Comércio na expectativa de bons lucros

Frio e 'Namorados' aquecem vendas


O Dia dos Namorados é, sem dúvida, uma das principais datas do ano para o comércio, fato que torna junho um mês importante para o setor. O próximo domingo, dia 12, deve ser tão lucrativo para os setores de comércio e de serviços quanto em 2010. A projeção é da Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop), que estima um crescimento de 10% nas vendas nos centros de compras de todo o País em comparação com o ano passado. A data é a terceira maior do setor varejista - fica atrás somente do Natal e do Dia das Mães - e atrai as atenções de públicos de várias idades.
Ainda que a princípio, o que é inclusive verificado por pesquisas, a intenção dos consumidores seja não comprar, na última hora o que se vê são lojas cheias. O fato é que ninguém resiste a presentear, ainda que com uma lembrancinha.
Recentemente a cantora Ivete Sangalo regravou o antigo sucesso de Tim Maia que diz que ele não queria dinheiro, só queria amar. A letra é romântica, mas não é recomendável deixar de presentear o amado ou amada no próximo dia 12 para evitar o famoso "bico". Todos adoram ser surpreendidos. E esse clima de paixão aliado ao tempo frio que chegou para valer tem animado os comerciantes, que estão preparados para receber os seus clientes.

Para atrair os consumidores apaixonados, o varejo lança mão de produtos diferenciados, com opções de presentes divertidos e dotados de conceitos românticos ou sensuais. Kits especiais são desenvolvidos pelas lojas especializadas para a troca de presentes entre namorados. Os produtos são variados: desde um cartão com gravador de mensagem, por R$ 19,90, até o Kit Apaixonados, que custa R$ 152,70 e traz um jogo para anotações sobre o relacionamento, uma fronha fluorescente temática e uma almofada gravadora. As lojas ainda criaram presentes para ser usados a dois, como o kit Show Vip, com assessórios sensuais e até um guia de dança erótica para os apaixonados. O preço para levar a brincadeira para casa é de R$ 79,90. Já o kit Só Quero com Você abrange um aparelho de fondue, taças de champanhe e um conjunto de cartas com receitas afrodisíacas. O conjunto sai por R$ 149,90.
Também seguindo a linha de romantismo e sensualidade que a data propõe, a Natura criou perfumes, sabonetes, sais de banho e hidratantes para a intimidade dos casais. A marca oferece onze opções de presentes que combinam produtos do portfólio, lançamentos e itens exclusivos para a data, com preços que variam de R$ 19,90 a R$ 103,90. 


Dia dos Namorados: Consumidor que quiser presentear nesta data pagará até 78,43% de tributos, segundo IBPT

Quem pretende fazer um agrado no Dia dos Namorados, uma das datas mais rentáveis para o comércio brasileiro, deve preparar o bolso: o alto percentual de tributos incluso no valor dos produtos pode dificultar a escolha do presente ideal e de acordo com o orçamento do consumidor brasileiro. Na compra de um buquê de flores, por exemplo, 17,71% do total é revertido em impostos.

De acordo com levantamento realizado pelo IBPT – Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário, entre os produtos mais procurados nesta data, os de maior carga tributária são joias (50,44%), vinho (54,73%) e aparelho de mp3 ou Ipod (49,45%). O percentual dos principais itens dessa lista não variou em relação aos números de 2010.

“Com a alta incidência da tributação no consumo de produtos, demonstrar o amor no Dia dos Namorados se torna extremamente caro, o que impede que o consumidor brasileiro, muitas vezes, compre o que realmente deseja”, observa o presidente do IBPT, João Eloi Olenike.

Quem opta pela compra de um perfume nacional, vê 69,13% do total revertido em tributos e este valor sobe para 78,43% se o produto for importado. Nas sugestões de presentes para as namoradas, o desconto é de 36,17% em um par de sapatos e 37,61% em uma caixa de bombons. Na lembrança para os namorados, a taxa fica em 43,81% do preço de uma motocicleta de até 125 cilindradas ou 58,59% no par de tênis importados.

Até mesmo na compra de um cartão para não deixar a data passar em branco, o consumidor depara-se com um percentual de 37,48%.


Carga Tributária de Produtos – Dia dos Namorados 2011


Aparelho MP3 ou iPOD 49,45%

Bolsa de Couro 41,52%

Bombons 37,61%

Bota 36,17%

Buquê (Flores) 17,71%

Cachecol 34,13%

Calça Jeans 38,53%

Cartão de Dia dos Namorados 37,48%

CD (Compact disk) 37,88%

Chocolate 38,60%

Ursinho de Pelúcia 29,92%

DVD (cartucho) 44,20%

Jantar em restaurante 32,31%

Joias 50,44%

Livros 15,52%

Moto até 125 CC 43,81%

Perfume Importado 78,43%

Perfume nacional 69,13%

Playstation 72,18%

Roupas 34,67%

Sapatos 36,17%

Teatro e cinema 30,25%

Telefone celular 39,80%

Tênis Importado 58,59%

Vinho 54,73%

Fonte: IBPT – Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário 


Procon alerta para ofertas online no Dia dos Namorados

Com a aproximação do Dia dos Namorados e com as inúmeras ofertas no mercado, fica até difícil escolher o presente para pessoa amada. O jeito é recorrer à internet. Além da comodidade, os descontos e promoções são os maiores atrativos. Porém, o PROCON alerta o consumidor em relação alguns sites.
Durante o período de maio de 2010 a maio de 2011, foram registradas 352 queixas contra os sites comerciais: Compre da China (www.compredachina.com), Fênix do Oriente (www.fenixdooriente.com.br), Compra Fácil (www.comprafacil.com.br), Americanas.com, Submarino, Shop time, Ingresso.com, B2w viagens, Blackbuster (todos ligados ao site www.b2winc.com). De acordo com o Procon/AL, as denúncias dos consumidores em relação os sites são: cobrança indevida, falta de garantia dos produtos, demora na entrega e não entrega de mercadorias.
“É necessário antes de realizar a compra buscar referência do site com outras pessoas, ou se for o caso procurar nos Procon´s a lista das empresas mais procuradas. Esta é a única forma de não ser lesado por estas empresas idôneas”, explica o superintendente do órgão, Rodrigo Cunha.
Alerta a outros sites Em São Paulo, o Procon de lá detectou que 20 sites do comércio eletrônico vendiam uma série de produtos e não os repassavam as mercadorias aos compradores. Dos 20, nove ainda continuam em atuação, veja quais são:

site Ativo
www.aicade.com.br Não
www.cwbeletro.com.br Não
www.tudonlineprodutos.com Não
www.apostilasconcursos.com.br Não
www.notecam.com.br Não
www.marineletro.com.br Não
www.cmykshop.com.br Não
www.centernote.com.br Não
www.mfriends.com.br Sim
www.wbronkowski.com Sim
www.nacionalshop.com.br Não
www.skinzilla.com.br Sim
www.u6shop.com.br Não
www.bininhobaby.com.br Sim
www.eletrosp.com.br Não
www.seuchina.com Sim
www.newtenis.com.br Sim
www.brasilbay.com.br Sim
www.7livraria.com.br Sim
www.eletropenhaonline.com.br Sim

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