Em Casimiro de Abreu, equipamento facilita colheita dos pequenos agricultores


 
A Prefeitura de Casimiro de Abreu, por meio da Secretaria de Agricultura e Pesca, adquiriu uma máquina batedora de grãos destinada aos pequenos produtores rurais no município. O investimento incentivou os agricultores a plantar mais feijão e milho na zona rural. “Esta máquina facilita o serviço do agricultor na colheita do grão no campo com mais rapidez. O equipamento é capaz de limpar milho, arroz, feijão, entre outros cereais”, explicou o secretário Ubirajara Pina.
A máquina está em funcionamento desde o mês de abril, mas só é utilizada no período da colheita dos produtos. O objetivo é atender todos os pequenos produtores rurais cadastrados no município. De acordo com a demanda, o equipamento é deslocado aos locais solicitados. O produtor rural pode ampliar a safra com o auxílio da batedeira. Este é um grande incentivo ao homem do campo. Atualmente, aonde se planta cerca de três hectares de feijão, na próxima colheita já pensa-se em  plantar até cinco hectares, pois existe mais facilidade com a aquisição da máquina. 


— Este serviço facilitou muito a vida dos pequenos agricultores rurais. Eles estão sendo valorizados e incentivados por essas ações do governo —, disse Rodrigo Guedes, engenheiro agrônomo da Secretaria de Agricultura.
Um dos produtores beneficiados é Aldevando Estarneck, morador da localidade do Brejão. Em sua propriedade há cerca de três hectares de feijão prontos para colheita. Só este ano, já foram colhidos 45 sacos de 50 quilos cada de feijão ou quase 2,5 toneladas do alimento. Cada saco chega a valer R$ 100. “É um paraíso colher com esta máquina. Estávamos precisando de um incentivo como este. O trabalho e o atendimento são muito satisfatórios”, disse o produtor. Além do feijão, ele também planta milho, quiabo, jiló e maxixe.
-- 
Departamento de Jornalismo 
Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura de Casimiro de Abreu

Comentários