Na região dos Lagos, pescadores enfrentam dificuldades para pescar

As interferências do homem tem deixado a situação ainda mais complicada, o movimento intenso próximo da costa afastou os cardumes.


do RJ INTER TV 2ª Edição
Os pescadores da Região dos Lagos vivem um período difícil para a pesca, uma das causas é o mau tempo neste inverno. O vento forte está afastando as embarcações do mar e em Cabo Frio, as peixarias já enfrentam a escassez do pescado. As vendas cairam pela metado comparando com o mesmo período de 2010 e os comerciantes não estão conseguindo alguns tipos de peixes comuns o ano todo. Agosto e setembro são os piores meses para a pesca.
As interferências do homem tem deixado a situação ainda mais complicada, o movimento intenso de grandes embarcações próximo da costa afastou os cardumes. Os pescadores estão tendo que fazer viagens cada vez mais distantes. A Colônia de Pescadores estima que cerca de 7 mil famílias dependam da pesca na Região dos Lagos. A prefeitura, em parceira com com a a Fundação Instituto de Pesca do Estado, está fazendo um estudo para identificar se há escassez de peixes ou dificuldade de ir até os cardumes. E também onde são os pontos de reprodução e desova para torná-los protegidos. Outra alternativa para manter a renda e abastecer o mercado, em momentos difíceis, são as fazendas marinhas já desenvolvidas em Arraial do Cabo e Búzios.

Comentários