Frase do dia

“O amor é tudo”
(Jesus Cristo)







sábado, 5 de março de 2011

Direitos Humanos

Conselho muda termos para se referir a pessoas com deficiência


O Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência alterou o regimento interno para mudar a nomenclatura de alguns de seus termos. A resolução foi publicada no Diário Oficial da União. De acordo com a resolução, o termo "pessoas portadoras de deficiência" será substituído por "pessoas com deficiência".
O nome da Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República terá suprimido o termo "especial", ficando então Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. O secretário de Direitos Humanos será chamado de ministro-chefe da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. A Coordenadoria Nacional para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência será Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência. A Política Nacional para Integração
da Pessoa Portadora de Deficiência será Política Nacional para Inclusão da Pessoa com Deficiência.



Opinião
*Marcos Passos
Bravo! Já estava passando da hora de darem o exemplo. Mas, ainda temos, nós pessoas com Deficiência, que manter nossa posição e sempre "bater na mesma tecla" alertando e orientando para a comunicação correta dos termos. Aqui na minha cidade e estado a coisa é séria. Os erros na grafia dos termos são gritantes.
Pessoas, jornalistas, entidades, leis com erros, carteiras de passes com erros, etc, etc, etc, e também, o que é pior, muitas Pessoas com Deficiência também usam termos inadequados.
No Brasil é raro encontrar notícias escritas com os termos corretos como vocês poderão ver logo adiante. Confio no poder da mídia! Exato. Se a mídia - jornais, TV, rádios, sites, começarem a comunicar em seus meios os termos corretos é meio caminho andado. Se você jornalista for comunicar algo referente às Pessoas com Deficiência escreva os termos corretos. E se você receber o texto pronto revise-o e altere os termos se necessário. São vários termos, mas o que mais me preocupa é o uso e o dar ênfase ao termo “deficiente". Como exemplo: "Rosinha da Adefal e Romário assumem Frente de Defesa dos Direitos dos Deficientes". "Governo desenvolve
políticas Públicas para Deficientes", e por aí vai. Ora o termo "deficiente" destaca déficit, a falta de algo. Pelo amor de Deus vamos dar ênfase à Pessoa e não a sua condição!
Sempre destaco em minhas atividades: "Toda e qualquer Política Pública e ações destinadas as Pessoas com Deficiência são em sua essência, historicamente infrutíferas, porque ela de fato, não rompeu com a subalternidade do ser. Serão milhares e valiosas ações, mas o "ser" se mantém subalterno. E os termos errados, foram justamente perpetuados na história para isso: para subalternizar o "ser" das Pessoas com Deficiência".
Sempre que temos oportunidade afirmamos ser cego. Deficiente visual é todo aquele que usa óculos de grau, ou tem algum tipo de deficiência visual, que nem o uso de óculos corrige.
Pior que "pessoa portadora de deficiência visual", é "pessoa portadora de necessidades especiais".
Contamos com o apoio da mídia para mudar.
Eu não sou portador de cegueira. Sou cego. Eu porto documentos, bengala, livros, mala, (às vezes dinheiro) etc... qualquer coisa que possamos carregar, transportar.


* Presidente da AMAC
Vencedor do Prêmio Betinho Atitude Cidadã 2010

Ocorrência policial

Estelionatária é presa em Búzios

Agentes da 127.ª DP prenderam neste sábado, Alice Conrado Godefroid de Almeida, 29 anos, acusada de cometer estelionato em diversas lojas já neste início de carnaval em Búzios, além de recuperar um veículo furtado no último dia 2.
O prejuízo nos 13 cheques emitidos pela presa em diversos estabelecimentos já chega a mais de R$ 15.000,00, entre roupas, estadia em pousadas dentre outros.
Segundo o delegado Mário Lamblet, Alice, no dia 16 de fevereiro subtraiu a própria filha de 8 anos, da Sra. Ana Maria Godefroid de Almeida, mãe de Alice e avó da criança, a qual tem a guarda legal da menor. Alice teria dopado a própria mãe e roubado o carro dela.
- No último dia 2, chegou a um lava-jato na Barra da Tijuca utilizando o carro subtraído da mãe, e veio a cometer um novo delito, quando subtraiu de outro veículo mediante fraude, se fazendo passar como a esposa do dono do veículo. No interior do mesmo, Alice encontrou dois talonários de cheque e já em Búzios passou a emiti-los fraudulentamente.
Alice foi detida pelos policiais civis e encaminhada à delegacia, onde foi presa em flagrante por estelionato e subtração de incapazes, sendo constatado que a presa já responde a vários inquéritos policiais por estelionato, e teria sido presa em flagrante por furto anteriormente.
- Estaremos chamando outras vítimas para prestarem esclarecimentos, já que ainda existem outros cheques emitido. Também estaremos enviando cópia do flagrante para as Delegacias da Barra da Tijuca (16ªDP) e Recreio dos Bandeirantes (42ª DP), para que às autoridades policias daquelas unidades continuem nas investigações que deram origem ao fato, disse o delegado Mário Lamblet.






Dia Internacional da Mulher

Elas vão detonar

Boa tarde!
Para comemorar o “Dia Internacional da Mulher”(8), o governo federal começou a divulgar esta semana campanha publicitária. As peças de comunicação, que incluem TV, rádio, internet, revistas e cartazes, foram criadas para elevar o sentimento de autoestima da mulher, destacando suas conquistas, seu potencial, sua capacidade e sua força transformadora. A campanha fica no ar até o fim de março.
“Quando as mulheres transformam a sua história, o Brasil inteiro se transforma com elas,” diz.
A campanha deste ano se reveste com um enfoque bem especial, já que é o primeiro ano da presidenta Dilma Rousseff no mais alto cargo do país. Tomando este e tantos outros exemplos espalhados Brasil afora, a mulher é posicionada como protagonista de suas conquistas e do exercício dos seus direitos.
“Ela ainda não sabe, mas o que realmente importa é que no Brasil de hoje ela tem a oportunidade de ser o que quiser”, destaca.
As peças de comunicação também reforçam o papel da mulher como agente transformador no processo de desenvolvimento econômico e social do país, já que representa a maior parte da população, 41% da força de trabalho, e chefia cerca de 35% das famílias.
Dentro desse tema tão importante, a Visão La Flora está entrevistando dezenas de mulheres deste País, de origens, etnias, profissões e opiniões diferentes, justamente para que você entenda um pouco mais o nosso universo e o que pensamos, objetivamos e lutamos.
Em breve!
Tenha paciência...
Flora

