
Valor corresponde apenas à compra das mercadorias do estoque
inicial
Camila de
Oliveira
Popular, acessível e atraente a
todos os tipos de clientela, as lojas de R$ 1,99 podem ser uma excelente opção
para quem sonha com o próprio negócio. Com um investimento inicial de
R$ 40 mil, é possível entrar no setor que movimenta cerca de R$ 8 bilhões
por ano e emprega mais de 400 mil pessoas. No quadro abaixo, acompanhe todas as
orientações dos especialistas para ter sucesso no novo negócio.
O valor é referente apenas ao
estoque inicial de uma loja pequena, de 50 m² a 60 m² de área destinada à circulação dos
clientes. O investimento de R$ 40 mil também não considera despesas com o
administrativo, infraestrutura e equipe, diz Eduardo Todres, diretor da Feira R$
1 a R$ 99
e empresário do setor.
Ele afirma que, apesar do nome R$
1,99 ter continuado “quase como uma grife”, esses estabelecimentos viraram
lojas de conveniência, voltados principalmente às utilidades domésticas – é ali
que a dona de casa encontra desde o descascador de legumes ao vaso mais bonito
da sua sala.
Aberta há 11 anos, a primeira loja
do país com produtos a menos de R$ 2 foi inaugurada na cidade de Camboriú, em Santa Catarina. De
lá para cá, o crescimento do setor foi de 60% no país e hoje os negócios deste
tipo estão espalhados por todo o Brasil, sendo a maior concentração no Sul e
Sudeste.
Fernando Utramari, 28 anos, é
um dos proprietários do ramo. Ele deixou o emprego na Câmara Municipal de
Suzano, no interior de São Paulo, onde ganhava R$ 1.600 por mês para abrir a
sua loja há seis anos. Hoje, ele se prepara para abrir a segunda filial e diz
faturar, em média, R $
7.000 líquidos.
- Vi uma oportunidade para ter a
minha própria empresa e, apesar de ter que trabalhar muito mais, ganho mais
também.
Investimento
Os R$ 60 mil iniciais devem ser
investidos na compra de pelo menos 600 itens diferentes, sendo 60% voltados às
utilidades domésticas como produtos para casa – vidros, plásticos e todo tipo
de utensílios para cozinha, principalmente.
Brinquedos, acessórios, ferramentas, objetos de decoração e produtos de época
(Natal, Festa Junina, Dia das Crianças, volta às aulas) devem completar o
estoque.
É importante pensar em reposição
neste tipo de negócio e não fazer um estoque muito grande logo de início,
orienta Eduardo Todres. O proprietário só conhecerá o perfil dos seus clientes
depois de meses ou mais.
- Nem sempre um produto que vende
bem em uma região é parâmetro para outra. O lucro nessas lojas é por
quantidade, devido aos preços baixos. O segredo está em girar muito rápido e
vender volumes grandes de cada item oferecido.
Um bom ponto é um dos segredos do
negócio. Nada de pensar em shopping – lojas de R$ 1,99 devem ser na rua, de
preferência em um local onde passa muita gente em frente sempre. E
nada de aceitar cartão – como os preços são baixos, cada centavo é importante
para o lucro final.
Para enxergar o retorno do
capital investido na montagem, é preciso esperar um ano, aproximadamente. Esse
é o tempo previsto também para conhecer a sobrevivência do negócio.
Perfil do consumidor
Mais de 70% das vendas são para a
baixa renda. No entanto, cada vez mais os consumidores das classes mais altas
têm procurado as lojas de R$ 1,99 em busca de produtos baratos de qualidade e
com design interessante. Objetos de decoração são o grande foco desse público.
Com a criação de quase 5
milhões de empregos com carteira assinada nos últimos dois anos no país,
consequentemente, também foram atraídos mais cinco milhões de consumidores
para o setor, afirma Todres.
Inauguração
O momento de inauguração também pode
definir o sucesso do seu negócio. A melhor data para abrir as portas, segundo
os especialistas da área, é em setembro.
Um mês antes do Dia das Crianças é
possível começar com calma, aproveitar a data para baixar o estoque de
brinquedos e, ainda, faturar com as festas de final de ano, que representam 30%
do faturamento anual.
Fornecedores
Informação é essencial para conhecer
os melhores fornecedores e negociar cada centavo. A maior parte dos produtos é
de importados. Mesmo assim, a alta do dólar não deve comprometer o setor,
afirma Todres.
- Enquanto a moeda [norte-americana]
permanecer abaixo de R$ 2, a
área não terá consequências.
Além do site
da Feira R$ 1 a R$ 99, o novo empreendedor deve visitar
outras lojas, sondar a concorrência e buscar novidades sempre, já que esse é um
comércio que segue a moda atual.
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