"Face da pobreza no Brasil é negra e feminina", diz presidente Dilma Rousseff

A presidente jusitificou as políticas públicas brasileiras focadas nessas populações
Dilma deixa o hotel, durante o Encontro Iberoamericano de Alto Nível em comemoração ao Ano Internacional dos Afrodescendentes  / Lúcio Távora/Agência a Tarde/AE
A presidente Dilma Rousseff disse neste sábado (19) que a face da pobreza no Brasil é negra e feminina e que por isso os programas de erradicação da miséria no Brasil estão focados nessas populações.
- O combate à pobreza, a geração de empregos e a proteção da saúde materna e infantil também são importantes fatores de inclusão social dos afrodescendentes, até porque, no Brasil a pobreza tem a sua face: negra e feminina e muitas vezes infantil. E resgatar essas populações é o objetivo central do meu governo em continuidade com o governo do presidente Lula.


O discurso de Dilma Rousseff encerrou o Encontro Iberoamericano de Alto Nível em Comemoração ao Ano Internacional dos Afrodescendentes, que acontece no Palácio Rio Branco, em Salvador (BA). Ao falar da face da pobreza no Brasil, a presidente foi além e lembrou que os programas de transferência de renda no Brasil são para as mulheres.
- Tivemos sempre sabedoria de focar nas mulheres das famílias os instrumentos de transmissão de renda. Porque as mulheres tem uma posição em detrimento aos nossos companheiros homens, de que as mulheres são incapazes de receber seus rendimentos e gastá-los no bar da esquina.
Participaram ainda do evento os presidentes do Uruguai, José Mujica, de Cabo Verde, José Carlos Fonseca e da República da Guiné, Alpha Condé, e o vice-presidente da Colômbia, Angelino Garzón, além de autoridades de outros países. O governador da Bahia, Jaques Wagner, também estava no encontro.
Após o encerramento, a presidente Dilma Rousseff seguiu para a foto oficial e para um almoço para as autoridades no Covento do Carmo. Após o almoço, os convidados vão assistir a um show de Gilberto Gil e de Susana Baca, ministra da cultura do Peru e representante do presidente Ollanta Humala no encontro.
R7

Comentários