DESFILE DOS BLOCOS DE CABO FRIO

ED. FÍSICA
SAÍDA: sábado, dia 5, às 15h – Concentração às 13h no quiosque Costa do Sol, seguindo pela Avenida Litorânea até o retorno da Praça das Águas, voltando em direção a Vila Nova até o retorno em frente ao Quiosque do Bacalhau e voltando ao ponto inicial para encerramento do desfile.
QUE MERDA É ESSA?
SAÍDA: sábado dias 5, às 13h – Concentração às 11h na Trav. Fernandes com Major Belegard, seguindo pela Av. Assunção em direção ao centro, contornando a Praça Dom Pedro II (trecho pequeno em contra mão), seguindo pela Rua 13 de Novembro, onde finalizará seu desfile em frente ao Colégio Estadual Miguel Couto.
ACADEMICOS DE CABO FRIO
SAÍDA: Sábado e terça-feira, dias 5 e 8, às 15h e às 18h, respectivamente. Concentração com duas horas de antecedência ao horário de início do desfile na Praça Vovó Zélia (bairro Parque Burle). Trajeto: Rua Budapeste, passando pelas ruas Canaveral, Copenhague, entrando na Av. Joaquim Nogueira para pegar a Rua Estocolmo, Rua Budapeste retornando até a Praça Vovó Zélia para dispersão.
C F ZONE FOLIA
SAÍDA: Sábado, dia 5, às 16h. Concentração a partir das 13h na Av. Litorânea, de onde segue pela orla da Praia do Forte até o quiosque Sol a Sol.
NUCEP
SAÍDA: sábado, dia 5, às 19h - Concentração a partir das 17h na Rua Luis Feliciano Cardoso (no bairro Praia do Siqueira), passando pela Rua Roberto Silveira, retornando para a rua de partida, esquina com a Rua Alzira Ramalho.
AZUL E BRANCO
SAÍDA: sábado, dia 5, às 20h. - Concentração às 18h30 na Av. Lecy Gomes da Costa (em frente ao Clube São Cristóvão), passando pela Av. Joaquim Nogueira, Rua Francisco Vasconcelos, Expedicionários da Pátria e retornando à Av. Lecy Gomes da Costa.
OH SORTE
SAÍDA: sábado, dia 5, às 20h – Concentração às 17h na quadra de esportes da Passagem, na Av. do Contorno, passando pela Praia do forte até o primeiro retorno após a Duna Boa Vista (Duna preta).
CARNAGAY
SAÍDA: sábado, dia 5, às 17h –Concentração em frente ao quiosque Bambu e Bacalhau, saindo pela Av. do Contorno, passando pela orla e com dispersão na Duna Boa Vista (Duna preta).
EVIDENCE
SAÍDA: Sábado, dia 5, às 11h - Concentração às 13h na quadra de esportes da Passagem. Trajeto: Av. do Contorno, Orla da Praia do Forte até o primeiro retorno após a Duna Boa Vista (Duna preta).
AMIGOS PARA SEMPRES
SAÍDA (Concentra, mas não sai): Sábado, domingo, segunda e terça-feira, dias 5, 6, 7 e 8.Concentra a partir das 17h na Rua Marcílio Dias, no bairro Caiçara.
RISCO
SAÍDA: domingo, dia 6, às 11h, e terça-feira dia 8, às 18h. Av. Luis Feliciano Cardoso, Agastão Ramalho, Osvaldo Cândido Vieira, saindo novamente na Luis Feliciano Cardoso, Praia do Siqueira.
GAIVOTAS DAS DUNAS
SAÍDA: Dia 6, às 14h30min – concentração a partir das 12h30min, em frente ao número 82, da Rua das Dunas, passando pela Rua das Dunas no trecho da praia. Foguete.
BOI DA BARRA
SAÍDA: domingo e terça-feira, dias 6 e 8, às 16h –Concentração às 13h na Av. Almirante Barroso (Canto do Forte, em frente ao bar do Edu). Trajeto do domingo: Av. do contorno em direção à Praça das Águas, finalizando na Praça do Turismo. Trajeto de terça-feira: Av. do Contorno em direção à Praça das águas, retornando em frente à Duna Boa Vista para finalizar o desfile no local de saída.
SEM BARREIRA
SAÍDA: domingo, às 17h30minConcentração às 16h30min, na Rua Japão (bairro Caiçara). Trajeto: Sai da Rua Japão, passando pela Rua Grécia, Av. Joaquim Nogueira, Rua Cecília, Rua França e retorna ao local de saída.
DAS DAMAS
SAÍDA: domingo e terça-feira, dias 6 e 8, às 17h e às 18h, respectivamente –Concentração a partir das 15h na Rua Meira Júnior (na quadra da Vermelho e Branco), passando pela Rua Antônio Feliciano deAlmeida, seguindo pela Av. do Contorno até a Praça das Águas, finalizando na Praça do Turismo.
AFOXÉ ILÊ OBÁ
SAIDA: domingo, às 19h –Concentração na esquina da Rua Ézio Cardoso da Fonseca com a Estrada de Búzios (no bairro Jardim Esperança), seguindo até o final desta rua e retornando pela mesma até o local da concentração.
PARÓKIA
SAÍDA: domingo e terça-feira, dias 6 e 8, às 15h.Domingo: Concentração a partir das 12h na Rua Jorge Lóssio, no trecho compreendido entre a Av. Nilo Peçanha e a Av. Feliciano de Almeida. Trajeto do desfile: Jorge Lóssio, Francisco Mendes, Rui Barbosa, Nilo Peçanha e retornando à Rua Jorge Lóssio para finalização do desfile.Terça feira: Concentra a partir das 12h na Rua Jorge Lóssio e não sai.
JACUBA
SAÍDA: domingo, às 19h – Concentração às 17h na rua Cel. Mário Quintanilha (bairro Vila Nova), esquina com a Rua Alex Novelino, passando pelas ruas Jorge Lóssio, Nicanor Pereira, Gustavo Beranger, retornando à Rua Cel. Mário Quintanilha.
ALCOOLÂNCIA
SAÍDA: domingo e segunda-feira, dias 6 e 7, às 19h –Concentração às 16h, em frente ao nº 990, da Rua Expedicionário da Pátria, passando pelas ruas Lecy Gomes da Costa, Av. Bispo Almir dos Santos, indo até o final desta, contornando e voltando pela mesma, pegando as ruas Visconde do Rio Branco, Francisco Vasconcellos, Expedicionários da Pátria, Lecy Gomes da Costa e dispersando na Praça de São Cristóvão.
PEROÍSO
SAÍDA: segunda e terça feira, dias 7 e 8 –Segunda-feira, sai às 16h30min e concentração a partir das 14h30min, na Rua do Moinho (em frente ao Mercado Tucano). Terça-feira, dia 08/03, sai às 21h, da Rua do Moinho, entrando à esquerda na Rua dos Pescadores, seguindo até a orla do Peró, passando pela Av. dos Namorados, descendo à esquerda da Rua Aqualung e encerrando na Praça do Moinho.
COSTELA
SAÍDA: segunda-feira, dia 7, às 19h - Rua 13 de Novembro, Av. do Contorno, Ismar Gomes retornando ao local de saída.
TEM TUDO
SAÍDA: segunda-feira, dia 7, às 16h –Concentração a partir das 14h, na Praça Santos Anjos Custódios (bairro Palmeiras). Trajeto: Segue pela Av. Vitor Rocha, Av. Poeta Victorino Carriço, Rua Porto Alegre, Travessa Curitiba, Rua Olinda, Irmã Josefina da Veiga, Av. Vitor Rocha, voltando ao ponto de partida para dispersão.
ACADÊMICOS DA PRAIA DO SIQUEIRA
SAÍDA: Segunda-feira, às 17h -Concentração a partir das 15h na Rua Irmã Josefina da Veiga, saindo pelas redondezas da mesma.
ZOEIRA
SAIDA: segunda-feira, às 17h –Concentração às 15h na Rua Alex Novelino (bairro Vila Nova), passando pelas ruas Jorge Lóssio, Nicanor Pereira Couto, Gustavo Beranger, retornando a Alex Novelino, seguindo até a Praia do Forte, onde encerra o desfile em frente aos quiosques.
DEIXA ARDER
SAÍDA: segunda-feira, às 19h –Concentração às 16h na Rua Fagundes Varella (bairro São Cristóvão), passando pelas Ruas Manoel José de Carvalho, Expedicionários da Pátria, Av. Lecy Gomes da Costa, retornando pelas mesmas até o ponto de partida.
CELEBRIDADE DA FOLIA
SAÍDA: segunda-feira, às 14h –Concentração às 11h na Praça do Itajuru, passando pelo Largo Santo Antônio, Rua Silva Jardim, Av. Teixeira e Souza, 13 de Novembro até a Praia do Forte, Av. do Contorno em direção à Secretaria de Turismo.
BOMBA
SAÍDA: terça-feira, dia 8, às 13h – Concentração a partir das 12h na Praça do Itajuru, passando pelo Largo Santo Antônio, Rua Silva Jardim, Av. Teixeira e Souza, 13 de Novembro até a Praia do Forte, seguindo pela Av. do Contorno até os quiosques em frente à Secretaria de Turismo.
FAMÍLIA É MOLE, MAS É MEU...
SAÍDA: terça-feira, às 16h - Concentração no Quiosque do Chopão, saindo pela Av. do Contorno, passando pela Orla da Praia do Forte até a Duna Boa Vista, onde fará sua dispersão.
RALA OVO
SAÍDA: terça-feira, às 20h – Concentração a partir das 18h em frente ao Clube São Cristóvão. Trajeto: segue pela Av. Lecy Gomes da Costa, Av. Joaquim Nogueira, Rua Francisco Vasconcellos, Rua Visconde do Rio Branco, voltando pela Lecy Gomes da Costa e finalizando o desfile em frente ao ponto de partida.
NA HORA H
SAÍDA: terça-feira, às 16h – Concentração a partir das 15h na Rua Elói Chaves, seguindo pelas ruas Porto Alegre e Vitória, na Praia das Palmeiras.
RABO DE FOGUETE
SAÍDA: Quarta-feira de cinzas, às 16h –Concentração às 14h na Rua da Restinga (bairro Foguete). Trajeto: Rua da Restinga, Rua Coqueiro, Rua Badejo, Rua Planetário, retornando à Rua da Restinga para dispersão
QUEM MANDA É O CARA
SAÍDA: quarta-feira, às 17h–Concentração a partir das 16h na esquina das ruas Paes de Abreu com a Av. Júlia Kubitschek, saindo pelo sentido inverso do fluxo de automóveis (contra-mão), indo até a Rua Alex Novelino, quando fará o trajeto no fluxo dos automóveis, seguindo até a Praia do Forte, pela Av. do Contorno, fazendo sua dispersão em frente à Praça de Turismo.
OS PIRATAS
SAÍDA: quarta-feira, às 19h – Concentração a partir das 17h na quadra de esportes da Passagem, na Av. do Contorno, seguindo em direção à Praia do Forte, fazendo o primeiro retorno em frente à Duna Boa Vista e retornando ao ponto de partida.
TRAZ AMOR
SAÍDA: pós carnaval dia 11, às 18h - Concentração às 16h na Av. Litorânea, desfilando pela Orla da Praia do Forte até o quiosque Sol a Sol.
SAFADO É O CARA
SAÍDA: sexta-feira, dia 11, às 19h30min –Concentração a partir das 17h na quadra de esportes do bairro Vila Nova, seguindo sentido Praia do Forte, retornando antes da Praça das Águas para o local de saída.
QUERO MAIS
SAÍDA: Sábado, pós carnaval, dia 12, às 15h –Concentração a partir das 12h na quadra de esportes da Passagem. Trajeto: Segue pela Av. do Contorno, sentido Orla da Praia do Forte, até o primeiro quiosque (Quiosque Chopão), onde finaliza o desfile
UNIÃO DO ARRASTÃO
SAÍDA: dia 12, às 20h - Concentração às 17h na Praça Major Terra (bairro Gamboa). Trajeto: segue pela Rua José Rodrigues Povoas, pegando a Rua Daldivino José Rodrigues, parte da Rua Jorge Veiga, entrando na Rua Virgílio José Rodrigues e retornando até o local de saída.
OS ATRASADOS
SAÍDA: domingo pós carnaval, dia 13, às 15h –Concentração a partir das 13h na Rua Maestro Brás F. Guimarães (bairro Morubá), seguindo pela Av. Teixeira e Souza, entrando na Rua Alex Novelino, retornando pela Rua Jorge Lóssio até o local de saída.

Golpes e fraudes


Quadrilhas utilizam nome de Cartórios de Protesto para aplicar golpes
Golpistas entram em contato informando que existem títulos protestados e solicitam depósito em conta corrente. Essa prática não é efetuada por Tabeliães.

Quadrilhas de estelionatários passando-se por funcionários de Cartórios de Protesto têm aplicado um golpe que está se tornando cada vez mais freqüente no Estado de São Paulo. A fraude consiste em efetuar uma série de contatos telefônicos informando que existem títulos protestados em cartórios e solicitando que seja feito pagamento através de depósito bancário. Esta prática não é adotada pelos Cartórios de Protesto.
O 1º Tabelião de Notas e Protesto de Barueri tem recebido - em média - o contato telefônico de 30 pessoas que diariamente ligam solicitando informações de protestos falsos e requerendo dados sobre a veracidade da cobrança.
Outra fraude consiste quando há contato via fax ou e-mail informando a existência de títulos protestados. Como no contato telefônico, trata-se de golpe, pois não são características de notificação de Tabelião de Protesto. Em todos os casos, não deve ser efetuado qualquer tipo de pagamento e a mensagem, em caso de e-mail, deve ser apagada por se tratar de falso contato. Na maioria dos casos, os estelionatários telefonam para pessoas físicas ou empresas informando que estas possuem títulos protestados em cartório de protesto. Os fraudadores costumam informar os dados corretos da vítima e em qual Tabelião o título está protestado; porém, informam um número de telefone para confirmação da existência dos débitos que não pertence ao cartório. Quando o alvo escolhido entra em contato com através do referido telefone, um membro da quadrilha confirma os débitos inexistentes e informa o número de uma conta bancária em que deve ser efetuado o depósito para “limpar o nome” da vítima.
Esta prática é totalmente diversa dos procedimentos de um Cartório de Protesto. Na verdade, ao receber um título para protesto, primeiramente o Tabelião o qualifica para apurar se o documento de dívida é verdadeiro e se as informações nele contidas são verídicas, atendo-se apenas aos aspectos formais. O devedor então é intimado através de carta registrada – com aviso de recebimento (AR), por edital ou por meio de mensageiro do próprio Tabelião e jamais através de contato telefônico. Eventuais telefonemas feitos pelo cartório têm apenas a finalidade de confirmar endereços para fazer chegar a intimação ao devedor. Se não houver pagamento da dívida dentro do prazo legal, o título é protestado. Importante salientar que o pagamento de títulos apontados para protesto só pode ser realizado na própria sede do Cartório de Protesto, não podendo haver depósito bancário diretamente na conta do Tabelião.

