Depilação perfeita para o verão


Escolha um método eficaz para remover seus pelos em casa e prepare pernas, axilas e virilha para os dias de sol
Por Camila Neves 
95307075
CUIDADOS PARA ANTES E DEPOIS DA DEPILAÇÃO
Segundo o dermatologista John Veasey, de São Paulo, algumas precauções são tão importantes quanto o método escolhido. Siga suas dicas e garanta a saúde e a beleza da sua pele:
- Verifique se a pele está machucada ou se apresenta alguma doença. “Toda vez que ocorre uma agressão na pele, a produção de pigmentos aumenta, resultando em manchas”, explica Veasey. Estas machas podem ficar ainda mais acentuadas com a exposição solar. Portanto, depilar minutos antes de ir à praia está fora de cogitação.
- Aposte na esfoliação antes de se depilar. Ela remove células mortas, facilita o crescimento do pelo e evita que ele encrave. Mas não exagere: uma vez por semana é o suficiente, e nunca no dia do procedimento.
- Evite pelos encravados. O grande segredo para isso é sempre depilar com a pele limpa. “O vapor abre os poros e facilita a remoção do pelo”. Aposte também na hidratação diária. “A chance de uma pele hidratada se irritar é menor”, diz o dermatologista John Veasey. Abuse de óleos e hidratantes, principalmente depois do banho.
MÉTODOS DE DEPILAÇÃO


Com a pele preparada, escolha como remover os pelos.
Lâmina de barbear: forma mais prática, barata e rápida de exterminar os pelos. Deve ser feita sempre no sentido do crescimento do fio, com creme depilatório específico e sob água morna, que funciona como anti-inflamatório e ainda dilata os poros. Apesar da sensação de pelos mais grossos, a lâmina não altera a espessura dos fios. “O que ocorre é que ela corta o pelo na sua base mais grossa”, explica o dermatologista John Veasey. Dependendo da quantidade de pelos, é preciso retocar diariamente. E a lâmina deve ser trocada a cada dois meses.
Cera: com este método, o pelo é arrancado da raiz e o efeito dura de duas semanas a um mês, dependendo da região depilada e das características dos fios. Ao aplicar a cera, observe se está no sentido do crescimento do pelo. E retire-a no sentido contrário. Se escolher cera quente, verifique a temperatura antes de colocá-la na pele.
Creme depilatório: estes cremes são fáceis de usar, mas não garantem resultados a longo prazo, pois a remoção dos pelos é feita superficialmente (como acontece com a lâmina). Antes de usá-los, aplique uma pequena quantidade no antebraço para ver como sua pele reage e se há risco de reação alérgica.
Máquina depilatória: método similar ao da cera, que arranca os pelos pela raiz, ela é simples e não provoca a bagunça da cera. Mas pode ser um pouco doloroso. Garante de duas a três semanas sem pelos.

Comentários