Berlusconi renunciará às 19h deste sábado

Milhares de pessoas dirigiram-se ao Parlamento e ao Palácio de Quirinale, sede da presidência, gritando em coro "demissão, demissão"
O primeiro-ministro italiano, Silvio Berlusconi, apresentará sua renúncia neste sábado às 19h30 locais (17h30 no horário de Brasília), informou em um comunicado a presidência da república. O político multimilionário prometeu apresentar sua demissão ante o presidente, Giorgio Napolitano, após a adoção pelo Parlamento das medidas de austeridade exigidas pela União Europeia (UE) para superar a crise econômica, o que ocorreu nesta tarde.

Uma multidão de milhares de pessoas, formada por italianos e turistas, se reuniu neste sábado em frente às sedes do Parlamento e da Presidência, ambas em Roma, para acompanhar a esperada renúncia de Berlusconi. Ao longo do dia, as pessoas, que vieram de diversas regiões da Itália e de outros países, foram se concentrando nos arredores do Palácio de Montecitorio e do Palácio Chigi para manifestarem suas opiniões sobre a complicada situação política italiana.

 No meio da multidão era possível visualizar cartazes que traziam mensagens como: "Graças, Giorgio", dedicado ao presidente Giorgio Napolitano, e "Finalmente!", em relação à renúncia de Berlusconi. Gritos de "Demissões, demissões" também eram direcionados à classe política em geral.

(Com agência France-Presse)

Comentários