Na Lagoa de Araruama, pescador resgata tartaruga fêmea de 15 kg

Animal foi entregue às autoridades e liberado em mar aberto


Renato Seixas / Prefeitura de Araruama
Renato Seixas / Prefeitura de Araruama

Uma tartaruga de 15 kg foi resgatada na manhã desta sexta-feira (17) por um pescador na Lagoa de Araruama, na Praia de Ponte dos Leites, em Araruama, região dos lagos do Rio. O animal, cuja espécie está sendo analisada, é uma fêmea e tem aproximadamente 25 anos.
Após resgatar a tartaruga, o pescador Ostaque Pereira de Souza levou o animal para a Praia da Pontinha, no centro de Araruama, entregando aos cuidados de funcionários das secretarias de Agricultura e de Meio Ambiente do município. Em seguida, a tartaruga foi levada para a Praia do Dentinho e libertada em mar aberto.
Segundo o secretário municipal de Meio Ambiente, Leonildo da Costa e Silva, é muito raro encontrar uma tartaruga nas águas da Lagoa de Araruama.
- Estou aqui há 30 anos e esta foi a primeira vez que vi uma tartaruga na lagoa. Embora seja um fato atípico, isso demonstra o quanto a lagoa está revitalizada, porque a tartaruga é um animal sensível, que só vive em águas limpas.
De acordo com o secretário, quando foi resgatada pelo pescador, a tartaruga estava acompanhada por outra tartaruga, provavelmente um macho.
- Devido ao tamanho e ao peso, o pescador não conseguiu resgatá-la também e ela acabou fugindo. Por isso, é muito provável que ainda apareça em outro ponto da lagoa. Se isso acontecer, é importante que os órgãos ambientais sejam imediatamente acionados pelo população para avaliar o estado de saúde do animal e libertá-lo ao mar. Qualquer situação diferente disso representa crime ambiental passível de punição.
 tartaruga1

Comentários