Em Búzios, solenidade marca o lançamento do “Bolsa Atleta”


A cerimônia de lançamento do programa Bolsa Atleta será nesta quarta-feira (30), às 17h, no Hotel Rio Búzios. Dezessete atletas do município foram selecionados para receber o benefício. O Bolsa Atleta tem o objetivo de valorizar e apoiar atletas de alto rendimento, incentivar jovens valores e desenvolver a prática do esporte como meio de promoção social, a Prefeitura de Búzios lança o programa Bolsa Atleta Municipal.


Extensiva a atletas iniciantes, estudantes a partir dos 12 anos de idade, até atletas de potencial estadual, nacional e internacional, detentores de bom rendimento, o programa concede bolsas remuneradas através da secretaria municipal de Esporte e Lazer. O Bolsa Atleta é concedido para as seguintes categorias de esportistas:
Categoria Potencial Descoberto: destinada a atletas estudantes, com idade mínima de 12 anos e máxima de 16.
. Categoria Potencial Futuro: destinada a atletas estudantes, maiores de 16 anos e menores de 20.
. Categoria Potencial Estadual: atletas de Clubes, Federações, Ginásios, Centros e outras organizações esportivas básicas com idade até o limite previsto para o alto rendimento da modalidade.
. Categoria Potencial Nacional: atletas de Clubes, Federações, Ginásios, Centros e outras organizações esportivas básicas com bom desempenho esportivo no país.
. Categoria Potencial Internacional: atletas de Clubes, Federações, Ginásios, Centros e outras organizações esportivas básicas com bom desempenho esportivo no âmbito internacional.
Bolsa Atleta já é considerado o programa mais importante da secretaria de Esportes e Lazer
Para o prefeito Mirinho Braga, o Bolsa Atleta é um programa de suma importância para todos que atuam na área esportiva, pois gera as condições necessárias para que o jovem interessado na prática de esporte possa crescer, evoluir na modalidade que escolheu, atingindo o nível técnico exigido nas principais competições.
- O Bolsa Atleta resolve o principal problema do jovem que quer seguir carreira no esporte, a dificuldade de verba para pagar inscrições e custear viagens que envolvam estadia. Com o recebimento mensal da bolsa, o atleta pode fazer uma poupança e se programar para participar de competições, onde quer que elas ocorram. Ele terá como pagar suas despesas para cada competição que se apresenta e poderá também adquirir os equipamentos esportivos que necessita para treinar – completa.
O secretário de Esporte e Lazer, João Carlos de Moraes acrescenta que como a bolsa exige que o atleta apresente resultados constantes, ela representa um incentivo a mais para que o jovem procure melhorar o seu rendimento, alcançando um nível técnico alto.
O atleta beneficiado com o programa, deverá utilizar a quantia para custear as despesas com inscrições, transporte, alimentação e equipamentos esportivos. A bolsa tem duração de um ano, podendo ser renovada.
Atletas de Búzios
Para pleitear o Bolsa Atleta Municipal, o jovem deve estar em plena atividade esportiva; estar regularmente matriculado em instituição de ensino pública ou privada, ou que comprove ter concluído, no mínimo, o ensino médio, no caso de menor de idade; ser natural de Búzios ou ser domiciliado comprovadamente há no mínimo dois anos; não estar cumprindo qualquer tipo de punição imposta pelo Tribunal de Justiça Desportiva, Federação ou Confederação; além de comprometer-se a representar o município em competições.
Uma comissão especial trata da concessão e renovação dos beneficiários do programa Bolsa Atleta. Formada por 5 membros, sendo 3 membros da secretaria de Esporte e Lazer; um membro da Procuradoria-Geral do Município; e um membro da Câmara Municipal, a comissão tem um mandato de dois anos.

Comentários