Como cuidar da saúde em dias de tempo seco

Atenção deve ser redobrada para gripes e alergias, que aumentam nessa época
 
Durante essa semana, a cidade de São Paulo entrou em estado de atenção por causa da baixa umidade relativa do ar. O clima mais seco, algo comum durante o inverno, pode afetar as vias aéreas e desencadear problemas respiratórios como asma, bronquite e rinite. Mas algumas dicas podem ajudar você a enfrentar as principais doenças desse período: viroses, gripes e alergia.

Segundo a meteorologia, o fim de semana promete um ar ainda mais seco, embora o dia fique bonito e ensolarado. A umidade relativa do ar cairá bastante durante à tarde. Os valores devem baixar de 20% em várias localidades e em algumas chegar a 15%.
Para evitar ficar doente, o mais importante é tomar muita água. Além disso, tente aumentar a umidade do ar de sua casa seguindo essas instruções: molhe uma toalha de banho grande e torça; pendure a toalha molhada entre duas cadeiras, deixando uma das pontas mergulhada numa bacia ou em um balde cheio d'água.

Veja abaixo os cuidados para os dias de ar seco: 

Tome bastante água. Para você ter certeza de que está bebendo a quantidade suficiente de água, tome o dobro do que está acostumado. Por exemplo: se você bebe quatro copos de água por dia, tome oito em dias secos.
Para aumentar a umidade do ar na sua casa, use um umidificador. Se você não tem um aparelho desses, faça o seguinte: molhe uma toalha de banho grande e torça. Pendure a toalha molhada entre duas cadeiras, deixando uma das pontas mergulhada numa bacia ou em um balde cheio d'água.
Use creme hidratante no corpo e no rosto. Se você sentir os lábios secos, use um protetor labial
Preste atenção nas pessoas acima dos 75 anos e nos bebês de até 1 ano. Ofereça bastante água para eles. Bebês que se alimentam exclusivamente do leite materno podem ganhar um pouquinho de água. Se ele estiver inquieto depois da mamada e não se acalmar, ofereça um pouco de água.
Para ter certeza de que as crianças estão bebendo bastante água, ofereça a elas um copo o tempo todo. Depois, observe se elas estão fazendo xixi. Se a criança não está indo ao banheiro frequentemente, ou se, quando vai, faz pouco xixi, isso é um sinal de que ela precisa de mais água.
Atividades físicas ao ar livre e exposição ao sol também devem ser evitadas – principalmente no horário entre as 10h e 16.
Na hora das refeições, prefira comidas leves: saladas, frutas, verduras, macarrão com molhos leves e pouca carne.

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