Em Cabo Frio, Ação no Dia Mundial de Luta Contra a Aids


Nesta quinta-feira (1), Dia Mundial de Combate a AIDS, acontecerá uma ação global de conscientização sobre a importância da prevenção da AIDS, na praça Porto Rocha - no Centro de Cabo Frio - com diversas atividades, das 9 às 15 horas. O evento é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde através do Programa DST/HIV/AIDS, conta com a parceria do Grupo Iguais, com colaboração de diversos órgãos da prefeitura e de outras ongs. Além disso, haverá, ainda, uma van exibindo vídeos informativos sobre a doença e as formas de prevenção. 


O principal alvo das atividades são os jovens, pois segundo o Ministério da Saúde, o índice de contaminação vem aumentando na faixa etária de 12 a 24 anos. A pesquisa aponta ainda que a contaminação pelo vírus da Aids está aumentando entre as meninas. A conclusão do estudo é que as mulheres jovens continuam tendo dificuldades em convencer seus parceiros a usarem os preservativos. Além disso, a doença também está atingindo mais os adolescentes homossexuais.

Em 2010, a incidência da doença só foi maior entre as mulheres na faixa etária dos 13 aos 19 anos. De acordo com o ministério, para esta faixa etária a incidência da doença é de 2,9 para 100 mil habitantes entre as mulheres e de 2,5 para 100 mil habitantes entre os homens. Em todas as outras faixas etárias a doença afeta mais os homens. 

- A Aids não tem distinção de sexo, classe social. Todos devem se prevenir, tomar cuidados contra a doença – disse Adriana Gonzalez, supervisora do Programa de DST/AIDS/HIV de Cabo Frio.

Para o presidente do Grupo Iguais Rodolpho Campbell: - A população ainda encontra-se bem precária de informações com relação de como se transmite ou não, e é a partir daí que surge o preconceito contra os portadores do vírus. Faremos nossa parte e não vamos parar por aqui, estaremos fortalecendo a distribuição de preservativos e panfletos nas boates todos os finais de semana, pois não é questão de sorte, mas de prevenção.

               O evento na praça vai contar com distribuição de material informativo como panfletos e cartilhas, distribuição de preservativos, além da realização do Teste Rápido Diagnóstico (TRD), com pré e pós-aconselhamento por meio da campanha “Fique Sabendo”. O aconselhamento para o teste será feito em estande reservado e com sigilo, realizado por profissionais treinados. Além da praça, o Hospital-Dia, localizado à Rua Expedicionários da Pátria, s/n°, também realizará o TRD. O telefone da unidade é o (22) 2645.3481.



Assessoria de Imprensa,

GRUPO IGUAIS
CONSCIENTIZAÇÃO CONTRA O PRECONCEITO EINCLUSÃO SOCIAL
CNPJ: 09.014.740/0001-51
Telefones:             (22)9945-5872       ou(22)9203-9173      

Comentários