Nos Estados Unidos, terremoto é sentido em toda a costa leste


Tremor de magnitude 5.9 provocou evacuação do Congresso e do Pentágono em Washington

 - Arte/estadão.com.br
WASHINGTON - Um terremoto de magnitude 5.9 na escalah Richter atingiu a costa leste dos Estados Unidos nesta terça-feira, 23, de Virginia a Boston, informou o Serviço Geológico dos EUA (USGS, na sigla em ingles). Inicialmente, a magnitude havia sido informada como 5.8. O serviço meteorológico americano afirmou que não há riscos de tsunami.
O prédio do Pentágono e o Congresso, em Washington, foram esvaziados por causa do tremor, que foi sentido também em Nova York e nos estados de Ohio, Carolina do Norte, Massachusetts e Nova Inglaterra. Houve relatos de que o sismo ainda foi sentido em Toronto, no Canadá.
Não houve relatos imediatos de vítimas ou de danos majoritários causados a edifícios onde o tremor foi sentido. No Aeroporto Nacional Reagan em Washington, porém, azulejos caíram do teto e os bombeiros de Nova York relataram pequenos danos em alguns locais. A Catedral Nacional, o edifício mais alto da capital americana, também sofreu alguns danos - houve uma ruptura em três pináculos na torre central. A embaixada do Equador foi outro edifício que registrou avarias leves.
O epicentro do tremor está a apenas um quilômetro de profundidade e ocorreu às 1h51 do horário local, de acordo com o USGS. Ainda segundo o instituto americano, o último tremor e que se tem notícia no Estado da Virgínia ocorreu em 1875 e teve magnitude 4.8.
A costa leste americana geralmente registra atividade sísmica, mas mais branda que a ocorrida nesta terça-feira. A região é menos preparada para este tipo de situação que o Alasca e a Califórnia, por exemplo, Estados situados em regiões onde a ocorrência de tremores é maior e mais forte.
Evacuação e aeroportos
Milhares de pessoas assustadas tomaram as ruas das cidades onde o tremor foi sentido. Além do Pentágono e do Capitólio, em Washington, os tribunais de Nova York foram evacuados, assim como no local das obras do Marco Zero. Em Boston, várias pessoas deixaram suas casas. O sismo durou aproximadamente cinco segundos.
O tremor causou o cancelamento de voos nos aeroportos JFK e Newark, em Nova York, foram atrasados para que as autoridades inspecionem as torres de controle e as pistas de pouso e decolagem. "Esperamos retomar as operações em breve. Levaremos algumas horas, nada mais que isso", disse o porta-voz da Administração do Porto de Nova York e Nova Jersey. Em Washington, a atividade aérea também foi paralisada.
Por precaução, as autoridades anunciaram que todos os monumentos e memoriais do país foram fechados após o terremoto. Funcionários do governos declararam ainda que dois reatores nucleares próximos do epicentro foram provisoriamente desligados, embora não tenham sido registrados danos nas usinas.


Moradores de Baltimore correram para as ruas após o tremor
Com informações da Reuters

Comentários