Bastidores da Imprensa

Meia Hora São Paulo é extinto e empresa demite dez profissionais

O jornal popular Meia Hora, do grupo Ejesa (dona de O Dia, Brasil Econômico, Meia Hora-RJ e Marca Br), saiu de circulação em São Paulo. O veículo, que faz sucesso no Rio de Janeiro, não engrenou na capital paulista. A redação na cidade, que contava com dez profissionais, foi extinta. No entanto, o jornal continua no Rio de Janeiro. Segundo um repórter do veículo, os jornalistas foram dispensados na sexta-feira (4). A empresa alegou aos profissionais que o fechamento da redação foi uma decisão administrativa.“A Ejesa deixa de publicar o Meia Hora em São Paulo para concentrar seus investimentos no fortalecimento de seus cinco títulos, tanto nas versões impressas como nas plataformas digitais: Brasil Econômico, O Dia, Marca Brasil (edições do Rio e de São Paulo) e Meia Hora (edição Rio de Janeiro)”, anunciou a empresa em comunicado oficial. Em São Paulo, o veículo foi lançado em julho de 2010, e vendido por R$ 0,50, mesmo valor que é comercializado no Rio de Janeiro. Na capital fluminense, o jornal fechou 2010 como o sétimo mais lido do País, com média de 157.654 mil exemplares diários, mas o mesmo não aconteceu em São Paulo.
Dois meses e 216 demissões
Em apenas dois meses, desde o começo do ano, o Brasil registrou 216 demissões no jornalismo. No começo de fevereiro foram 150 dispensas na TV Cultura, seguidas por 22 no jornal O Estado de S.Paulo, duas no UOL, 32 no Grupo Abril e dez no Meia Hora.

Ocorrências policiais


Polícia apreende maconha e cocaína em operação na Região dos Lagos
Policiais da 126ª DP (Cabo Frio) apreenderam, ontem (3), 50 trouxinhas de maconha e 84 cápsulas de cocaína durante uma operação realizada na Região dos Lagos. O material foi encontrado na Estrada Velha de Búzios, na Boca do Mato, no município de Cabo Frio.

sexta-feira, 4 de março de 2011

RIO



Delação premiada para servidores públicos pela primeira vez no país

O governador Sérgio Cabral vai enviar, nesta semana, para a Alerj, o projeto de lei que cria a delação premiada para os servidores públicos do Estado, que é uma iniciativa inédita no Brasil. O objetivo é combater a corrupção e agilizar a quebra de estruturas ilícitas que venham a existir na polícia. O projeto ainda vai permitir que o indiciado possa colaborar valendo-se dos benefícios de punição menos grave, desde que apresente provas significativas ou novos cúmplices, diferente do que acontece atualmente, já que a pena varia de advertência até demissão, ou mesmo cassação da aposentadoria."Um servidor que esteja acusado ou indiciado em algum processo administrativo e disciplinar, se apresentar provas novas, consistentes, e que sejam aceitas pela comissão que faz o processo administrativo, pode ter a pena diminuída para uma pena de outra natureza. O fato de ter cometido um ilícito não significa que ela não possa se arrepender e se regenerar", disse o secretário-chefe da Casa Civil, Regis Fichter.

Bastidores da Imprensa

Sônia Abrão critica Ana Maria Braga e jornalista do R7 compara as apresentadoras


Após a apresentadora do "A Tarde é Sua" (Rede TV!), Sônia Abrão, ter criticado Ana Maria Braga, do "Mais Você" (TV Globo), nesta quinta-feira (3/3), foi a vez da blogueira do R7 Fabíola Reipert, que comparou as duas apresentadoras pelo sensacionalismo das atrações.
De acordo com a jornalista do portal de notícia e entretenimento da Rede Record, nos dois programas, o sensacionalismo está predominando sobre as pautas. "Ana Maria, quem diria, virou a Sônia Abrão…" é o título dado ao texto de Fabíola."Com uma coisa a Rede TV! não precisa se preocupar. Se um dia a Sônia Abrão pegar um resfriado, perder a voz ou precisar viajar, a substituta tem nome e sobrenome: Ana Maria Braga. É claro que a Globo precisaria autorizar, mas isso é só um detalhe", afirmou a jornalista, em seu blog.
A critica feita por Fabíola ao "Mais Você" e à apresentadora Ana Maria Braga se deve ao fato de na edição de ontem do programa da Globo, o principal assunto abordado ter sido o caso de Lavínia, menina de seis anos que foi morta pela amante de seu pai, em Duque de Caxias (município da Grande Rio)."O importante é que a loira das manhãs globais demonstrou ter diploma com louvor na escola Sônia Abrão de exploração de tragédias. O 'trabalho de conclusão de curso' da Ana Maria foi apresentado (...) com o trágico caso da pequena Lavínia", disse Fabíola. A jornalista do R7 ainda comentou que a companheira do Louro José "usou o programa quase todo para explorar a tragédia e (tentar) subir no Ibope".

GLS


“Carnagay” homenageia mulheres poderosas

O tradicional bloco GLS de Cabo Frio, o Carnagay, desfila no dia 5 (sábado de carnaval), na Praia do Forte, principal cartão postal da Região dos Lagos.
Segundo informações do grupo, a abertura do carnaval da cidade promete ser muito irreverente esse ano. Será preparada uma super homenagem com arco-íris e purpurina às mulheres poderosas.
Com a proximidade do Dia Internacional da Mulher (8), o abadá será estampado com a imagem de Dilma Rousseff, quando foi presa na ditadura militar.
O enredo desse ano será: “Mulher é babado!”, numa alusão ao espaço que as mulheres estão conquistando a cada dia.
O Carnagay faz o diferencial do carnaval da cidade, pois além de ser voltado para comunidade homossexual, a folia é embalada pela música eletrônica de quatro Dj’s, que mixam de Lady Gaga ao Adoniran Barbosa.
A concentração será a partir das 13h, na Praia do Forte, na altura da Rua Aléxis Novellino, tradicional point GLS da Região dos Lagos.
O folião que adquirir o abadá, além de levar a camiseta com a foto de Dilma, ainda tem direito a consumir cerveja na concentração e a participar da Festa “After Carnagay” após as 23h, no Pub Barril 2000, espaço da galera colorida.

Informações (22) 9263-4339// (22) 9829-2524; 92189332
E-mail: carnagaycf@gmail.com ,carnagay@hotmail.com.br

Carnaval

Ordem das escolas de samba do Rio de Janeiro

O carnaval carioca é um verdadeiro espetáculo, onde as escolas de samba em dois dias pelo grupo especial enfeitam a grande Sapucaí com suas cores, alegorias, muito samba no pé, alas, mestre-sala e porta bandeira, bateria e todos os demais quesitos que formam uma escola de samba, desfilando aos olhos do público na arquibancada e principalmente sob olhar atento dos jurados, além dos espectadores que assistem em casa através da televisão.
Devido haver muita gente no país inteiro e também no mundo que acompanham os desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro através da Rede Globo de televisão, muita gente quer saber a ordem oficial dos desfiles das escolas, pois cada um tem a sua preferida e não quer perder, ainda mais que este ano teremos algumas escolas que foram prejudicadas com o imenso incêndio na cidade de samba, então veremos o esforço e a força de vontade destas escolas para fazer bonito na Sapucaí.
Algumas regras foram alteradas e modificadas devido ao incidente que afetou algumas escolas que tiveram muitas fantasias, alegorias e muito material totalmente destruídos pelo fogo que invadiu os barracões, onde nenhuma escola será rebaixada para o grupo de acesso neste ano de 2011, e os desfiles acontecerão apenas para não deixar morrer esta magia tão linda que é o carnaval carioca, pois seria muita injustiça penalizar as escolas que com certeza terão desfalques importante na hora do desfile, pois o incêndio aconteceu a pouco menos de um mês para o início do carnaval.
Confira a ordem oficial dos desfiles das escolas de samba cariocas em 2011:
Domingo, dia 6:
São Clemente
Imperatriz Leopoldinense
Portela
Unidos da Tijuca
Vila Isabel
Estação Primeira de Mangueira
Segunda feira, dia 7:
União da Ilha
Salgueiro
Mocidade Independente de Padre Miguel
Acadêmicos do Grande Rio
Porto da Pedra
Beija Flor de Nilópolis
Se você vai estar presente na Sapucaí ou assistindo de casa não importa, o que importa é que você não pode perder estes grandes espetáculos das escolas de samba do Rio de Janeiro.

Dicas

Melhores livros para se ler

Praticar o hábito da leitura é algo extremamente importante na vida de cada um de nós, uma vez que assim como nosso corpo necessita de exercícios para funcionar corretamente e ter um condicionamento melhor, assim também é nosso cérebro e nossa leitura, que precisam de estímulo também, ou seja, ler também é um exercício e que faz muito bem para nossa mente.
É através da leitura que podemos conhecer mundos diferentes, novos personagens,
viajar por um universo inexplorável, conhecer novas palavras, novos termos, tomar conhecimento de algo que não sabíamos, viajar nas mais diversas histórias de amor, paixão, traição, suspense, drama, enfim, é verdadeiramente um universo todo que só quem tem o hábito de ler pode explorar, e tudo está a algumas páginas de distância de você.
Existe uma infinidade de livros à sua disposição, basta você escolher algum do seu gênero preferido e omeça
aprendizados de vida, enriquecimento do vocabulário, ou seja, ler só irá acrescentar na sua vida. Caso você tente ler e perceba que sua vista fica cansada ou irritada, procure então um oftalmologista, você poderá estar precisando de um par de óculos para leitura, o que irá tirar toda essa irritação ao ler.
Se você procura a indicação de um bom livro para começar a ler e viajar num mundo novo, onde o que fala mais alto é sua imaginação, então nós do Guia Dicas separamos alguns bons títulos de livros, para você poder entrar num ambiente novo, adquirir conhecimento,
aprender com a leitura e consequentemente exercitar o seu cérebro a ficar mais forte e rápido.
Confira aqui 10 bons livros que com certeza vale a pena você ler:
Guerra e paz, do autor Leon Tolsoi
Ulisses, do autor James Joyce
O ladrão de raios, do autor Rick Riordan
Eclipse, da autora Stephenie Meyes
Série de livros Harry Potter, da autora Joanne Rowling
Bíblia Sagrada, escrita pelo povo do antigo testamento e pelos evangelistas.
Romeu e Julieta, do autor William Shakespeare
Hamlet, do autor Willian Shakespeare
O caçador de pipas, do autor Khaled Hosseini
O Monge e o Executivo, do autor James C. Hunter
Agora basta escolher aquele que melhor lhe agrada pelo nome e iniciar sua leitura, você verá que vale muito a pena sempre ter a companhia de um bom livro, seja na cabeceira de sua cama ou então dentro de sua bolsa de trabalho, nas horas vagas como na hora de pegar o transporte coletivo pra casa, na hora de ir para o trabalho e também antes de dormir, a leitura é um excelente estimulante para o sono também.

