Frase do dia

“O amor é tudo”
(Jesus Cristo)







sábado, 30 de abril de 2011

Vacinação contra gripe neste sábado

Rio faz campanha
As unidades de saúde e pontos de apoio funcionarão durante todo o sábado (30) na cidade do Rio de Janeiro no Dia Nacional de Mobilização Contra a Influenza, com aplicação da vacina em idosos, indígenas, gestantes, crianças de seis a 23 meses e profissionais de saúde. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o funcionamento será das 8h às 17h.

Cuidados para se proteger da gripe
Provocada pelo vírus Influenza, a gripe ataca todos os anos entre 10% e 20% da população do planeta, cerca de 600 milhões de pessoas. Além da vacina, que está sendo aplicada até 13 de maio nos postos de saúde, existem outras formas de evitar o contágio.
Segundo a coordenadora da Vigilância Epidemiológica da Sesdec (Secretaria de Estado de Saúde e Defesa Civil), Rita Vassoler, medidas simples como lavar as mãos frequentemente com água e sabão ou higienizar com um gel desinfetante à base de álcool evitam que o vírus entre no organismo.
- Além disso, evite tocar em seus olhos, nariz ou boca, pois isto também diminui a probabilidade de introduzir o vírus da gripe ou outros germes em seu corpo, ou de transmitir a gripe para outras pessoas.
Cuidados como limpar os objetos que são tocados com frequência em casa, no trabalho ou na escola, como puxadores de portas ou do refrigerador, teclas e mouse de computador, telefones e torneiras; evitar segurar, abraçar ou beijar qualquer pessoa que esteja resfriada ou gripada e evitar aglomerados de pessoas, diminuem a propagação da doença.
Caso a doença se manifeste, ao tossir ou espirrar cubra sua boca com um lenço de papel, e em seguida jogue no lixo, e lave as mãos.
- Quando estiver doente, procure ficar em casa, evite ir à escola, ao trabalho e atividades em locais públicos, – alerta a coordenadora.
Nutrição.
Com uma alimentação balanceada e boa hidratação é possível proteger o corpo do vírus da gripe. Alguns alimentos aumentam a resistência do organismo e melhoram as defesas naturais. Segundo especialistas, alimentos coloridos, preferencialmente os amarelos ou alaranjados, como abóbora, mamão e manga, e os verdes escuros, como espinafre, couve-manteiga e brócolis, contém substâncias que aumentam a imunidade, como antioxidantes e vitamina C.
Os líquidos promovem a melhor circulação dos nutrientes e, devem ser consumidos pelo menos dois litros por dia. Eles também estimulam a eliminação das substâncias tóxicas e ajudam a manter a temperatura do corpo adequada.
Para temperar, use alho e a cebola, que são outros protetores do organismo. Assim como o tomate, que é rico em vitamina C e em licopeno, que é um antioxidante poderoso. O gengibre combate as inflamações da garganta e das vias aéreas e contém grande quantidade de vitamina C e B6 que ajudam nas defesas do organismo.
Consuma regularmente salmão, bacalhau e sardinha, peixes ricos em ômega três, ácido graxo que limpa a corrente sanguínea, protegendo o coração. A substância está presente também no azeite e nos óleos insaturados. Frutos oleoginosos como castanhas, nozes e avelãs também são aliados por possuírem selênio, um mineral protetor para o organismo. O iogurte previne infecções causadas por fungos, melhora a imunidade, controla o colesterol e reduz o risco de câncer, pois fornece bactérias boas para a flora intestinal

Hoje é Dia Nacional da Mulher

O que querem as mulheres?
Uma visão feminina

A revista Visão La Flora está fazendo um especial sobre o Dia Nacional da Mulher, dia 30 de abril, que quase sempre é esquecido por conta do Dia Internacional da Mulher, 8 de março. E como é importante homenagearmos a mulher brasileira, conversamos com algumas mulheres, profundas conhecedoras das fases da vida da mulher, que opinaram  sobre o tema nos dias de hoje.



