O que é Web 2.0?




Ou  "Nova Web"

'Redes Sociais '

Um termo muito usado pelos aficionados pela internet e também por técnicos e desenvolvedores de conteúdo da blogsfera é o Web2.0.  O termo se refere às pagina web cuja importância se deve principalmente a participação dos usuários.  Este conceito está em oposição ao “Web 1.0” que foi criado retroativamente só para classificar as limitações  que caracterizam os primeiros passos da internet.


È como se existisse uma pré-história da web.  Lá nos primórdios a internet era uma rede com muito conteúdo escrito, onde parecia um jornal impresso transportado para a tela de um computador.  Alguém publicava e você lia. È com o surgimento dessa Web2.0 que o mar se divide e os meros mortais que não sabem de linguagem HTML  e outras  passam a se tornar protagonistas do espaço virtual.



Neste novo conceito de Web o usuário produz conteúdo e também interfere no conteúdo de grandes empresas.  A grande popularização dos blogs, flogs, vlogs e Mídias sócias como também sites de relacionamentos só são possíveis nessa nova web.  Mas não  verdade que a formação de Redes Sociais virtualmente só é possível com a Web 2.0 . As redes sociais antes da web 2.0 usavam grupos eletrônicos para se comunicar. Inclusive as redes mais antigas, criadas nos amos 90 ainda se comunicam pelo grupos eletrônicos do yahoo e google, apesar da existência de plataforma como ning e outras semelhantes oferecem melhores recursos para uma comunicação distribuída.



Uma Rede Social é um conceito que se torna mais facil de vivenciar com a Web 2.0.



Victor Viana @VianaBuzios 
Jornalista, editor e escritor

Comentários