Carnaval

Disque 100 para denúncias contra violência sexual de crianças e adolescentes
A ligação é gratuita e a identidade de quem denuncia será preservada. Desde 1º de março, o Disque 100 funciona 24 horas por dia
As ações de enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes continuam.Neste Carnaval, governos, organismos nacionais e internacionais, em conjunto com a sociedade, participam de campanha lançada em fevereiro de 2011 e que permanecerá durante todo o ano, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).Na avaliação da secretária nacional de Assistência Social do MDS, Denise Colin, a realização da Campanha Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes traz para a pauta de discussões do Governo Federal e da sociedade a identificação de que ainda há violência contra meninos e meninas no Brasil. “A ideia é discutir a responsabilização de todos, debater dinâmicas de prevenção e ofertas de serviços especializados”, afirma. Denise Colin acrescenta que o objetivo é dar visibilidade ao problema e chamar a atenção de toda a sociedade e das fam ílias, para superar, juntamente com o Estado brasileiro, o fenômeno “que infringe absolutamente todos os direitos de crianças e adolescentes e os princípios constitucionais do Brasil”.Em todo o País, há cerca de 2 mil Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas) que funcionam com recursos do MDS. Nessas unidades públicas, há serviços especializados destinados a famílias e indivíduos em situação de ameaça ou violação de direitos (violência física, psicológica, sexual, tráfico de pessoas, cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto, entre outras).
Carnaval –A campanha nacional estará presente em blocos carnavalescos e nos aeroportos de 17 capitais: Belém, Belo Horizonte, Brasília, Cuiabá, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, João Pessoa, Manaus, Natal, Porto Alegre, Porto Velho, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, São Paulo e Vitória. O conceito da campanha é “Tem coisas que não dá para fingir que não vê. Violência sexual contra crianças e adolescentes é crime. Denuncie. A bola está com você”. O símbolo da campanha deste ano é uma grande bola amarela, pintada com bolas mais claras e um borrão vermelho, representando a sociedade em torno do problema que precisa ser enfrentado por toda a sociedade, em ação conjunto para reduzir a incidência – que aumenta em períodos festivos – de casos de violência sexual contra crianças e adolescentes. De acordo com a Secretaria de Direitos Humanos, serão distribuídas peças com a arte da campanha, que também e stará presente em espaços de rádio, televisão e mídia impressa, divulgando o Disque Direitos Humanos (Disque 100), serviço gratuito que já funciona 24 horas por dia, sete dias por semana. As denúncias também podem ser feitas pelo site www.disque100.gov.br ou pelo endereço eletrônico mailto:disquedenuncia@sedh.gov.br.%0DEntre maio de 2003 e dezembro de 2010, o Disque 100 já fez cerca de 2,5 milhões atendimentos e encaminhou mais de 145 mil denúncias de todo o País, atendendo 89% dos municípios brasileiros.

Carnaval

Folia Legal flagra irregulares na Região dos Lagos

Ainda dentro dos preparativos da frota de transporte intermunicipal para atender o aumento da demanda no período de Carnaval, a operação Folia Legal do Departamento de Transportes Rodoviários (Detro) esteve, na quarta-feira (2), na Região dos Lagos onde 13 veículos particulares foram apreendidos, depois de flagrados atuando em lotadas. Já na Região Metropolitana, 12 vans foram apreendidas nas operações realizadas em vários bairros do Rio e na Baixada Fluminense.Os fiscais do Detro montaram uma operação surpresa em municípios da Região dos Lagos, em função de denúncias de que seria grande o número de veículos irregulares atuando no transporte de passageiros naquela área. A fiscalização esteve em Búzios, Cabo Frio, Araruama e Unamar, sendo que as apreensões aconteceram nessas duas últimas localidades, onde 13 carros de passeio – sete em Araruama e seis em Unamar – foram flagrados operando no sistema de lotada.– Todos nós sabemos que a Região dos Lagos é o principal destino daqueles que costumam viajar no período do Carnaval. O trânsito nesses municípios costuma ficar bastante complicado nesta época e a proliferação do transporte irregular, além de expor a vida dos passageiros a riscos, é fator que compromete em muito a fluidez do tráfego. Diante do grande número de denúncias de que o número de piratas atuando no transporte de passageiros teria aumentado na região, promovemos esta operação especial para por fim a esta prática de uma vez por todas - afirmou Rogério Onofre, presidente do Detro.
Região Metropolitana- Em paralelo à operação realizada na Região dos Lagos, o Detro manteve suas ações na Região Metropolitana, onde 12 vans piratas foram flagradas no transporte ilegal de passageiros nos bairros de Bonsucesso, Jacarepaguá e Del Castilho, no Rio, e nos municípios de Nova Iguaçu e Magé, na Baixada Fluminense.

ENTREVISTA COM CORONEL LYRIO



Búzios quer desafogar o transito no carnaval

Reportagem: Telma Flora


A Secretaria de Ordem Pública de Búzios, comandada pelo coronel Rodolpho Lyrio, está com um esquema para desafogar o trânsito no centro da cidade. A Operação Carnaval já está funcionando, mas segundo o secretário não haverá grandes mudanças durante o feriadão.
Em entrevista a Visão La Flora, o Coronel Lyrio destaca que a Ordem Pública também tem realizado diversas operações nas praias de Búzios desde o início do ano. Já foram alvo de ações surpresa praias como Geribá, João Fernandinho, Tartaruga, Praia Brava, entre outras, de onde foram retiradas um grande volume de material, entre cadeiras, mesas e guardas sol.
Qual será a operação Carnaval para desafogar o transito no centro de Búzios?
Teremos esquema de trânsito diferenciado no Largo do Ceceu. Os veículos que vierem da Rasa para o Centro seguirão sem obstáculos causados por veículos que costumavam sair da rua do mercado Princesa e pegavam a principal pela contra-mão afim de retornarem no Largo em direção ao Rio. Agora, a rua do mercado só dará mão para dentro do bairro e todo o local estará sinalizado, mostrando como sair de Geribá e se dirigir ao centro ou voltar para o RJ. Tais modificações serão definitivas.
Haverá grandes mudanças?
Não. Só no domingo de Carnaval, em razão do desfile do Bloco Cachaça no Bule, o trânsito estará fluindo em apenas uma faixa de rolamento da Av Bento Ribeiro Dantas, em sistema de pare-siga, das 14 às 22hs, do Restaurante Cilicos até o Largo Ceceu.
As ruas e avenidas serão monitoradas?
Apenas por equipes motorizadas - motos e veículos de supervisão.
Haverá proibições de estacionar em determinados locais? Será sinalizado?
As principais ruas da cidade já estão plaqueadas convenientemente, bem como os acessos às praias de Geribá e João Fernandes.
O projeto Cuca Fresca, serviço de identificação de crianças continua em todas as praias por todo o verão?
Apenas na praia de Geribá.
Este trabalho é realizado com crianças de qual faixa etária? Qual o objetivo?
Crianças até 12 anos. O objetivo é evitar o transtorno de desaparecimento das mesmas.
Há um plantão de guardas municipais nas praias? Até que horas?
Os agentes de postura permanecem até o por do sol.
A operação surpresa de apreensão de mesas, cadeiras e guardas sol fixados de forma irregular na faixa de areia das praias vai continuar neste carnaval?
Não há operação surpresa. Nosso trabalho é diário e ocorre durante o ano todo. Nossa cidade tem movimento de turismo todos os dias, mesmo no inverno. O que acontece é que reforçamos os efetivos durante a alta temporada.
Qual é a reação dos quiosqueiros e barraqueiros? de resistência ou pacífica?
Alguns entendem e colaboram com o ordenamento, mas muitos resistem.
Porque essa operação é realizada sem aviso prévio aos comerciantes que estão cometendo estas irregularidades?
Eles sabem que há operação todos os dias.
Ao todo, quantos fiscais participam desta operação?
Na alta temporada, 60 agentes e na baixa, 30.
O que mais dificulta a ação dos agentes junto aos comerciantes?
A desobediência às orientações.
Qual o número de jogos que cada quiosque pode utilizar?
Depende da praia. É tudo em função do tamanho da faixa de areia.
E quanto a cobrança de consumação mínima nas praias?
Será fiscalizado e temos placas orientando os consumidores sobre a proibição.
Qual é a penalidade para quem for flagrado desobedecendo às regras?
Apreensão de material e em casos de ocorrência de crime contra o consumidor, condução para a delegacia.
Haverá também uma fiscalização nas praias quanto a poluição sonora provocada por veículos particulares e até quiosques?
O efetivo escalado pode agir em qualquer situação
Cobrar pelo estacionamento nas ruas de Búzios é permitido?
Não
A Operação “Flanelinha”, trabalho que consiste na repressão ao serviço de guarda irregular de carros, vem sendo mantida?
Sim, porém com dificuldades porque são muitos pontos críticos. Mas, isto vai acabar, pois estamos em vias de começar a exploração por empresa especializada.
Como é realizado este trabalho?
Todos os nossos veículos de supervisão estão orientados a coibir a prática.
Esta operação se estende as praias e bairros?
Sim
Quem está autorizado a cobrar estacionamento na cidade?
Hoje, ninguém, mas já teremos firma vencedora de licitação atuando em breve.
Qual a penalidade para quem insistir na prática ilegal ou para os reincidentes?
Podem responder por extorsão ou constrangimento, ou ainda exercício irregular de profissão.
Quando alguém ver algum flanelinha cobrando estacionamento, o que deve fazer? Estacionar normalmente e ligar para 199.
E o setor de transporte alternativo da cidade? Há uma fiscalização para que o serviço melhore para o usuário?
Sim. Já estamos nos preparando para agendar vistorias nos veículos para exigir melhores condições de segurança e conforto.
Eles respeitam as gratuidades?
Sim. Caso contrário, o fato deverá ser denunciado aqui na ordem pública

Acidentes no Carnaval

Vítimas de trânsito podem solicitar o Seguro DPVAT

Com a chegada do feriado prolongado do carnaval aumenta o número de acidentes nas estradas e nas rodovias do país, quando há uma maior circulação de veículos. As vítimas de trânsito, sejam motoristas, passageiros ou pedestres, estão cobertas pelo Seguro DPVAT com indenizações nos casos de morte, invalidez permanente e reembolso de despesas médicas e hospitalares (DAMS). O Seguro DPVAT é um seguro de caráter social que indeniza vítimas de acidentes de trânsito sem apuração de culpa em qualquer parte do território nacional. O prazo para o pedido da indenização é de 3 anos, a contar da data do acidente.
Segundo o diretor presidente da Seguradora Líder DPVAT, Ricardo Xavier, o procedimento para o recebimento do seguro pelas vítimas de trânsito é simples e não necessita de intermediários para dar entrada no pedido de indenização. “Ninguém melhor que o próprio cidadão para preservar seus direitos. Há seguradoras em todo o Brasil para receber as vítimas de trânsito. Basta apresentar os documentos na seguradora escolhida no prazo de três anos a contar da data da ocorrência do acidente,” afirma.
No site oficial www.dpvatseguro.com.br tem a relação completa dos pontos de atendimento. O pagamento das indenizações é feito, diretamente na conta corrente ou de poupança da vítima ou de seus beneficiários, em até 30 dias da apresentação de toda a documentação necessária.
O valor da indenização é de R$ 13.500 no caso de morte e de até R$ 13.500 nos casos de invalidez permanente, variando conforme o grau da invalidez, e de até R$ 2.700 em reembolso de despesas médicas e hospitalares comprovadas.

