Búzios participa da campanha do dia Mundial da Luta Contra a AIDS


A secretaria de Saúde de Búzios realiza palestras educativas e requisição de exames de sangue (anti-HIV) no dia 1º de dezembro, quando é comemorado o Dia Mundial da Luta contra a AIDS.  A campanha acontece nos Postos Médico de Família e na Policlínica Municipal, das 8h às 17h.


De acordo com Denise Marinho coordenadora do Programa Municipal DST/HIV/AIDS/Hepatites virais, a campanha do Dia Mundial de Luta contra a Aids deste ano tem o objetivo de discutir mais uma vez as questões relacionadas à vulnerabilidade ao HIV/AIDS, na população de jovens gays (entre 15 e 24 anos das classes sociais C, D e E), sob o ponto de vista do estigma e do preconceito.
Esse cenário é hoje o grande desafio a ser superado para que medidas preventivas e de cuidados possam ser adotadas, como explica Denise Marinho:
- O preconceito é uma barreira não só para a prevenção de novas infecções na população gay jovem, mas também para a qualidade de vida de quem vive com HIV/AIDS. Essas pessoas sofrem por conta da exclusão emocional, social e profissional - afirmou a coordenadora.

A campanha do 1° de dezembro deve estimular a reflexão contra o preconceito, contra a discriminação que a população de jovens gays e de pessoas que vivem com HIV/AIDS sofrem e sobre a falsa impressão de que a AIDS afeta apenas o outro, distante da percepção de que todos estamos vulneráveis.

Comentários