Cabo Frio: os transtornos com a falta de um cartório eleitoral no 2º Distrito

"Não podemos ficar de braços cruzados esperando que os que podem, mas nada fazem, olhem por nós"
Estamos bem próximos de mais uma eleição e novamente nós moradores de Tamoios nos deparamos com enorme transtorno quando o assunto é tirar, trocar ou atualizar nossos títulos eleitorais. Isso porque somos obrigados a nos deslocar ao centro de Cabo Frio, cerca de 50km de Tamoios, onde vamos encontrar o único cartório eleitoral que atende toda Cabo Frio. Onde lá, o eleitor perde praticamente um dia inteiro para resolver a situação de seu título, enfrentando longas filas e atendimento vagaroso demais. 

É fato que muitos moradores de Tamoios trabalham fora de Tamoios, justamente por falta de empregos suficientes em nosso distrito. E fica complicado demais para os mesmos, terem que se deslocar até o centro de Cabo Frio para simplesmente atualizar seu título eleitoral e assim perdendo o ' dia de serviço ', o que pode representar para muitos até a perda do emprego.

Hoje temos aqui em Tamoios cerca de 60 mil moradores e pouco mais de 20 mil eleitores. Quando poderíamos ter um número bem maior de eleitores, caso houvesse facilidade para nossos moradores terem acesso a um cartório eleitoral. Isso é uma luta antiga, mas como diz o ditado: '' Quem cala consente.''  

Então não podemos ficar de braços cruzados esperando que os que podem, mas nada fazem, olhem por nós. Enviei email ( na íntegra abaixo) a corregedoria do TRE-RJ fazendo tal solicitação e como resposta, recebi que minha solicitação será encaminhada ao Juízo Eleitoral competente para ciência e possibilidade de atendimento.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


* SEGUE ABAIXO O EMAIL QUE ENVIEI E LOGO A SEGUIR A RESPOSTA DA CORREGEDRIA DO TRE-RJ.
    
MENSAGEM 
Na verdade a minha mensagem não se refere a denúncia ou elogio. O que desejo é informação, mas como as opções não se enquandram a tal assunto, optei por utilizar esse canal. Sou morador de Tamoios, 2º Distrito de Cabo Frio e gostaria de solicitar informações ou explicações sobre a falta de um cartório eleitoral, volante que seja, aqui em nosso distrito. Pois, temos aqui hoje, cerca de 60 mil moradores e pouco mais de20 mil eleitores com títulos de Cabo Frio. A dificuldade para muitos eleitores deslocarem até o centro de Cabo Frio é enorme, pois a população é carente em sua maioria, trabalha em horário comercial e ficam assim impossibilitados de fazer o deslocamento até o cartório eleitoral no centro de Cabo Frio. Fica então a pergunta. Porque não colocar um Cartório Eleitoral Volante aqui em Tamoios, que possa aqui permanecer porao menos 15 dias? O que precisa para isso acontecer? Qual o caminho a seguir para conseguir esse serviço? Em que podemos ajudar para que isso aconteça? É certo que fazendo esse serviço, o TRE-RJ facilitaria a vida de muitos eleitores que hoje estão com seus cancelados ,suspensos ou que residem aqui e tem seus títulos em várias outras cidades. Já que o TRE-RJ realiza tanta propaganda orientando os eleitores a regularizar ou tirar seus títulos, por favor, atendam a nossa solicitação. Desde já agradeço e fico no aguardo de uma resposta. 
Att,, Tércio Schelck. Tamoios - CaboFrio. Em 01/08/2011.---------------------------------------------------------------------------------------------------

De:GABINETE/CRE-RJ (silse.mariano@tre-rj.jus.br)Enviada:quarta-feira, 3 de agosto de 2011 21:43:11Para: Tércio Evangelo de Castro Schelck (teschelck@hotmail.com) 

Prezado Senhor Tércio, boa noite. 
Informamos que sua solicitação foi encaminhada ao Juízo Eleitoral competente para ciência e avaliação da possibilidade de atendimento.
Att,   Gabinete da Corregedoria - GABCRE TRE-RJ/CRE---------------------------------------------------------------------------------------------------

Att,,

   Tércio Schelck.
Tamoios - Cabo Frio.

Comentários