Carnaval

Projeto Rio Marchinhas, patrocinado pela Petrobras, homenageia as mulheres

As ministras Iriny Lopes, da Secretaria Especial de Política para Mulheres, e Maria do Rosário, da Secretaria Especial de Direitos Humanos, estarão no Rio, hoje, para as comemorações do centenário do Dia Internacional da Mulher, patrocinado pela Petrobras. Elas abrem, ao lado da diretora de Gás e Energia da Petrobras, Graça Foster, o projeto "Rio Marchinhas", nos Arcos da Lapa, que homenageará Tia Ciata, baiana que transformou sua casa, na Praça Onze, em ponto de encontro de sambistas no final do séc XIX e início do séc XX.
O projeto faz uma homenagem às mulheres cantoras do mundo do samba, com shows de Dona Ivone Lara, Teresa Cristina, Áurea Martins e Mulheres de Chico. O evento é aberto ao público e também terá atrações como os blocos Boitatá, Céu na Terra e Bangalafumenga e o grupo Casuarina, entre os dias 4 e 8 de março, das 17h às 23h.
O bloco Rio Maracatu abre as festividades hoje, às 18h, com o ritmo pernambucano. Em seguida, Teresa Cristina canta clássicos de grandes escolas como Portela, Mangueira e União da Ilha, além de marchinhas. Encerrando a noite, o grupo Mulheres de Chico faz uma releitura do universo musical de Chico Buarque em diversos ritmos.
No dia 5 de março é a vez do bloco Carioca da Gema, comandado por Paulão Sete Cordas em homenagem a Nelson Cavaquinho. Logo mais, sobe ao palco o Casuarina, com clássicos do samba e canções próprias. No dia seguinte, passam pelo projeto o bloco Sereno da Madrugada, Céu na Terra, a Banda Fundição e a Orquestra Republicana, com repertório de samba e choro. No dia 7 de março, a programação conta com o Choro na Feira, o Bloco da Ansiedade, tocando frevo, o Songoro Cosongo, de sotaque latino, e o Bangalafumenga, com releituras de clássicos da MPB.
Na terça-feira, dia 8 de março, que marca o centenário do Dia Internacional da Mulher, a festa começa novamente com o Choro na Feira, seguido pelo bloco infantil Zoobloco, ao som de clássicos de “A arca de Noé” e de “Os saltimbancos”. Para encerrar o projeto, o Cordão do Boitatá faz uma homenagem especial às mulheres com as participações de Dona Ivone Lara e Áurea Martins.

Cursos

Comunique-se oferece cursos de comunicação em formato In Company

Voltado para o treinamento de equipes de comunicação corporativa, o Comunique-se oferece à empresas cursos com ênfase em técnicas de comunicação, gestão no ramo corporativo e conteúdo focado na especialização em redes sociais, planejando a inserção ou comportamento da sua empresa no Twitter, Facebook e outras redes.Os Cursos In Company, organizados pelo Comunique-se desde 2004, buscam aprimorar o conhecimento e prática dos profissionais de comunicação em torno das necessidades de cada empresa em seu segmento de atuação. Visite a página In Company do Comunique-se e informe-se a respeito do programa de aulas.

REPORTAGEM

É hora de cair na folia
Procura por fantasias para o Carnaval ainda é grande
Ainda tem gente comprando fantasias e adereços de última hora. Nas lojas e no meio das ruas de Cabo Frio, os vendedores estão lucrando. As máscaras de políticos e monstros como em todos os anos fazem muito sucesso e tem boa saída. Mas há opções para todos os gostos e preços. Com R$ 30,00 dá para se fantasiar de pirata e com um pouco mais de noiva.
- Vai ser o carnaval das cabeleiras rosas-choque, amarelas, vermelhas e verdes-limão – aposta Rosangela Freire, funcionária de uma loja especializada no centro da cidade.
Faltando praticamente horas para o Carnaval, as lojas de fantasias estão lotadas. Segundo uma estimativa da CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas), o movimento do setor aumentou em cerca 80%.
- Para nós o Carnaval é uma época em que mais lucramos. Desde o início dessa semana que a correria aumentou. A cada dia a loja tem ficado mais e mais lotada, e graças a Deus, o nosso lucro está cada vez mais - disse a proprietária de uma loja de fantasias no centro, Rosana Borges.
Odalisca, princesa, Sininho, Minie, Branca de Neve, mulher-gato, são fantasias para meninas que vão de R416 a R$ 100. As preferidas dos meninos são as de super-heróis como Batman, Homem-aranha, Bem 10, Naruto, Fantasma e Cavaleiros do Zodíaco, na mesma faixa de preço das meninas. Além dessas, adereços como máscaras, chapéus, colar havaiano, perucas e plumas também são as mais vendidas.
- Geralmente as pessoas procuram uma fantasia que mais se identificam, e que fique bem no corpo. As mulheres sempre procuram as mais sensuais, e os homens, as mais engraçadas. Para a criançada tem de todos os gostos, tudo para que eles possam se divertir bem à vontade - afirmou a gerente de uma das lojas visitadas pela nossa reportagem, Virgínia Moura.
Por conta de uma festa a fantasia na Escola Municipal Antonio da Cunha Azevedo, os pais de alunos ficaram durante todo o dia de ontem (3), escolhendo a fantasia de seus pimpolhos. A professora Roselandia Barbosa, do Porto do Carro, levou seus filhos Álvaro e Artur, de 11 anos, que apesar de gêmeos não concordavam em vestir a mesma fantasia.
http://3.bp.blogspot.com/-z8iP_iAKT28/TXFB34-8djI/AAAAAAAAAGo/_DOApCZpz0E/s1600/DSC02506.JPG
- Eles gostam dos personagens de desenhos animados, como Homem-aranha, Ben 10, Naruto, por exemplo, e o valor delas, dentro do salário da gente, ta salgado – explica a mãe adiantando que vai dar um jeito porque é um evento na escola e as crianças merecem.
- Estou tentando convencê-los a comprar as que estão com os preços mais acessíveis, mas ta difícil e eles é que vão acabar me convencendo – disse.
Encontramos outra professora, mãe de Haldrei de 11 anos, Ralph, de 10 anos e Artur de 8 anos, na mesma loja comprando fantasias e adereços para a mesma festa. Hingrid Quintes, moradora do Algodoal estava escolhendo a fantasia para a filha (Haldrei), uma sainha preta de bolinhas com corpete e um chapéu rosa, por R$ 25,00.
http://1.bp.blogspot.com/-R8Zhey3zhg8/TXFB4My94eI/AAAAAAAAAGw/1dWBnjU-gss/s1600/DSC02507.JPG
- Sou de pesquisar antes de comprar, mas não estou tendo tempo e acredito que o preço está razoável por produtos que vão durar. Já para os meninos, acho caro porque o Ralph tem preferência por máscaras de monstros e o Artur quer levar um martelo de plastico, quer dizer, isto não dura nada.
Também encontramos o artista plástico Carlos Ribeiro e sua esposa Denísia Jacinto a procura de fantasias para saírem nos blocos de Cabo Frio.
http://3.bp.blogspot.com/-8GjsC0PYPmc/TXFB4pKlEjI/AAAAAAAAAG4/sq7Jm7SvNIo/s1600/DSC02512.JPG
- Eu vou de peruquinha do mengão e colares coloridos e ele de moicano e máscara. Estamos com 15 pessoas do Rio em nossa casa e costumamos seguir todos os blocos que passam pela orla da Praia do Forte – comemorou Denísia.
O casal de autônomos do Rio, Patrícia Lopes e Marcelo Simões estavam com a sobrinha, Tiffanny, de 10 anos, a procura de novidades para o Carnaval.
- Estamos hospedados no Peró com nossa família. Em comparação aos preços dos adereços no Rio, aqui em Cabo Frio está bem mais caro, mas a princípio vou levar uma máscara para mim e para a Tiffanny e ele uma peruca loura – disse Patrícia.
http://1.bp.blogspot.com/-mzBr6dqy3n4/TXFB5IHRWgI/AAAAAAAAAHI/3uClGc6bZ_8/s1600/DSC02518.JPG
Enquanto procurava sua fantasia para o baile, Breno Azalim, de 12 anos, tratou de colocar uma peruca de moicano e foi aprovado pelos pais, Cristina e Ivan, moradores do Braga.
- Ele gosta de se fantasiar e nós gostamos de vê-lo feliz. Vamos passar o Carnaval trabalhando na praia, vendendo pizza, num carrinho ambulante – informou Ivan.
No centro de Cabo Frio, muita gente ainda está à procura de um acessório. Um chapéu custa entre R$2 a R$20, e as máscaras dependendo do personagem, pode custar até 45,00, como a de um gorila. A tradicional roupa ultra-colorida nunca vai sair da moda da folia. “Tão procurando muita blusinha, shortinho colorido, sainha. Muito show aqui”, comenta a vendedora Maria Rita.
Alguns dos entrevistados disseram que não vão deixar de brincar nesse carnaval, com fantasia ou não. Afinal, são matinês, festas de escolas, festas à fantasia, blocos de carnavais e os desfiles das escolas de samba, eventos que movimentam a semana da folia anual.

