura, saúde mental e reforma psiquiátrica. Às 10h30, a coordenadora da TV Pinel, Vera Rocado, fará uma conferência a respeito da TV. Às 14h, os estagiários da equipe de Saúde Mental do curso de Psicologia dos campi Tijuca e Barra da Universidade Veiga de Almeida farão uma mesa redonda com apresentação de casos. A coordenadora da Especialização em Teoria Psicanalítica e Prática Clínico-institucional da UVA e supervisora do estágio em saúde mental, Aline Drummond, será responsável pela mediação.
As atividades continuam, às 16h, com a apresentação do resultado da oficina da TV Pinel. Encerrando o evento, às 18h30, haverá a Conferência “Implantação dos Serviços Regionais de Abordagem às Questões da Dependência Química”, com a palestrante Sandra Aquino, coordenadora do Programa de Saúde Mental de Cabo Frio. A Conferência terá como debatedora a professora do curso de Psicologia do campus Cabo Frio Maria do Socorro Malatesta Freitas.
Para o coordenador do curso de Psicologia da Universidade Veiga de Almeida campus Cabo Frio, Daniel Barcelos, “o evento é importantí­ssimo para comemorar a data da luta antimanicomial no Brasil”.
- A rede pública, através de diferentes dispositivos como CAPs (Centro de Atenção Psicossocial) e residências terapêuticas, desenvolve uma polí­tica de tratamento que implica na desistitucionalização dos pacientes e inclusão social. Neste evento, estaremos discutindo a aplicação desta polí­tica do SUS na Região dos Lagos com a parceria das Secretarias de Saúde de Cabo Frio e Búzios.
 Outros eventos - A programação da II Semana Antimanicomial se estende para além do território da Universidade Veiga de Almeida com eventos realizados pelas secretarias de Saúde nos municípios. Em Casimiro de Abreu, haverá “Tarde Dançante”, no dia 18 de maio, no Espaço Mente Saudável, Ambulatório de Saúde Mental de Barra de São João. No município de Cabo Frio, a secretaria de Saúde promoverá no dia 18 de maio, às 13h, na praça Porto Rocha, o evento “CAPs vai à Praça”. Em Búzios, haverá panfletagem e encontro com a comunidade ao longo da semana.



O CONSEGI 2011 tem como tema central o conceito de “Dados Abertos para a Democracia na Era Digital”. O evento conta com a participação de representantes de governos, movimentos sociais, hackativistas, profissionais de tecnologia, comunidades, pesquisadores e estudantes.
A programação do CONSEGI 2011 divide-se em oito eixos temáticos, contando com mais de 100 palestras e 70 oficinas. O Congresso ainda conta com diversos eventos como é o caso do Encontro Transparência Hacker, onde participam interessados em promover uma nova esfera pública através da web.  
Entre os destaques do evento, está confirmada a participação do professor Nigel Shadbolt, da Universidade de Southampton, no Reino Unido, que foi um dos líderes do projeto do governo britânico para abrir quase todos os dados do setor público, desde estatísticas de tráfego a números de crimes para livre reutilização. Segundo a Gestora do Programa dos Telecentros Comunitários, esse é um convite estendido a todos os que, de alguma forma, lidam com capacitação em relação a meios digitais:
- Eu e a Beth Ferreira fomos convidadas pelo Ministério das Comunicações para participar do evento e estamos levando o portfólio das ações que foram realizadas nos Telecentros e também na Coordenadoria de Ciência, Tecnologia e Ensino Universitário – afirmou Cynthia Moura.
CONSEGI - Desde 2008, o CONSEGI é um evento estratégico ao estímulo do debate de temas da política e gestão de tecnologias em Software Livre, permeado pelos conceitos de promoção da cidadania, interoperabilidade dos sistemas de governo, compartilhamento do conhecimento e adoção de normas e padrões. 

