Copa de 2014:


Ministério da Justiça organiza ações de segurança para o sorteio

O Ministério da Justiça organizará ações de segurança no sorteio dos grupos das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2014. A definição dos jogos será realizada neste sábado (30), às 15h, na Marina da Glória, no Rio de Janeiro.  


A Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos, ainda em fase de criação, articulou-se com a Secretaria de Segurança Pública do Rio de Janeiro – além de outros órgãos federais – para os trabalhos de segurança do Preliminary Draw, modelo que será seguido com todos os 12 Estados sede dos jogos. Aproximadamente mil policiais federais, rodoviários federais, militares e civis, guardas municipais, bombeiros militares e agentes da ABIN e da CETRio estarão envolvidos com o evento.  
O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, o futuro secretário, José Botelho, e a secretária Nacional de Segurança Pública, Regina Miki, estarão presentes à cerimônia do sorteio. 

O planejamento de segurança para o sorteio das eliminatórias da Copa será uma espécie de aquecimento para o trabalho da Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos. Ligada ao Ministério da Justiça, a secretaria será ainda criada por decreto nos próximos dias, mas parte da equipe já esta envolvida no trabalho. Atuou, por exemplo, como observadora nos Jogos Mundiais Militares, encerrados no último domingo (24) no Rio de Janeiro. Coordenou a vistoria antibomba no início do mês nas obras do Estádio Nacional de Brasília, uma das sedes da Copa e operou nos jogos Brasil e Holanda e Brasil e Romênia, em Goiânia e São Paulo, respectivamente.

No sorteio de sábado, serão utilizadas táticas antiterrorismo e patrulhamento marítimo em torno da Marina da Glória. O aeroporto Santos Dumont ficará fechado das 14h às 18h, também por questões de segurança. 

Se houver necessidade, os grupos de controle de distúrbios civis da PM e da PRF estarão de prontidão. Os pelotões de operações especiais da PF, PM e Polícia Civil também estarão a postos em casos de incidentes químico, biológico, radiológico, nuclear e/ou explosivo.

Os deslocamentos das autoridades serão acompanhados por câmeras de alta definição. Essas câmeras serão monitoradas pelo Centro de Comando e Controle, instalado na Marina da Glória. O centro coordenará a ação de todas as forças de segurança envolvidas na operação – cada cidade-sede da Copa do Mundo terá um Centro de Comando e Controle semelhante. 

Cerca de 4000 pessoas, entre autoridades da Fifa, das federações de futebol, convidados, jornalistas e pessoas que trabalharão no evento estarão na Marina da Glória no sábado. Antes disso, na sexta-feira (29) à noite, haverá um jantar oferecido pela Fifa às autoridades no Píer Mauá, zona portuária do Rio. Na ocasião, já estará em funcionamento o esquema de segurança previsto para o sorteio do dia 30.

Mais informações
Assessoria de Comunicação Social do Ministério da Justiça 
Telefone: (61) 2025-3135 / 3315 / 9304 0014
Luciana Justiniano
luciana.jribeiro@mj.gov.br 
www.mj.gov.br 

Comentários