Filmes retratam o dia a dia e os dilemas da imprensa

O jornalismo e o cinema sempre caminharam juntos. Assim como vários jornalistas já mergulharam nas histórias da sétima arte, alguns diretores retrataram o cotidiano da imprensa e os dilemas enfrentados pelos profissionais.
Com Redford e Hoffman, filme narra o polêmico caso "Watergate"
Baseado numa história real, "Todos os Homens do Presidente" é um dos maiores clássicos que abordam o tema. O filme trata do caso Watergate, que derrubou o presidente norte-americano Richard Nixon. A trama tem foco no trabalho dos repórteres do jornal "Washington Post", Bob Woodward (Robert Redford) e Carl Bernstein (Dustin Hoffman), que tentam desvendar o caso.

Clássico do cinema conta a história de magnata da imprensa
Outra grande de quem se interessa pelo assunto é "Cidadão Kane". Dirigido, roteirizado e protagonizado por Orson Welles, na época com apenas 26 anos, o filme mudou a história da sétima arte por conta de suas inovações, sobretudo nas técnicas narrativas e nos enquadramentos cinematográficos. A produção conta a história de Charles Foster Kane, um menino pobre que acaba se tornando um dos homens mais ricos do mundo. O texto é claramente baseado na vida do magnata norte-americano do jornalismo William Randolph Hearst.
Quem prefere algo mais "light", pode ter uma pequena noção do funcionamento de uma revista em "O Diabo Veste Prada". Ou então, se envolver na cobertura de agitados shows de rock em "Quase Famosos".
Folha.com

Comentários