ARRAIAL DO CABO


Tudo pronto para a folia


A Prefeitura de Arraial do Cabo, através da Secretaria de Turismo, preparou uma agenda especial para os foliões, inclusive, para a garotada. A festa vai acontecer em vários pontos da cidade – Praia Grande, Prainha, Praça do Cova, Praça Victorino Carriço e nos Distritos de Monte Alto e Figueira.
A abertura oficial do Carnaval 2011 será na sexta-feira, dia 4, na Praia dos Anjos, onde um palco de 10x8 foi montado. E, a partir das 22h, quem dá a largada inicial será o cantor e compositor Max Prates e a bateria do Mestre Rui. No sábado, dia 5, entra em cena a Orquestra Voadora. No domingo, Batuque 18 vai levar os foliões ao delírio com muito axé. Já na segunda-feira, dia 7, quem sobe ao palco é o grupo Balancê e, para encerrar o carnaval o grupo Egon. Todos os dias, antes e depois dos shows, haverá música eletrônica que começa às 21h e só termina às 3h30.
Mas, para que a festa de Momo seja ainda melhor, a Prefeitura Municipal já preparou uma mega operação que envolve as Secretarias do Ambiente, Turismo, Ordem Pública, Saúde, Procuradoria, Comunicação e Conselho Tutelar, tudo para garantir a segurança, a limpeza, a ordem na cidade e oferecer o melhor do carnaval de Arraial do Cabo.
Nas areias da Praia dos Anjos uma estrutura com palco para apresentação das bandas e DJs já foi montada. E os foliões poderão utilizar os 20 banheiros químicos que foram colocados no local e ainda comprar bebidas e comidas nas 26 barracas que foram montadas para venda e comercialização dos produtos.
O carnaval também promete agitar os Distritos de Monte Alto e Figueira. Em Monte Alto, o “point” será na praça principal, com um palco para apresentação dos shows, e ainda 7 barracas para comercialização de comidas e bebidas e 6 banheiros químicos. No sábado, quem se apresenta é Zé Garoto; no domingo, Egon; na segunda-feira Zé Garoto; e no último dia, a Banda Balancê. Mas, os DJs começam a agitar os foliões a partir das 21h.
Já em Figueira, o palco de 7x6 será montado na praia, no final da Rua das Palmas e contará também com shows, além de 10 barracas e 6 banheiros químicos. Os shows começam a partir das 21h com DJs. No sábado, dia 5 a banda Balancê; no domingo será a vez do Zé Garoto; na segunda-feira, Egon; e na terça-feira, dia 8, Zé Garoto.
A prefeitura se preocupou também em dar suporte aos blocos de arrastão, por isso, três Trios Elétricos irão percorrer as principais avenidas da cidade. Um trio vai atender aos Distritos de Monte Alto e Figueira e dois em Arraial do Cabo.
Para a garotada haverá matinê nos dias 06, 07 e 08 (domingo, segunda e terça-feira), na Praça Vitorino Carriço, próximo ao Sindicato da Álcalis, a partir das 18h. O Baile Infantil será animado pela Banda Tropical. No local, um palco para apresentação da banda e 4 banheiros químicos, além de um esquema de segurança com guardas municipais e policiais militares.
E, na Praça do Cova, tradicional ponto de encontro de pessoas de todas as idades, nos dias 04, 05, 06, 07, 08 (sexta, sábado, domingo, segunda e terça-feira) haverá também a concentração de alguns blocos de arrastão, sempre a partir das 18h.



Cabo Frio


Escolas de samba e blocos de arrastão são as principais atrações no Carnaval

Cabo Frio deve receber, neste período, segundo assessoria de Comunicação da prefeitura, cerca de 800 mil foliões que vêm de diversos estados do Brasil e até de outros países, principalmente da América do Sul. O carnaval, que começa oficialmente nesta sexta-feira, dia 4 de março, contará com o desfile de 15 escolas de samba, divididas nos grupos da Comunidade, Acesso e Especial. Os mais de 40 blocos de arrastão, que já estão realizando seus ensaios, não param na quarta-feira de cinzas: vão se estender até o dia 13 de março.
O responsável por inaugurar oficialmente o carnaval de rua em Cabo Frio, este ano, foi o bloco a Nova Banda da Cidade, que ganhou as ruas no dia 20 de fevereiro. O encerramento será feito pelo bloco Os Atrasados, que sairá na tarde do dia 13 de março.
Já as escolas começam os desfiles nesta sexta-feira, dia 4 de março, às 21h, com o grupo da Comunidade. A agremiação Cabeçorra se apresenta na Avenida do Contorno, no bairro Vila Nova com o enredo “Todo menino é um rei, mas despertei”, e a Arrastão da GB desfila pela Rua José Rodrigues Povoas, no bairro Gamboa, com o enredo “Sete cores da alegria, refletidas em folia, o Arrastão conta um pouco do arco-íris e sua magia”.
No sábado, dia 5, no mesmo horário, será a vez das escolas do Grupo de Acesso entrarem na avenida da Morada do Samba. São elas: Acadêmicos do Jardim Esperança, com o enredo “Baila Comigo”; União dos Bairros, com o enredo “A União dos Bairros vem quebrar o coco nos quadris das havaianas! Tire o coco do coqueiro e se delicie com esse fruto gostoso faceiro”; Unidos do Aquárius com o enredo “Fevereiro”; a Renascer de Cabo Frio, com o enredo “Ele é seu Zé, negro do pé derramado; quem quiser brigar com ele ou tá doido ou tá danado!”; e a Vermelho e Branco, com o enredo “Diáspora africana, Cabo Frio, paraíso da raça humana”.
No domingo, dia 6, desfilarão as escolas do Grupo Especial: Acadêmicos de Tamoios, que contará “Desbravando fronteiras, acumulando riquezas, o mundo a conquistar, piratas do mar”; Paz e Harmonia, com o enredo “Cabo Frio, uma história cantada diferente”; Flor da Passagem, com o enredo “Essência, o mágico cheiro do carnaval”; Império de Cabo Frio, com o enredo “Sou rico de alegria, pois hoje é carnaval, e a Império vem contar tudo que gira em torno do capital”.
Na segunda-feira, dia 7, continua o desfile das escolas do Grupo Especial: Unidos da Esperança, com o enredo “A esperança é a última que morre”; Sol a Sol, com o enredo “A Viagem”; a Em Cima da Hora, com o enredo “Decifra-me que te devoro, a Em Cima da Hora é uma Loucura”; e a Antiga Abissínia, com o enredo “Abissínia canta Búzios, encantos e magias, paraíso de amor”.
Os portões com acesso às arquibancadas da Morada do Samba serão abertos às 19h em todos os dias de desfile.

Em defesa do diploma


FENAJ convoca caravana a Brasília
Em comunicado enviado na quinta-feira, 3, aos Sindicatos, diretores da FENAJ, Comissão Nacional de Ética e coordenadores nacionais e estaduais da Campanha em Defesa do Diploma, a Executiva da FENAJ convocou uma caravana a Brasília nos dias 23 a 25 de março, para ampliar o movimento de sensibilização junto a parlamentares e entidades da sociedade civil pela aprovação das PECs do Diploma. No dia 26, também no Distrito Federal, haverá reunião do Conselho de Representantes da FENAJ. A agenda de mobilizações pelas PECs do Diploma em Brasília inclui visitas a deputados e senadores no dia 23 de março, a entidades, instituições e personalidades nos dias 24 e 25 para consolidação do movimento e a reunião do Conselho de Representantes – com delegados dos 31 Sindicatos de Jornalistas – no dia 26. Na reunião do Conselho, além da prestação de contas da FENAJ relativa a 2010, também serão apreciados o plano de lutas para 2011 e o encaminhamento de resoluções do 34º Congresso Nacional dos Jornalistas, realizado em Porto Alegre, em agosto passado.Conforme orientações anteriores, a Executiva e o GT Coordenação Nacional da Campanha pelo Diploma também lembram que em todos estados deve-se dar continuidade à busca e confirmação do apoio dos parlamentares às PECs do Diploma, bem como repassar à FENAJ dados relativos à tendência de voto dos senadores e deputados para atualização do “placar” que consta no site da Federação. A movimentação deve ser fortalecida, ainda, com a busca de apoio junto a universidades, professores, estudantes e outros segmentos, entidades, instituições nos diversos estados e regiões. O objetivo é, além de ampliar pela base a sensibilização de parlamentares, preparar uma grande movimentação nacional em defesa do diploma já marcada para 7 de abril, Dia do Jornalista.

Búzios

Rede hoteleira está com 90% de ocupação para o carnaval
A partir desta sexta-feira (4), a rede hoteleira de Búzios começa a receber turistas para o carnaval, uma das festas populares mais animadas e representativas do mundo. Cerca de 90% dos em torno de 350 hotéis e pousadas da cidade já estão ocupados, segundo Thomas Weber, presidente da Associação de Hotéis de Búzios – AHB.
A expectativa da secretaria de Turismo de Búzios é de que 300 mil turistas passem o feriado no balneário. Para garantir a segurança dos moradores e turistas, a prefeitura montou um esquema especial de carnaval que começa nesta sexta-feira e só termina na quarta-feira de cinzas, dia 09.

Arraial do Cabo

Ponto facultativo para segunda-feira de carnaval
O prefeito de Arraial do Cabo, Wanderson Cardoso de Brito, acaba de decretar ponto facultativo para esta segunda-feira (7), véspera de carnaval. Mas, os serviços essenciais do município, como Saúde, Serviços Públicos e Ordem Pública, estarão funcionando normalmente. O expediente volta ao normal na quarta-feira (9), a partir das 13h.

Votações das MPs

Câmara só voltará a votar depois do Carnaval

As votações das MPs (medidas provisórias) que estão trancando a pauta da Câmara dos Deputados só serão retomadas na primeira semana depois do Carnaval. O líder do governo na Casa, Cândido Vaccarezza (PT-SP), negou que haja qualquer problema com o adiamento dos trabalhos.- Não conheço nenhum parlamento no mundo que tem uma festa dessa [o Carnaval] e que funcione.Quanto a projetos relacionados ao Dia Internacional da Mulher, o deputado lembrou que, só na sessão de ontem, foram aprovados dois projetos de interesse das mulheres. Um deles concede às avós o direito de visitar os netos em caso de separação do casal. O outro proíbe revistas íntimas em mulheres.

ProUni

Termina hoje a matrícula dos aprovados na 2ª rodada
Termina nesta sexta-feira (4) o prazo para que os aprovados em bolsas de estudo do ProUni (Programa Universidade para Todos) entreguem os documentos de matrícula. Os papéis devem ser entregues nas universidades em que os estudantes pretendem estudar.
Uma segunda chamada deve ser realizada no dia 13 de março, caso sobrem bolsas. O ProUni oferece desconto de 50% e 100% na mensalidade em instituições de ensino superior particulares por todo o Brasil. No total, 123 mil bolsas foram abertas na primeira rodada do programa, realizada na última semana de janeiro.
O MEC (Ministério da Educação) não divulga quantas vagas foram abertas na segunda rodada do ProUni, mas cerca de 6.000 bolsas sobraram da primeira lista de convocados.
Quem não for aprovado em nenhuma das chamadas do programa vai entrar em uma lista de espera, que fica acessível a partir do dia 21 de março. A convocação dessa lista acontece entre os dias 21 e 25 de março.
Documentos
A lista de documentos da matrícula a serem entregues é cobrada pela própria universidade - não é o MEC quem decide o que deve ser enviado. Em geral, as instituições cobram o CPF, o documento de identidade, o atestado de conclusão do ensino médio, comprovantes de renda e outros papéis.
A seleção para o ProUni é feita de acordo com a pontuação no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Quanto maior a nota, mais chances de obter o benefício.

Carnaval

Rio está em estágio de vigilância
O município do Rio de Janeiro retornou ao estágio de vigilância nesta sexta-feira (4), segundo o Centro de Operações da prefeitura. Este é o primeiro nível em uma escala de quatr. A cidade estava em estágio de atenção, o segundo nível da escala, desde as 14h25 de quarta-feira (2).O estágio de vigilância é caracterizado por ausência de chuva ou chuva leve nas próximas seis horas.

