Deixe a ceia de natal mais saborosa com rabanada e pudim de pão


Chef Renato Lobato ensina as duas receitas natalinas. 
Ele sugere frutas secas, castanhas e condimentos para dar toque especial.



No clima de natal, o chef Renato Lobato ensina receitas de sobremesas para servir na ceia. A primeira é um pudim de pão. Para dar um toque especial, ele acrescenta frutas cristalizadas e sugere variações com damasco e castanhas.
O chef também ensina o preparo da rabanada. “A rabanada é um prato clássico do natal, não pode faltar nas melhores mesas”, disse. Ingredientes simples deixam o pão amanhecido com um sabor muito apreciado nas festas natalinas. “É fácil e delicioso”, garante. Para finalizar, Lobato revela um segredinho: usar condimentos, como noz-moscada e pimenta-do-reino.
 Pudim de pão
Ingredientes
3 pães amanhecidos
8 colheres de sopa de açúcar refinado ou cristal
3 ovos pequenos (ou 2 grandes)
½ xícara de frutas cristalizadas
500 ml de leite

Calda
1 xícara de açúcar refinado
1 xícara de água
Preparo da calda
Para fazer a calda de caramelo, coloque o açúcar na panela e leve ao fogo. O segredo da calda, segundo o chef, é não misturar com colher. Quando começar a caramelizar na lateral, balance a panela para misturar. Quando a calda começar a escurecer, abaixe o fogo para não queimar.
Assim que o açúcar estiver completamente derretido, acrescente a xícara de água e mantenha no fogo até conseguir o ponto de fio. Para saber o ponto ideal, faça o teste com uma espátula. Desligue o fogo e pegue um pouco da calda, deixando escorrer. Ela deve cair em forma de fio e se quebrar. Reserve.
Preparo do pudim
Coloque no liquidificador o pão em pedaços, as colheres de açúcar, os ovos e o leite. Bata até ficar homogêneo, por cerca de um minuto e meio.
Montagem
Use uma forma própria para pudim, com furo no centro. A forma deve ser untada com manteiga. Coloque as frutas cristalizadas no fundo e cubra com calda de caramelo. Como a calda ainda está quente, despeje a mistura do pudim começando pelo centro da forma e bem devagar.

Coloque o restante das frutas cristalizadas para finalizar. Cubra com papel alumínio e leve ao forno em banho-maria. O tempo de cozimento é de 35 a 40 minutos a 180 graus. Para saber se está no ponto, espete com uma faca, que deve sair limpa.

Guarde o pudim na geladeira por duas horas para esfriar. A receita deve ser desenformada fria. Solte o pudim da forma com a ajuda de uma faca e dê uma balançada. Use uma travessa e sirva. Dica do chef: as frutas cristalizadas podem ser substituídas por damasco, nozes ou avelã.
Rabanada
Ingredientes
4 pães amanhecidos e cortados em tiras
2 ovos
1 xícara de leite
1 xícara de leite condensado (ou 4 colheres de sopa de açúcar refinado)
Açúcar refinado a gosto
Canela em pó a gosto

Preparo

Misture o leite com o leite condensado. Acrescente uma pitada de canela. Reserve. Bata os ovos em outro recipiente e reserve. Prepare-se para fritar as rabanadas. Primeiro passe as rodelas de pão na mistura de leite, leite condensado e canela; em seguida, mergulhe no ovo batido e, por último, frite no óleo quente até dourar. Retire e coloque em um papel absorvente. Passe a rabanada na mistura de açúcar com canela. Repita o processo com cada fatia de pão.

Dica do chef: As tiras de pão devem ter aproximadamente um dedo de espessura. O açúcar que finaliza a rabanada pode ser misturado com cardamomo ou cravo em pó no lugar da canela. Outra seugestão é misturar canela, açúcar, uma pitadinha de pimenta-do-reino e noz-moscada. “Dá um sabor, fica um rabanada completamente diferente e deliciosa”, disse.

Comentários