Casimiro de Abreu realiza etapa do Carioca Off Road de Rally Enduro de regularidade


Serra, praia, história, belos visuais e muita adrenalina. Este é o cenário de mais uma etapa do Carioca Off Road de Rally Enduro de regularidade, que acontece no próximo final de semana, dias 22 e 23 de outubro, em Casimiro de Abreu, e que revelará os campeões de 2011, nas categorias Graduados, Turismo, Turismo Light e Universitários. 
Com aproximadamente 90 quilômetros de percurso tanto para carros quanto motos a prova percorrerá estradas e trilhas na cidade de Casimiro de Abreu e nos distritos de Rio Dourado, Professor Souza e Barra de São João.


As distâncias oficiais serão divulgadas na planilha (livro de bordo). A largada dos carros 4x4 acontece no sábado no Praião de Barra de São, às 10h com chegada prevista para as 14h. A largada de moto acontece no domingo no mesmo local e horário. “Nossa expectativa é que tenhamos entre 50 a 60 jipes 4x4 e 50 motos participando do rally. O trajeto é bem técnico, com excelente nível de navegação, sendo que no final, uma grande surpresa estará à espera dos participantes. Os vencedores do Carioca Off-Road serão definidos no último PC - posto de controle”, revelou o diretor de prova, Cristiano Serpa.  Para incrementar a grande decisão, haverá a inclusão de uma nova categoria: Raid; preparada com o apoio dos integrantes do Jipenet RJ. “O percurso terá mais obstáculos, médias de velocidade baixas e, claro, diversão”, garantiu Serpa.
Organizado pela Pró-Rally Rio o evento percorre exclusivamente estrada de terra e através dela impõe os competidores atravessar diversos obstáculos em tempo determinado pela organização. Os participantes encaram estas adversidades com veículos 4x4 preparados para sobrepor estes desafios. Para isso eles seguem uma planilha contendo todas as informações necessárias do percurso. Aprova é disputa em duplas formada por um piloto e um navegador. Atualmente o rally no Brasil é uma das maiores vitrines paras as indústrias automobilísticas e empresas que atuam nesta área. O objetivo da organização é fortalecer a marca patrocinadora com uma imagem jovial e de espírito arrojado junto com um público formador de opinião no setor 4x4 e solidificar a imagem do município como pólos turísticos e movimentar o setor fora da alta estação.
O perfil dos competidos do Carioca Off Road de Rally Enduro de regularidade é formado por empresários, executivos e profissionais de alto nível sócio econômico que fazem do esporte off road o seu robby. Grande parte dos participantes é do sexo masculino com faixa etária entre 35 e 55 anos.   
O Carioca Off Road chega a este ano a quarta edição tendo a missão de levar as pessoas a desfrutarem de ambientes naturais, histórico e culturais do Estado do Rio de Janeiro. Em Casimiro de Abreu será realizado a sétima etapa divulgando o tema ‘Acelera Rio’. Já aconteceram etapas nas cidades de Paty de Alferes, Niterói, Ipiabas, Paraíba do Sul, Rio das Flores e Rio Bonito.
Acelera Rio é um projeto, que além do lazer, também realiza ações sociais e ambientais nos locais de competição. Entre essas atividades estão iniciativas importantes como, por exemplo, a neutralização de carbono, ações sustentáveis, acompanhamento de descartes de resíduos, arrecadação de alimentos não perecíveis e reaproveitamento de alimentos. Outro fator relevante é o acréscimo da receita nas cidades sedes do rally como aumento na ocupação na parte hoteleira, movimentação de bares, restaurantes, postos de combustíveis entre outros produtos e serviços. “Estamos trazendo este evento para fomentar o turismo na cidade. Praticamente todas as pousadas em Barra de São João estão com 100% de ocupação. Com o sucesso desta etapa queremos incluir esta competição no calendário oficial de eventos do município. Tenho certeza que os carros irão atrair muitos curiosos para orla para tirar foto e assistir a largada e chegada dos veículos”, disse o secretário de Turismo Bruno Bastos.

Comentários