Em crise, jornalismo da Record é usado pela Igreja Universal


Blog do Mauricio Stycer 
Inteiramente reformulado nos últimos anos, o departamento de jornalismo da Record vive o seu pior momento neste final de 2011. Ao mesmo tempo em que o “Jornal da Record” contabiliza os seus números mais baixos de audiência no ano, outro noticiário da emissora, o “Domingo Espetacular”, se vê acusado de praticar mau jornalismo contra um grupo religioso concorrente da Igreja Universal.
Vice-líder no horário, o “Jornal da Record” caiu para terceiro,  superado pelo SBT, ou viu o concorrente empatar no Ibope alguns dias em novembro. A audiência média do principal noticiário da emissora em outubro foi de 6,7 pontos, a mais baixo no ano.
O programa já trocou de horário inúmeras vezes em 2011. Em julho, deixou de concorrer com o “Jornal Nacional” e passou a ser exibido às 19h40. As mudanças decorrentes da passagem-relâmpago de Datena pela emissora e os Jogos Pan-Americanos cobraram um preço alto. Desde então, a sua audiência vem caindo. Durante o Pan, o JR foi exibido excepcionalmente às 18h e depois dos Jogos voltou ao horário do primeiro semestre, começando às 20h30.
No esforço de recuperar a audiência perdida, o noticiário está dando mais ênfase a assuntos de comportamento e saúde, em detrimento de reportagens mais aprofundadas ou de investigação.
Mas o sinal mais eloqüente de que algo grave ocorre na Record foi a exibição, no domingo, 13, de uma reportagem de 39 minutos sobre um fenômeno religioso, encontrado em diferentes práticas neopentecostais, que o “Domingo Espetacular” ironizou chamando de “cai-cai”.
O apelido maldoso deve-se ao fato de que, tocados de leve por um pastor durante os cultos, os fiéis desfalecem, como que por mágica.
Na prática, a reportagem foi um ataque impiedoso aos pastores que fazem apologia desta prática, com o objetivo de alertar eventuais fiéis de que o “cai-cai” é, na verdade, charlatanismo ou obra do demônio. Contrariando uma regra elementar do bom jornalismo, a Record não ouviu nenhuma voz  em defesa dos religiosos atacados ao longo dos intermináveis 39 minutos da matéria.
Dentro da emissora, o ataque ao “cair no espírito”, como também é conhecida a prática, foi visto como uma vitória de setores da Igreja Universal do Reino de Deus que defendem a utilização da Record no ataque aos adversários religiosos e, também, no esforço de recuperar o número de fiéis, que estaria em queda.
A reportagem exibida no “Domingo Espetacular”, de fato, contraria a essência de todo discurso sempre defendido pelos principais nomes da emissora nos últimos anos, de que existe uma separação total entre a IURD e a Record.


Este tem sido o tom das raras manifestações públicas tanto de Edir Macedo, fundador da igreja e presidente da emissora, quanto de seus principais executivos, como Honorilton Gonçalves, vice-presidente artístico e de programação, e Douglas Tavolaro, vice-presidente de jornalismo.
Procurada para comentar a reportagem do “Domingo Espetacular” e a queda a audiência do “Jornal da Record”, a emissora informou que a abordagem sobre o “cair no espírito” foi “jornalística” e que o telejornal  sofre “oscilações” normais no Ibope, mas continua com vice-líder no horário.

  • Carlos
    rawlins, a Record está crescendo e contratando? Aonde, porque faço parte do meio radio e tv e tem um monte de gente sendo dispensada e equipamentos sucateados.
    Vc deve ser mais um que da parte do seu suor aos pastores bonzinhos, que curtem mordomias com a sua grana.
    A IURD e a Record irão ruir assim como foi outros falsos templos que se aproveitaram da palavra para enganar e enrriquecer as custas do ignorancia dos fieis.
  • wanderley
    RODRIGO, lembra quando a record tacava o pal na globo por ela estar for manipulando informação para seu beneficio, ou seja, demorou mas tai . a muito tempo a Record vem utilizando seu espaço jornalistico a seu favor.
