No primeiro dia de consulta, aposentados tiveram muita dificuldade para saber se têm direito à revisão do teto previdenciário. Site e Central 135 ficaram congestionados
POR ALINE SALGADO
A segunda-feira foi de desalento para os mais de 117 mil segurados
beneficiados pela revisão dos ganhos na ação do teto. A Central 135 e o site da
Previdência não conseguiram suportar acessos consecutivos e deixaram na mão quem
procurava saber se teria direito ou não à correção dos benefícios, que chega a
39,35%.
Após horas sem conseguir descobrir se estariam ou não na lista
dos contemplados pela correção, muitos ligaram para a Federação dos Aposentados
e Pensionistas do Rio (Faaperj). “O atendimento também não foi claro. Chegaram a
informar apenas que ‘o benefício não foi remetido para análise’ a um segurado
que se aposentou em 94, foi limitado ao teto e já até teve o cálculo aprovado”,
criticou o advogado Carlos Jund, assessor jurídico da federação.
O
aposentado Getúlio Novais, 66 anos, deixou para telefonar após às 19h, por saber
que o movimento seria menos intenso e a chance de ser atendido aumentaria. Ele
descobriu que terá direito à correção, mas se queixou da falta de clareza: “Vou
receber, mas pediram para retornar em 30 dias. Estranho, achei que estivesse
tudo certo.”
O INSS não informou quando será divulgada a lista dos
segurados com direito ao pagamento dos atrasados dos últimos cinco anos. Para
aposentados e pensionistas com doenças crônicas, a corrida foi em direção ao
Sindicato dos Aposentados da Força Sindical: 58 procuraram ontem a entidade para
se cadastrar na lista de prioridades para o pagamento de atrasados.
'O DIA' testou o serviço
COMO FOI
Repórteres
acessaram o site do INSS e telefonaram para o 135 atrás de informações sobre a
correção ao longo do dia de ontem.
00h01
Serviço não estava
disponível. Informação era que o 135 só funciona das 7h às 22h. Na Internet, não
havia link nem explicação.
07h01
Central 135 entra no ar, mas sem
informação sobre a correção. Na Internet, nada de link.
Das 07h30 às
13h20
Não havia informação tanto no 135 quanto no
site.
13h25
Procurado pelo O DIA, o INSS informa que as consultas só
seriam abertas após o horário das 17h, fora do período de maior acesso.
14h12
INSS envia comunicado aos jornais informando que o serviço
estava no ar. O DIA testa e não consegue acesso.
17h
O DIA
intensifica as consultas, mas sem sucesso. O INSS informa que o portal recebeu
mais de 60 mil acessos simultâneos. O 135 dá ocupado tanto no telefone fixo
quanto no celular
18h32
Após quatro minutos de espera, O DIA consegue
ser atendido pelo 135. Informação é prestada para qualquer pessoa que tenha o
número de benefício de um segurado. Informam apenas se há ou não direito à
correção, sem falar em valores. Site ainda não tem acesso facilitado.
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