Região dos Lagos

Flanelinhas desmatam área de preservação


Policiais do Batalhão Florestal da PM estiveram na manhã de quinta-feira (3), para a estrada de acesso à Praia das Conchas, na Área de Proteção Ambiental Pau Brasil, em Cabo Frio. Flanelinhas, que exploram estacionamentos irregulares no local, principalmente no carnaval, voltaram a desmatar duas áreas de mata nativa.
Incêndios criminosos, segundo a polícia, abriram duas novas áreas de parqueamento, onde já foram abertos acessos para carros. As outras áreas foram desmatadas nas últimas 24 horas.
Todos os órgãos ambientais foram alertados para os desmatamentos no carnaval do ano passado, mas nenhuma providência foi tomada para evitar a repetição do crime.
- Foi um crime anunciado - disse o ambientalista Ernesto Galiotto.
Por sua beleza natural, a Praia das Conchas é uma das mais procuradas da Região dos Lagos. No local, há um estacionamento para 500 carros, mas o espaço no comporta o excesso de carros no carnaval.
- Vamos tentar identificar os autores do crime ambiental e vamos manter patrulhamento permanente no local durante o carnaval. Vamos proibir o estacionamento nas áreas desmatadas - afirmou o comandante do Batalhão Florestal, coronel Mário Fernandes.
Ambientalistas estão pedindo Ministério Público, que fez uma inspeção na Praia das Conchas no ano passado, que instaure um inquérito para apurar responsabilidades e omissões no caso. Os flanelinhas cobram R$ 10 por cada vaga nos estacionamentos irregulares

quarta-feira, 2 de março de 2011

Agências de Comunicação precisam ter profissionais de outras áreas, diz especialista


A inserção de profissionais formados em Economia, Publicidade e de outros cursos é algo necessário para o crescimento das agências de comunicação, ao menos essa é a opinião de Patricia Amaya, diretora e fundadora da colombiana Patricia Amaya Comunicaciones. Para ela, não é mais produtivo essas empresas terem apenas profissionais do Jornalismo e Relações Públicas.Patricia citou exemplos para fundamentar sua opinião e explicou os motivos de sua agência contar com economistas. “É muito importante porque a maioria dos clientes foca a divulgação nas editorias corporativas e de negócios. Eles querem vender seus serviços ou soluções ao setor empresarial e para isso necessitamos de profissionais que sejam especialistas nessas áreas”, disse, em entrevista ao Blog PR Interview, do jornalista Rodrigo Capella.A executiva da agência de comunicação também afirmou que o envio de releases feitos pelas assessorias de imprensa continua tendo muita força na Colômbia, porque “servem como um guia para os jornalistas e funcionam como um apoio valioso para divulgações”. Em entrevista ao blog de Capella, Patricia também confirmou que sua experiência em redação ajuda “bastante, no dia a dia, a compreender quais informações são mais importantes e a distinguir o que deve ser informado para a mídia”.

São Pedro da Aldeia

Operação policial descobre ligações clandestinas de água
em São Pedro da Aldeia e Cabo Frio
Uma operação envolvendo policiais da Delegacia de Defesa dos Serviços Delegados (DDSD) e técnicos da Prolagos – Concessionária de Água e Esgoto – descobriu ligações clandestinas de água num lava a jato em Cabo Frio e num restaurante, em São Pedro da Aldeia.

A ação foi realizada na tarde de terça-feira, 1º de março e encontrou um “gato”, como popularmente é conhecida uma ligação clandestina, no Lava a Jato Alta Pressão, situado na Avenida Joaquim Nogueira, 1.140, no bairro São Cristóvão, em Cabo Frio. A ligação clandestina era feita diretamente da rede de abastecimento da rua e enviava a água para uma cisterna com capacidade para armazenar 30 mil litros de água. Além disso, bombas de alta pressão utilizadas para a lavagem dos carros também eram abastecidas diretamente pelo “gato”.

Técnicos da Prolagos desfizeram as irregularidades e foi aberto um Registro de Ocorrência para o caso. O proprietário do estabelecimento será intimado a prestar esclarecimentos na delegacia especializada, no Rio de Janeiro.

A mesma operação também identificou irregularidades no Restaurante da Naná, localizado na Rua Teixeira Brandão, nº 11, no bairro Estação, em São Pedro da Aldeia. O estabelecimento possuía hidrômetro, porém, além de ser erroneamente registrado na categoria residencial, o restaurante possuía um desvio na ligação oficial de água (conhecido também como by-pass), responsável pelo abastecimento de uma cisterna com capacidade para 7 mil litros de água. Foi aberto um Registro de Ocorrência e a proprietária terá de comparecer à DDSD no Rio de Janeiro para prestar esclarecimentos sobre o caso.

Os policiais também descobriram uma central clandestina de abastecimento de caminhões-pipa com água de poço na Rua 27, nº 34 – quadra 30, no bairro Guriri, em Cabo Frio. No local havia oito poços artesianos, quatro deles estavam ativos e eram usados para abastecer três cisternas com capacidades para 16 mil litros, 10 mil litros e 20 mil litros de água. Segundo a polícia, a água captada no local era transportada e vendida irregularmente por caminhões-pipa.

De acordo com os peritos da DDSD, há legislações específicas para o pagamento de outorga para a utilização dos recursos hídricos pelos usuários de poços artesianos e que regulamentam a adequação do uso da água. Pela Lei, água de poço não pode ser utilizada para consumo humano.

O responsável pelo imóvel foi levado para a delegacia especializada no Rio de Janeiro para prestar esclarecimentos.

Novo piso de professor é menor que de profissionais com mesmo curso

Quem tem graduação em letras, biologia, química e física consegue remuneração inicial maior fora do que dentro da sala de aula
Apesar do aumento anunciado na semana passada de 15,85%, o novo piso nacional para professores – de R$ 1.187 mensais por 40 horas semanais – é a menor remuneração inicial que profissionais formados em áreas relacionadas às disciplinas escolares podem ter. Se conseguirem trabalho fora da sala de aula, formados em letras, biologia, química e física tem perspectiva de salário inicial maior.
Nas outras áreas de formação de professores, história, geografia, matemática, sociologia, filosofia e pedagogia, o mercado de trabalho fora da escola é quase nulo para quem conclui apenas a graduação. Ainda assim, há uma opção mais rentável do que dar aulas: estudar. As bolsas de mestrado para pesquisadores com dedicação exclusiva, que vão de R$ 1.200 a R$ 1.478, para o doutorado sobem para até R$ 2,5 mil.
BiologiaNo caso dos biólogos, o Conselho Federal de Biologia mantém uma tabela de “referência de honorários” que, apesar de não ser atualizada desde 2007, prevê cobrança mínima de R$ 40 por hora, ou R$ 1.600 pela mesma carga do piso nacional, para os profissionais com experiência de até três anos. Os mais experientes, receberiam R$ 150 por hora.
QuímicaOs químicos têm a remuneração regulamentada pela lei 4.950 de 1966, que prevê cinco salários mínimos vigentes no País, ou R$ 2.725, para quem fez uma graduação de menos de quatro anos. Quem fez bacharelado, tem direito a seis salários, R$ 3.270. A legislação vale para carga horária de seis horas por dia (30 horas de segunda a sexta).
LetrasNo caso de Letras, a comparação fica prejudicada porque os profissionais que enveredam pela carreira de tradutor costumam receber por trabalho e não por mês. A lista de “valores praticados” pelo Sindicato Nacional dos Tradutores, no entanto, mostra que quem tiver trabalho a realizar, consegue uma remuneração melhor do que como professor de língua. A tradução mais barata por escrito custa R$ 26 por página. Um profissional teria que traduzir 45 páginas por mês para chegar ao piso do professor. Já uma tradução simultânea paga por um dia mais do que o piso: são R$ 1.200 nos Estados de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul e R$ 1.300 em São Paulo e Rio de Janeiro.
FísicaO profissional formado em física também tem pouco mercado de trabalho fora da sala de aula para quem fez apenas faculdade. Segundo Ivan Oliveira, pesquisador do Centro Brasileiros de Pesquisas Físicas, o profissional que faz mestrado e doutorado tem remuneração inicial de R$ 10 mil como pesquisador, mas antes disso só há duas opções, dar aulas ou ser aprovado em concursos da Petrobras. “Neste segundo caso, o salário mais baixo é de R$ 8 mil”, afirma.

Cristo Redentor tem nova iluminação

Novas luzes marcam início das comemorações dos 80 anos do monumento
Foto: Agência O Globo
Nova iluminação do Cristo Redentor funciona com 300 projetores de LED de última geração

No dia em que o Rio de Janeiro comemorou 446 anos, o Cristo Redentor recebeu nova iluminação. As novas luzes, ponto de partida para as comemorações pelos 80 anos do monumento, já estão funcionando com 300 projetores de LED de última geração, que reduzem os custos com energia.
De acordo com o arcebispo do Rio, Dom Orani Tempesta, a nova iluminação do Cristo Redentor também faz parte da Campanha da Fraternidade deste ano. “Estamos iluminando aquele que é a luz do mundo e o desejo é que esta luz, que é o Cristo, continue iluminando os atos e trabalhos de todos os governantes e a vida de nosso povo”, disse o religioso.
As comemorações pelos 80 anos do Cristo Redentor seguem até o dia 12 de outubro, dia do aniversário do monumento. Entre as atividades programadas pela Arquidiocese do Rio para a comemoração estão um concurso de música com gravação de CD e DVD e uma mostra de desenhos e pinturas sobre o monumento em escolas públicas, entre outras coisas.






ARMAÇÃO DOS BÚZIOS


Polícia recupera jóias e pedras semipreciosas furtadas de loja na Rua das Pedras

Agentes da 127.ª DP recuperaram cerca de R$ 20.000,00 (vinte mil reais) em jóias e pedras semipreciosas furtadas de um estabelecimento comercial na Rua das Pedras, na cidade de Armação dos Búzios.

Tal recuperação se deu após a comunicação da vítima, que relatou suspeitar de uma ex-funcionária, que teria trabalhado na loja durante um pequeno período. Após uma rápida investigação, os agentes vieram a localizar a autora do furto identificada como CLAUDIA COSTA DA SILVA, 34 anos, sendo recuperada as jóias subtraídas, as quais foram devolvidas a vítima.

- A autora foi detida e encaminhada a delegacia, onde foi indiciada por furto, sendo que ainda analisaremos se houve a qualificação do crime por abuso de confiança ou será aplicado o aumento de pena pelo crime continuado, disse o delegado Mário Lamblet.

