Partidos receberam mais de 1,8 mi de filiações nos últimos seis meses


TSE registra mais de 1,8 mi de novas filiações
Dados  indicam movimentação para disputas de 2012
O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) informou na sexta-feira (14) que mais de 1,8 milhão de pessoas se filiaram a partidos políticos nos últimos seis meses. 
O período corresponde ao intervalo entre abril e outubro, meses em que os partidos políticos são obrigados a enviar à Justiça Eleitoral listas de filiados.
Terminou hoje o prazo para que tais relações fossem apresentadas. No entanto, os partidos que não conseguiram comunicar as novas filiações não serão prejudicados para a eleição de 2012, pois em abril haverá uma nova janela.
No mesmo intervalo, foram computadas 543.306 desfiliações. A movimentação foi motivada pelas disputas municipais, marcadas para 7 de outubro do ano que vem.
Para disputar a eleição, o candidato precisava ter feito sua filiação até a sexta-feira da semana passada, dia que antecedeu em exatamente um ano a realização do primeiro turno do pleito. Além disso, é necessário ter domicílio eleitoral no mesmo município em que o político pretende disputar um cargo.
Com base nas informações encaminhadas pelos partidos, o TSE prevê a divulgação das relações oficiais de filiados a partir do dia 19.

Comentários