Em Arraial do Cabo, Ordem Pública está recolhendo carros abandonados nas ruas da cidade


É a Operação Lata Velha


A Secretaria Municipal de Ordem Pública de Arraial do Cabo, através da Guarda Municipal, realizou na semana passada mais uma Operação Lata Velha retirando três carros abandonados das ruas da cidade. Além de limpar a via pública, o objetivo desta operação é proteger a saúde dos cidadãos, especialmente pelo risco de proliferação de mosquitos, melhorar o tráfego e a segurança no município cabista.
De acordo com o secretário municipal de Ordem Pública, Fernando Luiz, desde o início da operação (2009), 76 veículos em situação de aparente abandono nas ruas de Arraial do Cabo já foram retirados de circulação e levados para o Depósito Público Municipal, na Avenida da Liberdade, em frente à Prefeitura Municipal.   
O secretário explica que a solicitação para a retirada de carros abandonados nas ruas ou em terreno baldio no município de Arraial do Cabo pode ser feita gratuitamente através do telefone 199. Após a notificação, agentes da Guarda Municipal vão até local e colocam um selo de advertência no pára-brisa do veículo, alertando ao proprietário que a permanência em via pública implicará na remoção do veículo..
– Não queremos prejudicar ninguém. Mas, abandonar um carro na via pública é sinal de que o proprietário não quer mais. Mesmo assim, antes da retirada do veículo, os proprietários são notificados através de um selo de advertência. A maioria compreende a finalidade do trabalho e providencia, espontaneamente, a retirada do veículo da rua – afirmou Fernando Luiz.
            O secretário faz um alerta aos proprietários de veículos automotores e de animais que transitam pelas ruas da cidade, quanto à necessidade de conscientização sobre a importância da Educação no Trânsito em todos os aspectos, desde o respeito aos Agentes de Trânsito (Guardas Municipais) até a obediência as regras do Código de Trânsito Brasileiro.
Para a liberação dos veículos apreendidos os proprietários devem seguir os seguintes procedimentos:


1º Passo: quitar os débitos do veículo;
2º Passo: tirar cópia do CRLV, identidade, CPF/MF e comprovante de residência e da CNH (o condutor que retirará o veículo);
3º Passo: obter ofício “Nada Consta” junto ao Detran;
4º Passo: efetuar o pagamento da taxa de diária (R$ 42,87 por dia) e reboque (caso o veículo tenha sido rebocado – R$ 85,74), mediante depósito direto (boca do caixa ou transferência) no Banco Itaú / Agência: 4842 / conta-corrente: 03004-3;
5º Passo: dirigir-se à Secretaria de Ordem Pública, localizada no Parque Público, na Prainha, com a GRV (branca), cópias dos documentos (2º passo), o ofício “Nada Consta” do Detran (3º passo) e o comprovante de pagamento das diárias (4º passo) para obter assinatura do responsável pela liberação e, em seguida, comparecer o condutor habilitado ao Depósito Público para proceder a retirada com a GRV branca devidamente assinada.
            A Secretaria Municipal de Ordem Pública se encontra à disposição 24h por dia, durante os sete dias da semana, podendo ser acionada pelos telefones 199 ou 2622-0199 e que o Depósito Público fica na Avenida da Liberdade, em frente à Prefeitura Municipal e funciona no horário comercial.

Comentários