R$ 500 mil. Por danos morais, casal homoafetivo de ex-sargentos processa Rede TV!


Mídia Aflora

O casal de namorados formado por Fernando Alcântara de Figueiredo e Laci Marinho de Araújo, ex-sargentos do Exército, estão processando a Rede TV! e a apresentadora do Superpop, Luciana Gimenez, por danos morais. Na ação, protocolada na última sexta-feira (3), na justiça estadual de São Paulo, os dois pedem uma indenização de R$ 500 mil.
De acordo com a acusação, Fernando e Laci se sentiram prejudicados com a sátira, exibida em junho de 2008 pelo programa de Luciana, na qual os personagens “Dedando” e “Lecy” são entrevistados por "Marilha Gabriela". No quadro, que tem oito minutos de duração, o comediante Rapha Véles, imitador da jornalista Marília Gabriela, afirma que entrevistaria um casal másculo, que “não tem medo de uma pistola armada”.
Fernando e Laci pedem, além da indenização por danos morais, que os vídeos com as sátiras sejam retirados do YouTube. De acordo com a defesa do casal, a responsabilidade pela propagação do quadro na internet é da emissora de Amilcare Dallevo. “É ela (Rede TV!) quem deve acionar o site de compartilhamento de vídeos”, expõe Ada D’Onofrio, advogada dos ex-sargentos, em contato com a Veja.com.
A direção da Rede TV! informou que não comenta informações relacionadas ao Poder Judiciário.

 
Câmara lança guia para jornalistas
Nesta quinta-feira (9), a Câmara dos Deputados lança às 15h, o Guia para Jornalistas 2011. Entre as novidades desta edição, estão os contatos dos assessores de imprensa da Mesa Diretora, deputados, lideranças partidárias e comissões permanentes e esclarecimentos a respeito de perguntas frequentes feitas pelos jornalistas à Assessoria de Imprensa da Câmara.
Além dessas alterações, há também a seção Câmara Responde, onde é possível tirar dúvidas sobre votações, direitos e benefícios dos deputados, o uso da polêmica Cota para Exercício da Atividade Parlamentar e afins, além de informações sobre gabinetes e instalações da Câmara, funcionários, secretários parlamentares e CNEs. A publicação manteve os dados gerais da instituição, lista telefônica dos deputados e órgãos da Casa, guia doPortal e glossário legislativo.
No lançamento serão distribuídos exemplares do Guia para Jornalistas 2011 gratuitamente. Uma versão on-line estará disponível na página da Assessoria de Imprensa da Câmara, no endereço: www2.camara.gov.br/noticias/assessoria-de-imprensa .
A versão impressa também poderá ser solicitada por jornalistas de outros estados. Para isso, basta pedir um exemplar pelo e-mail:  imprensa@camara.gov.br .


Globo recruta ex-capitão do Bope como comentarista do Bom Dia Brasil
Globo recruta capitão do Bope como comentarista de telejornal

Rodrigo Pimentel, 40, agora tem em sua bagagem mais um cargo de peso: o de comentarista de segurança pública da Globo, no matutino Bom dia Brasil - apresentado por Renata Vasconcellos e Renato Machado. Somado a isso, Pimentel é ex-capitão do Bope (Batalhão de Operações Especiais do Rio de Janeiro) e corroteirista do filme Tropa de Elite – baseado em sua experiência pessoal.
Formado em sociologia, Rodrigo Pimentel diz que pretende fugir do sensacionalismo das emissoras concorrentes e trazer uma análise detalhada dos fatos, como é feito pelos comentaristas esportivos após uma partida de futebol.
Ele aparecerá três vezes por semana no telejornal, às segundas e em outros dois dias alternados. No programa de estréia, Pimentel falará sobre a questão do crack no interior paulista.




Comunicação discute jornalismo em novas mídias

O Instituto Internacional de Ciências Sociais (IICS), responsável pelo programa de Master em Jornalismo Digital, realiza nos próximos dias 13 e 14 de junho o 1° Seminário Internacional de Comunicação.
 
Com a explosão do consumo de notícias em tablets e smartphones, o seminário propõe-se a discutir os desafios que estas novas plataformas impõem aos profissionais do jornalismo e às empresas de mídia. Nos dois dias de palestras, o seminário terá quatro temas principais: conteúdo, negócio, tecnologia e comportamento. Debates a respeito de produção gráfica, cobrança por conteúdo, interatividade trarão a tona os questionamentos que implicam esta nova forma de produzir jornalismo.
Entre os palestrantes estão o gerente de pesquisa e desenvolvimento do Grupo Estado, Guilherme Werneck, além dos criadores do jornal Brasil 247, primeiro dedicado exclusivamente ao iPad, Leonardo Attuch e Joaquim Castanheira.
As inscrições para participar do Seminário devem ser feitas até o dia 10 de junho no site oficial do IICS. Confirma a programação completa aqui.
 

Comentários