Nasa confirma queda do satélite de 5,5 toneladas na Terra

O UARS teria reingressado na atmosfera sobre o Oceano Pacífico, mas a agência espacial americana ainda não divulgou o momento e o local da queda

NASA, REDAÇÃO ÉPOCA COM AGÊNCIA EFE
  •  
Nasa informa pelo Twitter o reingresso do satélite na atmosfera (Foto: Reprodução)
O Satélite de Pesquisa da Alta Atmosfera (UARS, na sigla em inglês) reingressou na atmosfera e caiu na Terra, confirmou a Nasa neste sábado (24) por meio de seu canal no Twitter. A agência espacial americana assegura que o satélite "ingressou na atmosfera sobre o Oceano Pacífico", embora "o momento preciso da entrada e o local ainda não estejam confirmados".
O UARS tinha o tamanho de um ônibus e pesava mais de 5,5 toneladas. É o maior objeto espacial a voltar à Terra sem controle em 32 anos. A agência espacial americana garante que desde o começo da era espacial não foi registrado nenhum caso de pessoa ferida por um objeto espacial, que desta vez tinha chance de um em 3.200 de atingir alguém.
Os cientistas haviam calculado que o satélite se despedaçaria ao entrar na atmosfera e que pelo menos 26 grandes pedaços suportariam as altas temperaturas do reingresso e cairiam sobre a Terra.

Comentários