  • elidio
    A RECORD é o sonho de consumo de quase todo jornalista, ou seja: Ganha bem, tem uma aura de independente, fica contra a Globo e contra a Igreja Católica ao mesmo tempo. Que beleza….Só que tem que ler a cartilha da IURD do Bispo Edir. Mas isso não é nada, ele paga bem….
  • O bispo enganador já foi indiciado pelo MPF. Quando será que esse falso líder será enquadrado pelo Judiciário, na condição de estelionatário e abusador da boa-fé das pessoas crédulas?
  • Falcon
    Por que será que o Datena ficou pouco tempo em sua volta ???
    Percebeu a barcar , ou melhor arca furada que estava se metendo.
    Bispos e pastores incopetentes no comando , o que pode esperar ? Lixo de programa com certeza
  • Antonio
    Como vcs são ignorantes de acreditar em algo que não existe, a não ser farçantes enganando ao povo tolo para se dar bem durante toda a historia da humanidade.
  • Reinaldo
    Jesus Cristo é o Caminho!
    Edir Macedo (ou Pedir Mais Cedo) é o Pedágio…
  • Pastor Isaías da Pimenta do Reino Universal
    Só tenho a lamentar por tudo isso. Religião não deveria gerar fortunas a enganadores. Vamos todos nos unir à NÃO RELIGIÃO. Todos serão salvos a partir do momento que trabalharem para ganhar seu salário e a estender a mão e ajudar a todos em sua volta. Religião é balela.
  • Blade
    parabéns sr Edir Macedo, além de denegrir a imagem do evangelho, esta usando todos seus recursos possíveis para recuperar seu rebanho que esta diminuindo , diga-se de passagem que atacar irmãos que seguem a mesma fé é algo que não convém com um homem que diz ser ministro de DEUS na terra, mas tudo bem, assim como eu vou prestar contas a DEUS no JUÍZO FINAL, vc também prestara.
  • Gustavo Cruz
    Sou jornalista por formação e gostei muito da matéria veiculada na edição de domingo no “Domingo Espetacular”, por algumas razões. A primeira é que nenhuma emissora brasileira é capaz de fazer matérias mostrando os absurdos que determinadas denominações religiosas cometem na busca incessante por fiéis para aumentar o seu rebanho Infelizmente muitas delas se tornaram verdadeiras empresas que só visam o lucro. Em segundo, as igrejas, templos e salões do reino não costumam recolher impostos em troca de uma prestação de serviços à comunidade, o que não concordo, porque geralmente tais templos não são abertos à comunidade, a não ser que você manifeste a vontade de se converter à religião tal. Outra coisa que me deixa encucado são alguns fatos que acontecem em tais seitas. Por exemplo, os Testemunhas de Jeová costumam defender que um “desassociado”, ou seja, uma pessoa que foi expulsa de seus quadros, seja ignorada pelos fiéis e até por seus familiares caso pratique alguma ação que contrarie as orientações da Torre, a cúpula dessa seita.
  • libni barbosa
    Primeiro parabens pela matéria. Agora é uma vergonha uma afronta a matéria supostamente jornalística da Record. Está ficando pior q a Globo, que nunca deu crédito a movimentos pentencostais mas tb nunca fez tanto esculacho como a dita emissora fez. Foi inescrupuloso, tendenciosa, mas há um interesse muito grande por trás disto. Os seus líderes estão desesperados por está perdendo fiéis.
  • silvio gomes
    vi a reportagem e não gostei nenhum pouco , não teve ninguem da assembleia de deus justificando e acusaram o pastor Silas Malafaia , que tambem não teve seu direito de resposta . ja gostei do Domigo Espetacular , mas nessa reportagem perdeu sua credibilidade .
    podem botar meu -email .
  • Daniel
    Fico feliz com a reportagem do Uol revelando que os fiéis da universal estão diminuindo, isso realmente é uma vitória do cristianismo. Eu acho engraçado é que de todos os processos envolvendo a universal, nenhum deles vai para frente, estão iguais aos processos do Paulo Maluf
  • Reinaldo
    De fato não se deve brincar com o que é serio. naquilo que os que creem em Jesus acreditam : O espirito Santo, propriedade exclusiva de Deus e Consolador fiel. Ele foi liberado sobre a comunidade cristã no começo do cristianismo para o proposito do Reino de Deus. Ele é santo e real, não serve a religião. è o proprio Deus , pai filho e espirito. Calem -se todos diante dele.
