Em Cabo Frio, Corpus Christi com festejos religiosos e shows na Praça Porto Rocha





Celebração tradicional da Igreja Católica há quase 800 anos, a data de Corpus Christi - do latim, significa Corpo de Cristo - neste ano, ocorrerá na quinta-feira, dia 23 de junho. Além da confecção dos tradicionais tapetes de sal acompanhada das missas e procissões nas paróquias, o feriado prolongado terá diversas atrações para moradores e turistas da cidade. Paralelamente aos festejos religiosos, a Prefeitura de Cabo Frio vai comemorar a data com shows entre os dias 23 e 25, sempre na Praça Porto Rocha, centro da cidade.

Dando início à festa, paróquias de toda a cidade fazem a confecção dos tapetes de sal. No centro, a Paróquia Nossa Senhora da Assunção dá início, na quarta-feira, dia 22, a partir das 22h, à preparação dos tapetes na Avenida Nossa Senhora da Assunção, no trecho que vai da frente da matriz à sede da Prefeitura Municipal. Na quinta-feira, dia 23, às 16h, haverá a missa solene e procissão.
De acordo com a paróquia, cerca de 150 tapetes serão confeccionados e mais de 150 toneladas de sal serão utilizadas nas atividades. Para quem quiser participar, as inscrições estão abertas até o dia 21, terça-feira, na secretaria da Paróquia, das 9h às 18h. O concurso é aberto a toda comunidade.
Já a Paróquia de São Cristóvão celebrará o Corpus Christi com tapetes desenhados em tecido tnt e não com o sal como matéria-prima. As inscrições podem ser feitas também até o dia 21, das 9h às 17h, na secretaria da Igreja. Haverá santa missa às 8h, na quinta-feira, dia 23, seguida de procissão na Avenida Lecy Gomes da Costa, em frente à paróquia.
Em Tamoios, segundo distrito da cidade, também acontecerá a confecção de tapetes de sal. A Paróquia Nossa Senhora de Fátima, localizada em Unamar, prestigia a festa com alunos de escolas públicas e particulares colaborando na montagem dos tapetes artesanais. A missa solene, seguida de procissão, ocorre na pista paralela à Rodovia Amaral Peixoto, na quinta-feira, dia 23, a partir das 17h.
Além das atividades religiosas, diversas atrações musicais são esperadas para o feriado prolongado na cidade.  Na quinta-feira, dia 23, a banda católica Herança de Deus sobe ao palco montado na Praça Porto Rocha, no centro, a partir das 21h. Na sexta-feira, é a vez do cantor Rick Costa e Banda tocarem, às 21h. E no sábado, o cantor e compositor de MPB, Cláudio Zoli apresenta sucessos da carreira, a partir das 21h.

Abaixo, segue a relação de todas as atividades promovidas no feriado:

22/06 – Quarta-feira
22h - Início da preparação para a confecção dos tapetes

23/06 – Quinta-feira
8h30 - Santa Missa na Matriz Auxiliar;
16h - Missa Solene na Praça Porto Rocha e procissão com o Santíssimo Sacramento pela Avenida Nossa Senhora da Assunção;
21h - Show católico e festejos externos (Atração: Herança de Deus)

24/06 – Sexta-feira
7h30 e 19h - Santa Missa na Matriz;
21h - Show popular e festejos externos (Atração: Rick Costa e Banda);

25/06 – Sábado
20h - Santa Missa;
21h - Show popular e festejos externos (Atração: Cláudio Zoli);

26/06 - Domingo
8h30 - Santa Missa;
11h30 - Início do almoço na Praça Porto Rocha e término da festa social;
18h e 20h - Missas como de costume.
 

Comentários