Cabo Frio recebe Meia Maratona Faz Um 21 pelo terceiro ano consecutivo


Cabo Frio receberá, pelo terceiro ano consecutivo, a Meia Maratona Faz um 21. A corrida, que é realizada por duplas, acontecerá no dia 29 de maio, domingo, com largada prevista para às 8h21, na Praça Cristóvão Colombo, em frente à Coordenadoria de Eventos da cidade. A inscrição é aberta para homens e mulheres a partir de 18 anos e pode ser feita até o dia 25 de maio pelos sites www.meiamaratonafazum21.com.br ou www.ativo.com, com o custo de R$ 42,00 (R$ 21,00 por atleta). A expectativa dos organizadores do evento é reunir 600 participantes.
Durante a prova, que terá duração máxima de duas horas, cada pessoa correrá 10,5 km, somando o total de 21 km por dupla, e vencendo aquela que somar o menor tempo ao final do percurso. Os campeões das categorias feminina e masculina serão premiados com R$ 2 mil (primeira dupla), R$ 1.500 (segunda dupla) e R$ 500 (terceira dupla). As categorias mistas e melhor idade não têm premiação em dinheiro.
Os kits para a prova devem ser retirados no dia 28 de maio, véspera do evento, das 10h às 17h, exclusivamente na Coordenadoria de Eventos (Avenida do Contorno s/nº - Praça Cristóvão Colombo), mediante apresentação da confirmação de inscrição juntamente com documento de identidade original.  No dia da corrida, cada participante retirará o seu chip no local da largada da prova, das 7h às 8h, para utilizar o mesmo durante o percurso, efetuando sua devolução ao final da competição. Serão desclassificados os corredores que não seguirem o regulamento.
A corrida disponibilizará toda a infraestrutura necessária para os participantes, como postos de distribuição de água mineral ao longo do percurso e banheiros químicos, bem como guarda-volumes e ambulâncias para pronto atendimento, em caso de acidente. Ao final da disputa, haverá sorteio de frequencímetros e ipod’s. As próximas etapas acontecerão no dia 19 de junho, em Nova Iguaçu; no dia 10 de julho, em Rio das Ostras e no dia 21 de agosto, em Paraty.


Araruama
Governador adia inauguração da Avenida Gladstone

 Devido a um compromisso de última hora, o governador do Estado do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, adiou, agora pela manhã, a inauguração das obras de urbanização, drenagem e pavimentação da Avenida Gladstone José de Oliveira, e também do novo posto de vistoria do Detran de Araruama, ambos agendados para esta quinta-feira (12), às 9 horas.

Segundo o prefeito André Mônica, “as inaugurações devem acontecer na próxima semana, mas a data exata depende da agenda do governador, já que as obras foram realizadas através de convênio com o Estado”.
A pavimentação da Avenida Gladstone José de Oliveira era uma das obras mais esperadas pela população de Araruama. Com cerca de 5 km de extensão, é a maior via pública da cidade. Ao todo foram investidos cerca de R$ 10 milhões na obra de duplicação, asfaltamento, acostamento, meio fio, calçadão com ciclovia, recuo para os novos pontos de ônibus e nova iluminação. Somente em drenagem foram investidos 60% do orçamento.

Começou em Búzios a Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa. De acordo com a secretaria de Meio Ambiente e Pesca, estima-se vacinar cerca de 600 animais. A campanha termina no dia 31 de maio e até lá os interessados podem agendar a vacinação com a secretaria, através do telefone 2623-0196. A vacina é gratuita.
Segundo o coordenador da campanha, Nilton César de Almeida, há 14 anos o Estado do Rio de Janeiro não registra nenhum caso da doença. Em Búzios as campanhas têm alcançado 98% do gado existente.
A febre aftosa é uma doença viral altamente contagiosa que afeta o gado bovino, búfalos, caprinos, ovinos, cervídeos e suínos, além de outros animais que possuem cascos fendidos.