    Mas hoje vemos que tudo é vendido como mercadoria barata.
    Deus nos abençõe e proteja deles todos
  • Vanessa
    Realmente pagar o dizimo esta na Biblia e todos deveriam praticar, mas nao da maneira que a universal (com letra minuscula mesmo!) prega. Eu ja fui em cultos la e acho ridiculo pastores ficarem pedindo dinheiro como se estivessem em um leilao, quem da 5, quem da 10, quem 50 e por ai vai. E eles insultam as pessoas q nao o fazem ou q nao dao a quantidade q eles querem. A igreja onde vou, na hora do dizimo o pastor nao fica anunciando como se fosse um leilao.As pessoas dao o dinheiro e ninguem fica olhando ou gritando o quanto voce tem q dar. A universal nao tem direito nenhum de ficar falando mal de outras igrejas, pois o culto muitas vezes parece mais um terrero do q uma igreja! Perdem mais tempo falando de coisas ruins do que de Deus.
  • Claudia Mello
    A bíblia nos alerta que nos fins dos tempos iriam aparecer falsos profetas. Assisti a reportagem e realmente não há nada de bíblico no que nos foi apresentado, assim como não há nada de bíblico na venda de óleos, pedaços de coisas que dizem ser sagradas, coisas essas vendidas pela IURD, a fim de tirar dinheiro dos fiéis. Acho sim que a Record está sendo usada para atacar outras igrejas. A Record precisa lembrar que quando se aponta 1 dedo para o outro, há 4 apontando pra você.
  • Simone
    Pra mim o jornalismo da Record é péssimo, tendencioso, parcial, sem credibilidade. As matérias parecem mais propapaganda institucional da igreja. Não sou de nenhuma dessas igrejas, nem da Universal nem dessas que a Record ataca. Não é por isso que me ofende o jornalismo da Record. Me ofende pq é ruim demais mesmo.
  • á record é simplesmente uma porcaria pois só faz o k o morcegão fala,pois não tem nada de jornalismo e sim,só faz estas reportagem somente pra derriba os seus concorrente.
  • marcos nascimento
    realmente as materias que vcs tem colocado são decepcionante e os comentarios conseguem ser ainda pior. como exemplo posso citar o perrone.
  • Nidia
    Marcelo, naõ foram os católicos que cruxificaram Jesus e sim os poderosos da época com medo de perderem o poder, as riquezas pois Jesus pregava o AMOR.
  • BMR
    R$ aleluia, R$ aaleluia
    R$ aleluia, R$ aaleluia
  • Marcus
    Nenhuma religião deveria obter dinheiro do povo. Se a religião é séria, a ajuda é caridade em forma de doação de alimentos e serviços. NUNCA DINHEIRO. Fora religiões que pedem dinheiro aos fiéis.
  • MIGUEL
    Sr. Ayrton Viana, parabéns pelas suas sábias palavras. PARABÉNS!
  • Cezar
    Recentemente esse mesmo jornalismo fez uma reportagem contra a Verdadeira Igreja de Jesus Cristo,isso é a igreja catolica,e ninguem se manifestou,nem mesmo a igreja catolica,porque já esta acostumada com esses ataques de “pastores”do dinheiro,porem como agora o ataque foi contra os concorrentes ouve ofensas.Espero estar vivo para ver o tombo do golias,ou seja a record há de se afundar mais e mais e cada vez mais,eu nem assisto mais éssa “emissora “do mal. Como pode eles quererem falar mal dos cai cai,se eles fazem a farsa da entrevista com endemoninhado,quem já viu um possesso,sabe muito bem que ele não tem tempo pra dar entrevista,tamanha é a agressividade,mas os capetas do edir sãO MANSOS.uMA EMISSORA QUE SE DIZ EVANGELICA PASSAR UM PROGRAMA IMORAL COMO A FAZENDA,O POVO DEU UMA RESPOSTA PARA ÉSSA DROGA DE EMISSORA.
  • Alexandre
    recópia? já desprogramei no controle remoto faz tempo
  • Marcelo
    O povo brasileiro na sua maioria é ignorante. O Edir Macedo é um vendedor barato de fé fácil. Ele trabalha em áreas em que as pessoas são frágeis, como o lado financeiro, o sentimental e o espiritual, claro que tudo com mentira e muita arrogância.
