Na região dos Lagos, mergulhadores participam do Dia Mundial da Limpeza das Praias

Voluntários vão retirar o lixo das areias dos rios e praias
praia dos anjos
Mergulhadores vão sair da praia dos Anjos, em Arraial do Cabo, com destino ao mar para limpar o oceano

Mergulhadores de Arraial do Cabo, na região dos Lagos, participam neste sábado (17), do Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias, o Clean Up Day. O evento acontece simultaneamente em mais de 120 países. Outras ações acontecem em Cabo Frio, também na região do Lagos, e Rio das Ostras, na baixada litorânea.
Em cinco embarcações, os mergulhadores saem às 9h da Marina dos Pescadores, na praia dos Anjos, em Arraial. Depois de  recolhido, separado e qualificado, o lixo vai ser encaminhado às cooperativas e outras organizações que trabalham com materiais recicláveis.
Em Rio das Ostras, a concentração acontece na praia da Tartaruga, às 8h. A equipe vai percorrer a orla  em direção ao centro, distribuindo panfletos sobre educação ambiental e um informativo sobre coleta seletiva e reciclagem. Também serão distribuídas mais de mil sacolas biodegradáveis para que as pessoas recolham o próprio lixo.
Em Cabo Frio são dois pontos de partida: na praia do Forte e no Canal de Itajuru. Desses pontos, os voluntários vão seguir percorrendo a orla limpando as areias do local e retirando, especialmente, o micro lixo formado por pontas de cigarros, canudos, tampas de garrafas, cotonetes, entre outros materiais responsáveis pela poluição das praias, rios, lagoas e mares.


No Brasil

A expectativa é que sejam recolhidas, em todo o Brasil, mais de 40 toneladas de lixo. Além do Rio de Janeiro, o trabalho acontece simultaneamente nas cidades de Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Belo Horizonte, Florianópolis, São Paulo e Vitória. 

Comentários