Economia

Fim do formulário impresso e a inclusão de gays como dependentes estão entre as novidades
A Receita Federal começou ontem (1º), a partir das 9h, a receber as declarações do Imposto de Renda 2011. O prazo vai até o dia 29 de abril e a expectativa é de que sejam enviadas 24 milhões de declarações.Entre as novidades deste ano estão a extinção do formulário em papel e a inclusão de companheiro do mesmo sexo como dependente. A Receita Federal também mudou o layout, com o objetivo de facilitar a navegação, além de criar um tira-dúvidas no site (www.receita.federal.gov.br).Logo no início do preenchimento, o programa irá recomendar o modelo de declaração ao contribuinte (simplificado ou completo). Visualmente, o desenho da página neste ano está mais “amigável”, segundo a Receita. A linha de metrô é, na verdade, um menu, divido em quatro grandes áreas: declaração, pagamento, processamento e restituição.
Outra novidade foi o aumento do limite de isenção para pagamento e apresentação de declaração. De acordo com a Receita, quem tiver renda de até R$ 22.487,25, ou de até R$ 1.873,94 mensais em 2010 fica isento do pagamento de imposto e também de apresentar a declaração. Em 2010, para as declarações ano-base 2009 o limite era de R$ 17.215,08.De acordo com a Receita, o primeiro lote de restituições do Imposto de Renda sai em junho. A data mais provável, ainda não fechada, é o dia 15 de junho. Os sete lotes do ano devem sair entre junho e dezembro, sempre no dia 15 de cada mês.

Polícia Militar abre 500 oportunidades

A remuneração inicial é de R$ 2.170 mensais. O cargo é para soldado 2ª classe (masculino) e os candidatos devem ter de 18 a 30 anos e Nível Médio
Saiu sábado, dia 26, no Diário Oficial do Estado de São Paulo, o edital para o concurso público da Polícia Militar. São 500 vagas para o Estado e a remuneração inicial é de R$ 2.170 mensais; o cargo é para soldado 2ª classe (masculino) e os candidatos devem ter Nível Médio, de 18 a 30 anos de idade e possuir carteira de habilitação B e E, estatura mínima é de 1,65 m descalço. As inscrições vão do dia 21 até o dia 20 de abril, o valor da taxa de inscrição é de R$ 50, e a organizadora do concurso é a Vunesp. As provas objetivas serão realizadas no dia 5 de junho das 14h às 18h - primeira fase, composta de 50 questões distribuídas em 20 de português, 15 de matemática e 15 de conhecimentos gerais (incluindo História e Geografia) e redação. A segunda fase consiste em: condicionamento físico, exame médico, exame psicológico, investigação social e títulos.
www.vunesp.com.br

ECONOMIA

Difícil encontrar conta sem taxa

Quatro dos sete mais conhecidos bancos não oferecem a conta movimentada eletronicamente. Apenas a Caixa Econômica Federal e o Itaú Unibanco afirmam ter o serviço disponível. Entrou em vigor ontem medida do CMN (Conselho Monetário Nacional) que prevê a possibilidade dos bancos oferecerem conta depósito com serviços gratuitos para o cliente utilizar eletronicamente.
Por nota, o BC informou que os canais sem cobrança entre cliente e instituição são a
internet, caixas eletrônicos e celular. No entanto, se a pessoa se relacionar com o banco por meio de outros canais, como os presenciais ou telefone com atendimento especializado, está liberada a cobrança de tarifas por esses serviços. Se os canais eletrônicos estiverem fora do ar, a instituição terá que oferecer os serviços presenciais gratuitamente para os correntistas que aderiram à nova modalidade.
A Febraban (Federação Brasileira de Bancos) se mostrou imparcial quanto à resolução da CMN. Por nota, a entidade informou que a oferta do serviço é facultativa aos bancos e que depende das estratégias
comerciais das instituições.
O professor de Finanças Eduardo Vieira dos Santos Paiva, da Fipecafi (Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras), disse que, mesmo eletronicamente, a conta terá custo aos bancos. "Cabe a eles avaliarem se a receita gerada por esses
clientes vale a pena."
Segundo a Febraban, desde 2001 existe resolução do BC que dá às instituições a opção de oferecer o serviço.
"Sobre esse assunto, o banco ainda está avaliando", disse o Bradesco em nota. E o Banco do Brasil afirmou que não oferece serviço com essas características. "Mas avalia", concluiu em comunicado.
O Citi informou que não oferece a conta eletrônica. Por outro lado, o HSBC destacou que estuda a implantação.
O Santander comunicou que seus clientes podem optar pela utilização de serviços gratuitos usando o cartão de débito e os canais eletrônicos. Mas não informou se existe conta específica para isso.
Para o professor de Finanças Pessoais da EESP-FGV (Escola de Economia da Fundação Getulio Vargas em São Paulo), Samy Dana, existe a tendência de mercado para a conta eletrônica, o que propicia margem para os bancos oferecerem o serviço com qualidade.

Dezoito presidentes de Assembleias Legislativas têm mais de R$ 1 milhão

Dados dos parlamentares declarados no Tribunal Superior Eleitoral revelam que, em quatro anos, os deputados que presidiram os Legislativos estaduais tiveram crescimento patrimonial de 52,6%; o mais rico deles, de Goiás, tem hoje R$3,7 milhões
Dos 27 deputados estaduais que comandam atualmente as Assembleias Legislativas de seus Estados, 13 apresentaram expressiva evolução patrimonial nos últimos quatro anos. Onze tiveram crescimento acima de 100%. Outros dois declararam patrimônio zerado em 2006 e entregaram certidões com valores acima de R$ 100 mil no ano passado.
Levantamento feito pelo Estado na base de dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) mostra ainda que 18 presidentes de Legislativos estaduais declararam ter patrimônio pessoal acima de R$ 1 milhão.
A riqueza desses 27 deputados soma R$ 37,7 milhões. Há quatro anos, esses mesmos parlamentares totalizavam um patrimônio de R$ 24,7 milhões em imóveis, veículos, aplicações financeiras, dinheiro guardado em casa, entre outros. Em um mandato, o patrimônio deles cresceu 52,6%.
Entre os que apresentaram maior crescimento patrimonial, o líder é o deputado Cabo Patrício (PT), que comanda a Câmara do Distrito Federal.
O parlamentar passou de R$ 6 mil para R$ 137,4 mil em quatro anos - crescimento de 2.190%. Em seguida, aparece o novo presidente da Assembleia do Espírito Santo, Rodrigo Chamoun (PSB), que passou de R$ 63,3 mil para R$ 290 mil - ou 358,13%.
Élson Santiago (PP), que comanda o Legislativo do Acre, Gelson Merisio (DEM), chefe da Assembleia catarinense, e Marcelo Nilo (PDT), presidente da Assembleia da Bahia, completam o ranking dos que tiveram maior evolução patrimonial.
Os bens de Santiago saltaram de R$ 505,6 mil para R$ 1,47 milhão, crescimento de 190,72%. O patrimônio de Merisio foi de R$ 434,2 mil para R$ 1,23 milhão, uma evolução de 185%. Já Nilo declarou bens que somavam R$ 895,2 mil em 2006 e R$ 2,28 milhões no ano passado - aumento de 155,46%.
Na lista dos presidentes de Assembleias que tiveram crescimento patrimonial acima de 100% ainda constam: Angélica Guimarães (PSC), de Sergipe, com 144,13%; Jerson Domingos (PMDB), de Mato Grosso do Sul, 126,73%; Paulo Melo (PMDB), do Rio de Janeiro, 116,72%; Guilherme Uchoa (PDT), de Pernambuco, 116,67%; Fernando Toledo (PSDB), de Alagoas, 102,58%; e Valter Araujo (PTB), de Rondônia, com 100,19%.
Ainda em termos de evolução no valor declarado de bens, também chama atenção o caso de Ricardo Marcelo(PSDB), presidente da Assembleia da Paraíba. Em 2006, a certidão entregue pelo parlamentar à Justiça Eleitoral não atribuía valores aos seus bens. No ano passado, o parlamentar paraibano informou ter R$ 1,05 milhão em veículos, embarcações, terrenos e quotas de capital de empresas.
O chefe da Assembleia do Amapá, Moisés Souza (PSC), declarou não ter bens em 2006. Mas, no ano passado, apresentou certidão em que consta a propriedade de uma casa e participações acionárias em duas empresas, totalizando R$ 110 mil.
Milionários. O presidente de Assembleia mais rico é Jardel Sebba (PSDB), de Goiás. Seu patrimônio declarado é de R$ 3,69 milhões. Figuram ainda no ranking dos chefes de Legislativo mais abastados os já citados Jerson Domingos, com R$ 3,45 milhões, e Paulo Melo, com R$ 3,40 milhões. O que tem menos posses, de acordo com o TSE, é Ricardo Nicolau (PRP), presidente da Assembleia do Amazonas. O parlamentar informou à Justiça Eleitoral não ter bem algum.
Entre os 27 atuais presidentes de Assembleias, 20 informaram ter a política como sua principal ocupação. Nas fichas entregues à Justiça Eleitoral, esses parlamentares registraram a palavra "deputado" como profissão.
Profissões. Além de políticos profissionais, os parlamentos estaduais são comandados por um advogado, José Antonio Barros Munhoz (PSDB), atual presidente da Assembleia de São Paulo - único parlamento estadual do País que dá posse aos deputados e elege a nova Mesa Diretora apenas em março -; um empresário, Ricardo Mota (PMN-RN); um economista, Fernando Toledo (PSDB-AL); um pecuarista, Jerson Domingos; e um servidor público federal, Raimundo Moreira (PSDB-TO).
Paulo Melo (PMDB-RJ) e Guilherme Uchoa (PDT-PE) informaram "outros" no espaço reservado para descrever suas respectivas ocupações.
Campanhas. Os 27 presidentes de Assembleias Legislativas do País gastaram R$ 16,45 milhões em suas campanhas - o que equivale a uma média de R$ 609,5 mil. A candidatura que mais despendeu recursos foi a de Barros Munhoz, com R$ 2,47 milhões.
Em termos proporcionais, a campanha mais cara foi a do chefe do Legislativo de Roraima, Chico Guerra (PSDB), que gastou R$ 269 mil e obteve 4.592 votos - R$ 58,58 por voto.
A maior parte dos recursos recebidos por esses parlamentares veio de "doações ocultas" - repasses de valores dos diretórios partidários às campanhas sem a identificação do doador original. No total, R$ 4,68 milhões de receitas apuradas por esses parlamentares vieram de doações ocultas - ou 28,43% do total. Indústrias (14,2%), construtoras (10,6%) e comércio (9,8%) estão entre os principais doadores.
Base de apoio. Em apenas três Estados os presidentes das Assembleias Legislativas eleitos não são aqueles que foram apoiados pelo governador.
A situação mais complicada é a de Roseana Sarney (PMDB), no Maranhão. O novo chefe do Legislativo local é Marcelo Tavares (PSB), eleito na aliança liderada pelo ex-deputado federal Flávio Dino (PC do B) - principal opositor de Roseana na campanha de 2010. Situações semelhantes ocorrem no Amapá e em Rondônia, onde os candidatos apoiados pelos governadores Camilo Capiberibe (PSB) e Confúcio Moura (PMDB), respectivamente, foram derrotados por Moisés Souza (PSC) e Valter Araujo (PTB).