Búzios sedia curso do Inea sobre licenciamento ambiental



A partir desta quarta-feira (11) até a próxima sexta-feira (13), o  Instituto Estadual do Ambiente (Inea) promove em Búzios o 1º Curso Regional de Capacitação dos Municípios para a Gestão Ambiental. O curso tem como público-alvo gestores e técnicos de 12 municípios conveniados ao Programa de Descentralização do Licenciamento Ambiental das Regiões Hidrográficas VI (Lagos-São João) e VIII (Macaé das Ostras). Participarão também analistas ambientais da Superintendência Regional Lagos-São João (SUPLAJ) e da Superintendência Regional Macaé e Rio das Ostras (SUPMA), totalizando cerca de 50 participantes.
A abertura do curso será no auditório do Club La Plage, na praia de João Fernandes. Estarão presentes a vice-presidente do Inea, Denise Rambaldi, a secretária de Meio Ambiente e Pesca de Armação dos Búzios, Adriana Saad, a gerente de Apoio à Gestão Ambiental Municipal, Ilma Conde Perez, e o Superintendente Regional do Inea da Região Lagos São João, Túlio Vagner.
O curso, coordenado pela Gerência de Apoio à Gestão Ambiental Municipal do Inea, terá uma carga horária de 24 horas. Além de palestras, proferidas por funcionários do Inea, haverá visitas técnicas e oficinas de elaboração de pareceres técnicos e relatórios de vistoria.
Este é o primeiro curso de capacitação para municípios em formato regionalizado organizado pelo Inea no âmbito da descentralização do licenciamento ambiental. Nos anos de 2009 e 2010 foram realizados, na sede, cursos voltados a todos os municípios conveniados com o Inea para a descentralização do licenciamento ambiental, capacitando cerca de 200 gestores municipais.
A secretária do Meio Ambiente e Pesca de Búzios, Adriana Saad explicou que o objetivo da oficina é padronizar o licenciamento ambiental dos municípios da Região dos Lagos. Adriana informou que está previsto para o segundo dia de trabalho a padronização, na prática, do licenciamento de dois empreendimentos de Búzios.
A capacitação de gestores municipais para atuar no licenciamento consiste em dar continuidade às ações de fortalecimento da gestão ambiental compartilhada entre Estado e Municípios.

Foi dada a largada ao Projeto Cidade Limpa nas escolas aldeenses


O Projeto Cidade Limpa é uma iniciativa da Base Aérea e Naval de São Pedro da Aldeia (BAeNSPA) que conta com a parceria da Secretaria Municipal de Educação aldeense.  O projeto visa conscientizar a população sobre a importância do tratamento adequado do lixo e, assim, reduzir seu acúmulo para combater a proliferação de urubus na Região dos Lagos. A iniciativa surgiu justamente para evitar que as aves colidam com as aeronaves e provoquem acidentes.

Este ano a grande novidade do Projeto é a Oficina de Formação de Multiplicadores – realizado com os professores das turmas que irão participar da Gincana Ecológica: uma competição em que os alunos devem coletar garrafas pets e latinhas de alumínio para revender e, assim, gerar renda para a escola. De acordo com o Sargento Willington Brasiliense, biólogo e gestor ambiental da BAeNSPA, o intuito é reforçar o compromisso ético dos professores. “Queremos dar o suporte pedagógico para que o profissional possa enriquecer o trabalho em sala e, assim, assumir o papel de conscientizadores, que é uma atitude ética do professor”, explica o sargento que pretende acompanhar todo o trabalho dos professores por meio de relatório do trabalho diário realizado na escola. Para facilitar a pesquisa, na primeira oficina foi entregue um DVD com filmes, textos e dinâmicas sobre a questão ambiental para fomentar o debate e reflexão com os alunos.

Os professores que participaram da Gincana no ano passado relataram as mudanças produzidas entre os alunos. “Diminuiu muito o lixo no pátio da escola. Os alunos se empenharam bastante e hoje orientam colegas novos a separarem o lixo. Muitos fazem trabalhos belíssimos utilizando o material reciclado, outros continuam separando garrafas e latinhas para vender”, conta a professora do 1º ano do Ensino Fundamental, Beatriz Vieira, da Escola Municipal Profa. Carolina Nazareth T. Pinheiro.

Já a professora Bruna Alves, do 2º ano do Ensino Fundamental na Escola Municipal Adalgiza da Silva Lobo, afirma que, com a soma de forças, ela acredita que seja possível mudar a situação do Planeta. “Esse é um projeto multiplicador, pois o aluno aprende na escola e ensina para os pais em casa, para os vizinhos e colegas. Assim, a ideia se amplia e gera uma onda de conscientização. Com todos juntos pela causa ambiental é possível salvar o Planeta”, diz otimista.

Este já é o terceiro ano em que as escolas aldeenses participam do projeto. Ano passado, a Escola Municipal Antônio Vaz da Silva, no bairro aldeense Recanto do Sol, foi o grande destaque do Cidade Limpa 2010. A aluna do 2º ano do Ensino Fundamental, Alessandra Azevedo Pires, de oito anos, foi premiada com uma bicicleta pela excelente participação na gincana promovida durante o projeto. A escola também foi premiada com uma impressora pela coleta de mais de 20 mil produtos, entre latinhas e garrafas pet, para reciclagem.
 
________________________________________________________________________________________________________________________________
 
 Fotos: Anneliese Lobo
Legenda: Professores das escolas municipais aldeenses participam de Oficina de Formação de Multiplicadores do Projeto Cidade Limpa.
________________________________________________________________________________________________________________________
 

Comentários