Em Búzios, Mundial e Sul Americano de Vela da Classe Lightning reúnem os melhores velejadores do mundo


Abertos oficialmente em Búzios, o Mundial e o Sul Americano de Vela da Classe Lightning reúnem 32 equipes de sete países. Até o dia 29 de julho, os atletas disputam em águas buzianas, as melhores manobras em direção ao título Mundial. A cerimônia de abertura reuniu todos os atletas competidores, representantes de peso desse esporte, na maioria campeões consagrados em diferentes partes do mundo.


Considerada pelos atletas como uma das melhores raias do mundo para a prática do esporte da vela, Búzios, mereceu o destaque dos velejadores campeões, que a cada oportunidade enaltecem o lugar como o paraíso dos ventos, da beleza e do mar convidativo, que chama para o esporte.
Participando com oito barcos, as equipes brasileiras marcam presença com campeões de renome como Cláudio Biekarck e Mário Buckup. Três vezes campeão mundial, ouro, prata e bronze em Pan Americanos e incontáveis medalhas de ouro como campeão brasileiro, Cláudio, que foi o treinador de Robert Scheidt (oito vezes campeão mundial e dois ouros olímpicos, entre diversas conquistas), vai representar o Brasil no Pan Americano 2011, que será disputado no México em outubro. Equipes campeãs de outros países, como o chileno Tito Gonzalez, cinco vezes campeão mundial, e representante de seu país no Pan Americano 2011, e o americano David Stark, também contribuem para elevar o grau de dificuldade do evento. Os fortes ventos dos últimos dias agitam bastante a competição, exigindo destreza e muita perícia dos atletas. Vale a pena conferir as manobras dessa turma que se reúne no Iate Clube de Búzios e se enfrenta no mar da Armação. As regatas acontecem duas vezes por dia na parte da tarde, iniciando às 12h00.
Bons ventos para todos!

Comentários