Búzios é o quinto destino para lazer mais visitado do Brasil

Pesquisa da Fipe confirmou que turistas são atraídos pela combinação sol e praia
Sérgio Quissak / Divulgação
Orla Bardot, em Búzios, é um dos pontos mais frequentados pelos turistas na região dos Lagos
Uma pesquisa realizada pela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) revelou que o município de Armação dos Búzios, na região do Lagos do Rio, é o quinto destino turístico mais procurado no Brasil quando o motivo é somente lazer.  O levantamento foi encomendado pelo Ministério do Turismo, em parceria com a Embratur.


O prefeito de Búzios, Mirinho Braga, comemora o resultado lembrando que ele reflete o trabalho das secretarias municipais, que conseguiram reorganizar a infraestrutura da cidade.
- Turismo de qualidade requer uma cidade preparada, limpa, organizada. Todas as secretarias de governo tiveram papel importante nessa empreitada de transformar Búzios numa cidade cada vez melhor para turistas e moradores. A quinta posição é uma conquista muito boa, que mostra que estamos no caminho certo.
A pesquisa também mostrou que a internet é a principal fonte de informação sobre turismo para 30,9% das pessoas pesquisadas. Já 28,4% afirmaram consultar a opinião de parentes e amigos na hora de viajar. O índice mostra ainda que 96% dos entrevistados estrangeiros pretendem voltar ao Brasil.
Quando consideradas apenas as viagens a lazer, os estados mais procurados são, nesta ordem, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Bahia. Pelo mesmo motivo, as cidades mais visitadas são: Rio de Janeiro, Foz do Iguaçu, Florianópolis, São Paulo, Búzios e Salvador.
Mais da metade dos entrevistados, 60,2%, disse que a tradicional combinação de sol e praia continua sendo a preferida na hora de fazer uma viagem de lazer. Natureza, ecoturismo e aventura formam o principal motivo de viagem para 26,9% dos entrevistados, segmento que registrou crescimento de 7,6 pontos percentuais de 2005 para 2010.

Comentários