Prefeito Empreendedor


Lançado o Prêmio

A melhor oportunidade para que as cidades menores possam divulgar para todo o Brasil as suas melhores práticas. Assim o vice-governador e secretário de Obras, Luiz Fernando Pezão, definiu o Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, cuja sétima edição foi lançada na manhã de hoje no Palácio da Cidade, em Botafogo. Ganhador de dois prêmios, ele pediu que todos os 92 prefeitos fluminenses participem do prêmio, mostrando programas que fazem a diferença para a população e para o desenvolvimento econômico dos municípios.



Para Pezão, o Rio de Janeiro vive um momento especial, com a retomada do crescimento e a volta dos investimentos estrangeiros. Esse, então, é o momento para que os municípios criem mecanismos que permitam a atração de novas empresas e o fortalecimento das já existentes. O prêmio segue quatro vertentes básicas, que são Articulação, Informação, Capacitação e Incentivo às Boas Práticas e as inscrições terminam dia 31 de outubro.

- Tive o prazer de ganhar dois prêmios desses, que abriram grandes oportunidades para o meu município. Sei que a meta do Sebrae é de ter a inscrição de 46 municípios, mas, pela qualidade dos nossos prefeitos, tenho certeza de que todos os municípios fluminenses estarão participando dessa sétima edição – afirmou Pezão.

O diretor do Sebrae/RJ, Cézar Vasquez, explicou todo o processo e disse que a proposta do órgão é estimular os gestores municipais, além de difundir as experiências de sucesso em todo o país. Um dos principais prêmios do Prefeito Empreendedor é a participação de uma missão empresarial que acontecerá em 2012, buscando o contato com projetos e ações que estão sendo desenvolvidas no exterior, em busca do fortalecimento das micro e pequenas empresas, que servem de base para o desenvolvimento sustentável das cidades.

- Existem muitos programas nos municípios do interior que são de grande sucesso, mas não são difundidas. Queremos trocar essas experiências e buscar meios de estimular o crescimento harmônico de todo o país – frisou Vasquez.

Já o presidente da Associação de Municípios do Estado do Rio de Janeiro (Aemerj) e prefeito de Valença, Vicente Guedes, vencedor do ano passado na categoria Desburocratização, apontou esse prêmio e programas como o Lidera Rio como incentivadores da melhoria da qualidade da vida nas cidades. Opinião compartilhada com o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, vencedor ano passado com os programas Alvará Já e Empresa Bacana, que agilizam a formalização de pequenas empresas. 

- Fico feliz por receber aqui no Palácio da Cidade o lançamento do prêmio, pois é importante essa integração e troca de experiências entre as nossas cidades. Estaremos todos juntos, na busca da divulgação dos nossos projetos e programas que visam a melhoria da qualidade de vida da população e o desenvolvimento dos municípios. Todos estamos escrevendo a nova história econômica do país – concluiu Eduardo Paes.

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado de Obras
Rua México, 125, 9º andar - Centro
CEP.: 20040-000
Rio de Janeiro - RJ
Tels.: 2333-0866 / 2333-0858 (fax)

Comentários