    O Edir Macedo nada mais é que um falso profeta, como muitos outros arrogantes e soberbos que aparecem na TV aberta. Um dos ensinamentos de Jesus é a Humildade, qual destes pastores são humildes? NENHUM! Quantos vivem o evangelho verdadeiramente? NENHUM! São fariseus! A aparência externa é boa mas por dentro estão podres e vão pagar por isso!
    A Record é uma piada! E seus programas são de péssima qualidade!
  • Beto Lopes
    Quando o ser humano deixar de “terceirizar” a sua fé, padres, pastores, gurus, rabinos não serão mais necessários. Deus não precisa de intermediários para ter acesso a seus filhos e a Religião é coisa dos Homens. Tenho dito!
  • puro_inocente_e_timido
    atençao…aos internautas com a intençao de fazer um bom post eu deixo um conselho(se esse conselho nao for seguido seu post sera prontamente apagado) nunca cite ou relacione de maneira negativa a F.I.E.S.P(federaçao das industrias do estado de sao paulo) em nenhum post desse portal de comunicaçao…mençoes negativas a essa “instituiçao” sao mais do que suficiente para q qualquer post seja apagado (nao importando o quao correto o post seja)
  • desculpem o errinho ai)kk, (certamente)
  • lino
    Vejo varias noticias em varios telejornais mais ao mesmo tempo em que se usa o meio de comunicação próprio para beneficio tambem próprio ja não acho que é certo,concordo em que se liberte a mente de muitos que são enganados por tais coisas , mais sou totalmente contra que se ataque outras que tambem pregam a verdade, pois Deus é um só
  • Anderson Minotoro
    A verdade é…TODO MUNDO QUER DINHEEEIIROOO!!!!!
  • Luis
    É fácil pegar dinheiro dos coitados…guardar uma grande parte…e distribuir umas merrequinhas… e dizer que está fazendo pelo social…acorda gente larga de serem bobos…
  • DEMONIOS CAPETAS
    A RECORD NÃO TERIA CONDIÇÕES DE SER SUCURSAL DA GLOBO!!!!
  • Raimar Bremberger
    E o tonto do Heródoto Barbeiro saiu da CBN e da Cultura e foi se meter com esta gente. Também, nunca mais ouvi falar dele.
  • Artur Jorge
    Estas religiões novas mais iludem do que salvam, a salvação está dentro de nós e não em templos, igrejas e pastores. Quem procura uma religião não tem coração para escutar diretamente a palavra de Deus na sua consciencia.
    Procurem dentro de vós, pratiquem o bem pois de nada adianta ir a religião que for e não praticar a caridade, ser bom e respeitar a humanidade e não só a Deus
  • puro_inocente_e_timido
    Em crise, jornalismo das organizaçoes globo , editora abril e grupo folha de sao paulo sao usados pela F.I.E.S.P para a manutençao da “ordem”(pax empresarial) na sociedade
  • Renato Moretti
    O jornalismo da record é um fiasco, pois oq se anuncia de manhã….se repete em todos os jornais do dia.
    E assim só pode perder audiência.
  • Como pode jornalistas até então serios, se curvarem a uma seita maldita
  • Ex tele expectador
    Enquanto as emissoras e voc~es se degladiam, eu escolho o que quero ver na Internet. É de graça, não tem comercial e não me induzem a crer em nada. VIVA A INTERNET
  • BOSCO
    Tem gente que pensa, já perceberam que o tal programa exibido domingo mal esta trasmitindo noticias e só fala de religião quando não bate na catolica arruma outra igreja para falar e coisa de jornalista pau mandado
  • Ailton S. Oliveira
    Prezados,
    Concordo com Sumaré. Ninguém é obrigado a assistir o que nao lhe agrada, mas tem gente que adora ser enganado. Quando o jornalismo mostra a realidade nua e crua o povo diz que é sensacionalista…. As pessoas estão acostumadas a ser iludidas com reportagens maquiadas, distorcidas e tendenciosas. A emissora A só mostra o que quer e o povinho continua acreditando piamente nela. Todos devem saber de quem estou me referindo.


Comentários