Fechamento do Santos Dumont para sorteio das eliminatórias afetará mais de 4.500 passageiros


Aeroporto não vai operar durante o evento, das 14h às 18h deste sábado


O fechamento do Aeroporto Santos Dumont, no centro do Rio, entre as 14h e 18h deste sábado (30), vai prejudicar ao menos 4.500 passageiros. A medida, segundo a Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária), foi solicitada pelo Comitê Organizador da Copa de 2014 para não atrapalhar a transmissão pela TV do sorteio das eliminatórias do campeonato, que será realizado na Marina da Glória, perto do Santos Dumont.

O evento será transmitido para mais de 200 países e os sistemas de captação são bastante sensíveis a sinais externos. Ao todo, 43 voos previstos para o período foram remanejados para o aeroporto Tom Jobim (Galeão), na zona norte da cidade.

Sérgio Vieira
A assessoria de imprensa da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) afirmou nesta sexta-feira (29) que está avaliando o remanejamento dos voos e que o total de chegadas e partidas ainda pode ser revisto - 32 já foram desviados para o aeroporto do Galeão. A alteração dos demais 11 voos ainda não foi confirmada. A Anac informou ainda que o fechamento do espaço aéreo, que ocorrerá em um raio de 3 km a partir da Marina da Glória, também pode ser revisto.


Para cálculo de passageiros afetados, a reportagem do R7 considerou o número de passageiros transportados na menor aeronave comercial afetada pelo fechamento do aeroporto - 106 passageiros. Muitos usuários estão revoltados com a medida. 

Mais de mil homens das polícias Militar, Federal e Civil estarão envolvidos diretamente no esquema de segurança montado para o sorteio, que acontecerá no sábado, às 15h. Esse é praticamente o mesmo número de agentes utilizado na principal festa de Réveillon da capital fluminense, em Copacabana, na zona sul da cidade. O sorteio será o primeiro evento oficial da Copa de 2014 e atrairá cerca de 4.000 pessoas para o Rio, entre jornalistas, autoridades, técnicos e delegações.

Com a presença da cantora Ivete Sangalo, de jogadores do presente e do passado - como Neymar, Ronaldo Fenômeno, Zico e Zagallo - e de autoridades, como a presidente Dilma Rousseff, o governador Sérgio Cabral (PMDB) e o prefeito Eduardo Paes (PMDB), helicópteros e batedores da Polícia Rodoviária Federal farão a escolta das autoridades. 

Esse também será o primeiro teste da Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos, montada pelo Ministério da Justiça para coordenar atividades em todas as esferas que envolvam a Copa das Confederações (2013), Copa do Mundo (2014) e Olimpíada (2016).






De acordo com a assessoria do Ministério da Justiça, o plano de segurança para o evento das eliminatórias terá participação conjunta da Guarda Municipal, Seseg (Secretaria Estadual de Segurança), Abin (Agência Brasileira de Inteligência) e Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e contará com táticas antiterroristas.

A pasta informa ainda que haverá grupos de operações especiais das polícias Federal, Civil e Militar, com habilidades para lidar com situações extremas de acidentes ou ataques químicos, biológicos, radiológicos, nuclear e explosivo. No dia anterior ao evento, ocorre um banquete – oferecido pela Fifa – no Píer Mauá, na zona portuária da capital fluminense. Este também será um evento em que o monitoramento será constante. 

A secretaria ainda precisa ser reconhecida por decreto, mas já possui boa parte da estrutura formada. Ela será chefiada pelo delegado da Polícia Federal, José Geraldo Botelho. O custo aproximado para a realização do evento é de R$ 30 milhões, bancados pelo governo do Estado do Rio e pela prefeitura carioca.

Esquema de trânsito

Devido ao sorteio das eliminatórias, a CET-Rio irá disponibilizar um esquema especial de trânsito com o objetivo de minimizar possíveis impactos na rotina da cidade.

O reforço contará com 12 veículos operacionais e 25 motos que circularão nos arredores dos eventos (o banquete na sexta-feira no Píer Mauá e o sorteio das eliminatórias na Marina da Glória, no sábado) e em seus acessos, monitorando o trânsito e atuando para garantir que o trânsito flua sem problemas. 

Além disso, aponta a CET-Rio, quatro reboques ficarão posicionados em pontos estratégicos para que qualquer interferência no trânsito possa ser rapidamente identificada e resolvida. No total 115 agentes da prefeitura entre guardas municipais e controladores da CET-Rio, estarão atuando na operação. 

Painéis de mensagens variáveis, fixos e móveis orientarão os motoristas com mensagens sobre as melhores rotas a serem seguidas. 

O COR (Centro de Operações Rio) também acompanhará as condições de tráfego por meio de 30 câmeras localizadas na área de abrangência dos eventos e técnicos da CET-Rio ajustarão a programação dos semáforos, caso seja necessário. 

Eliminatórias 

O evento definirá os grupos e tabelas das eliminatórias sul-americanas, asiáticas, europeias, africanas, da Oceania e Concacaf (Confederação de Futebol das Américas do Norte, Central e Caribe). As disputas credenciarão as 31 seleções que se juntarão ao Brasil, país sede e, por isso, já classificado, na Copa. O campeonato será realizado de 12 de junho a 13 de julho de 2014, e a Copa das Confederações, de 15 de junho a 30 de junho de 2013.

Comentários