Bienal do livro do Rio começa nesta quinta com recorde de escritores estrangeiros

Veja programação

Em sua 15ª edição, evento homenageará o Brasil e contará com 21 autores internacionais

HILARY_DUFF_BIENAL
Divulgação
Atriz e cantora Hilary Duff estreia
como escritora no romance “Elixir”.



O Rio de Janeiro recebe nesta quinta-feira (1º) a 15ª Bienal do Livro, exposição literária que reunirá 113 escritores brasileiros e 21 estrangeiros no Riocentro, na zona oeste. Segundo a organização, a participação de autores internacionais nesta edição é um recorde na história do evento. Entre as atrações, estão Anne Rice, Pepetela, Gonçalo M. Tavares, Lisa Sanders, William Young e a atriz e cantora Hilary Duff, que estreia como escritora no romance “Elixir”. 
Grandes nomes da literatura brasileira como Ferreira Gullar, Luiz Fernando Veríssimo, Ana Maria Machado e Zuenir Ventura também estarão presentes. Além de divulgar suas obras, os autores estrangeiros vão conhecer a cultura e a história do Brasil, que é o grande homenageado da bienal deste ano. Os visitantes vão participar de uma serie de ações para discutir a realidade do país. 
A feira deve levar cerca de 640 mil pessoas para o Riocentro, Jacarepaguá, zona oeste, nos 11 dias de evento. Segundo a organização, mais de mil livros serão lançados e cerca de 2,5 milhões de títulos devem ser vendidos nos 950 estandes. 

A programação, voltada para todas as idades, será distribuída em espaços temáticos com oficinas culturais, conversa com os escritores e atividades interativas para as crianças.

O ingresso para a bienal deste ano custa R$ 12. Estudantes e maiores de 60 anos pagam meia-entrada. Professores e bibliotecários têm acesso gratuito. Mas, para isso, o visitante deve se cadastrar no site do evento e levar um documento de identificação e comprovante de profissão para a feira.
Espaços culturais
Os espaços mais visitados em outros anos têm lugar garantido na programação de 2011. O Café Literário, que comporta 200 pessoas, trará encontros que aproximam autor e leitor em conversas sobre livros, estilos e ideias.
O Mulher e Ponto promoverá bate-papos entre escritoras que retratam em suas obras os mais variados temas de interesses feminino.
O Livro em Cena promete dar vida a personagens marcantes de grandes clássicos da literatura. Os jovens leitores terão espaço garantido nas sessões de Encontro com Autores e na Conexão Jovem. Já as crianças terão a chance de divertir e aprender na Biblioteca Mirim e na Maré de Livros.

Serviço:
15ª Bienal do Livro do Rio
Data: de 1º a 11 de setembro de 2011 
Local: Riocentro, Avenida Salvador Allende, nº 6.555, Jacarepaguá, zona oeste do Rio. 
Horários: dia 1º, das 12h às 22h; dias 2, 5, 6, 8 e 9 de setembro, das 9h às 22h; dias 3, 4, 7, 10 e 11 de setembro, das 10h às 22h.

Bienal_Riocentro
Bienal do Livro deste ano deve reunir mais de 640 mil pessoas no Riocentro (Foto: Divulgação)

Comentários