São Pedro da Aldeia promove o II Prêmio Educação


               
A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria Municipal de Educação, fará a entrega do II Prêmio Educação, que será realizada no dia 23 de novembro, às 20h, no Teatro Municipal Dr. Átila Costa. A solenidade de premiação promete ser uma grande festa, com a presença do Prefeito Carlindo Filho e da Secretária de Educação, professora Alanna Frare, além de diversas autoridades e escolas aldeenses convidadas.


            A grande novidade agora é a regulamentação do Prêmio Anual de Educação pela Lei n° 2.337, de 19 de setembro de 2011. A nova Lei institui que apenas os docentes em exercício na Rede Municipal de Ensino possam participar do concurso, estabelece regras para participação e ainda estipula valores para premiação. Com a aprovação da Lei, o Prêmio Educação deverá ser realizado todos os anos, conforme os critérios pré-estabelecidos. De acordo com o prefeito Carlindo Filho o intuito é garantir que essa conquista dos professores seja mantida. “O Prêmio Educação é um sucesso e um sonho realizado, em que nossos alunos e professores são os principais beneficiados. O cumprimento da Lei será sempre um ganho enorme para o município aldeense”, afirma o prefeito. 
            O concurso, que seleciona projetos pedagógicos desenvolvidos nas escolas por professores da Rede Municipal de Ensino durante todo o ano letivo, atende quatro níveis de Ensino: Categoria 1: Educação Infantil; categoria 2: 1º segmento do Ensino Fundamental; categoria 3: 2º segmento do Ensino Fundamental e categoria 4: Educação de Jovens e Adultos.
            Foram, ao todo, 48 projetos inscritos e 44 classificados. Os temas foram bastante variados: projetos que trabalhavam com obras de escritores, projetos de música, leitura, poesia, diversidade cultural, meio ambiente, matemática, entre outros.   A Escola que mais participou com projetos foi a E. M. Francisco Paes de Carvalho Filho. Ela possui 10 professores inscritos.
            Para julgar os projetos, a Secretaria Municipal de Educação contou com uma equipe de profissionais de Ensino, de fora da Rede Municipal de Educação de São Pedro da Aldeia, para que não fosse caracterizado nenhum tipo de envolvimento com os professores participantes.
De acordo com o Subsecretário de Educação, professor Gelson Luiz de Oliveira, o elevado número de inscritos e, principalmente, a qualidade dos projetos foi surpreendente. “Os projetos são de qualidade excelente, foram bem elaborados e pertinentes. Tudo isso só reafirma a qualidade do Ensino em toda a Rede Municipal Aldeense”, conclui o subsecretário que aproveita para agradecer o envolvimento dos professores que atuam na Educação de Jovens e Adultos. “No ano passado, nós não tivemos a participação dos professores da EJA e agora são quatro projetos concorrendo. Esse fato nos deixa bastante felizes. Esperamos que o número de projetos inscritos cresça sempre mais”, completa.
            Os professores responsáveis pelos projetos selecionados de cada categoria serão contemplados com premiação individual em dinheiro e a escola também será beneficiada com prêmio coletivo. 

Comentários