Em São Pedro da Aldeia, Praia do Sudoeste começa a receber areia para recuperação de sua orla


O verão nas praias de São Pedro da Aldeia ganhará mais espaço este ano. A recuperação da faixa de areia de parte da orla da Lagoa de Araruama _ cuja recolocação já teve início na Praia do Sudoeste _ trará vários benefícios para o município, entre eles, a fomentação do setor turístico.


O desassoreamento da lagoa é fruto de uma parceria entre o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e a Prefeitura de São Pedro da Aldeia, que juntos estão retirando o material da Praia do Boqueirão por meio de um canal hidráulico. Além da Praia do Sudoeste, a areia remanescente será reinstalada ainda na Baleia, Ponta da Areia, Pitória e no Centro. 
De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente, Luciano Pinto, a previsão é que sejam extraídas 20 mil m³ de areia da Praia do Boqueirão. O objetivo das obras _ esclarece Pinto _ é aumentar o fluxo de entrada e saída de água da lagoa, contribuindo ainda mais para a recuperação ambiental da laguna. 
Luciano Pinto diz ainda que a secretaria utilizará todos os recursos necessários para que a faixa de areia seja recuperada entre 60 e 90 dias. A intervenção _ressalta o secretário_ contribuirá para dinamizar vários setores do município, principalmente o turístico. “A remodelação da orla das praias vai, sem dúvida nenhuma, aquecer a economia da cidade, já que proporcionará mais lazer para os turistas. O setor náutico é dos segmentos que também será beneficiado. Esses setores são vistos como de grande importância para o prefeito Carlindo Filho e a parceria com o INEA está nos permitindo desenvolvê-los ainda mais aqui na cidade”, concluiu o secretário.
Rosana Rodrigues
Assessoria de comunicação
ASCOM SPA
(22) 9242 6204/(22) 2627-2211/(22) 2621-1559

Comentários