         SÓ ISTO E MAIS NADA

Por Margareth Ferreira

Sou Negra e feminista.
Sou mulher.
Faço parte do grupo das que fazem política.
Social, partidária e comunitária.
Invisibilizadas em gênero e grau.
Também sou daquelas que sofrem diariamente a violência da exclusão,
Mas que assim mesmo lutam por sua identidade e afirmação.
Somos mulheres.
No sentido mais plural, complexo e diverso.
Por  isto nosso querer é assim: diferente.
Queremos LIBERDADE!
LI-BER-DA-DE.
De Expressão, escolha e opção.
Sexual.
Religiosa e Transgressora.
Liberdade para querer ou não querer.
Falar ou silenciar.
Fazer amor e amar. Homens ou mulheres.
Liberdade para ter filhos e ser mamãe ou simplesmente não ter para não ter que ser.  
Trabalhar, ser profissional, conquistar espaços ou apenas nos deixar manter...
Queremos viver sem os determinismos e expectativas alheias 
para sermos as dirigentes das nossas próprias vidas.
Queremos escolher o piso da cozinha, a cor do carro, o destino da viagem de férias,
e ainda o nome da candidata em quem votar nas próximas eleições.
Queremos ser sem ter que dizer porque.
Queremos TUDO ao mesmo tempo em que queremos apenas
a plenitude do direito aquela espreguiçada no fim da tarde,
de um por de sol na beira da praia...
só isto; depois do cansaço e,
mais nada.

 

Dramas da classe trabalhadora

Meia dúzia de músicas que retratam

A vida e os dramas da classe trabalhadora são temas recorrentes na Música Popular Brasileira (MPB), abordados de forma direta ou indireta em inúmeras canções. O Vermelho selecionou seis composições a respeito.


Por Umberto Martins
Izaura, canção de Herivelto Martins e Roberto Roberti interpretado por João Gilberto e Miúcha, canta o impasse do trabalhador que, prisioneiro de uma extenuante jornada de trabalho, carece de tempo para namorar. Labuta de segunda a sábado e só lhe resta um dia por semana com tempo totalmente livre para desfrutar ao lado de Izaura. Ele se desculpa com a amada e promete voltar no próximo domingo, embora sua vontade seja outra. “Se você quiser eu fico, mas vai me prejudicar, eu vou trabalhar”.

Falta um zero no meu ordenado, belo e olvidado samba do flautista Benedito Lacerda (parceiro de Pixinguinha) e Ary Barroso (na voz irreverente de Jards Macalé) critica tanto o excesso de tempo de trabalho quanto o baixo salário, duas características nefastas e persistentes do capitalismo brasileiro. “Trabalho feito um louco, mas ganho muito pouco”, lamenta o peão. “Fazendo faxina” e “comendo no China” ele se consola sonhando diante do retrato “da rainha do meu samba”.

O trem atrasou
(música de Paquito, Estanislau Silva e Artur Vilarinho), com Roberto Paiva,aborda o desespero do operário frente à impiedosa disciplina no trabalho imposto pelo sistema capitalista. Chegando ao trabalho atrasado e receando que a resposta do patrão fosse a demissão arbitrária, ele se apressa a justificar o atraso (“trago aqui um memorando da central, o trem atrasou meia hora”), pede justiça e diz que não pode ficar sem emprego. “Sou um chefe de família, preciso ganhar o meu pão”. É o retrato do trabalhador livre, despossuído e alienado dos meios de produção que, conforme Karl Marx, constitui o fundamento básico do capitalismo.

O Bonde São Januário, composto nos anos 1940 por dois gigantes do samba carioca (Wilson Batista e Ataulfo Alfes), interpretado por Gilberto Gil, enaltece, em plena Era Vargas, a emergência da classe operária brasileira nas ondas do processo de industrialização induzido por Getúlio Vargas. Dizem que Wilson Batista (autor de Lenço no Pescoço, uma ode à malandragem que provocou polêmica com Noel Rosa) preferia a frase “mais um otário” no lugar de “mais um operário”, mas teria sido convencido do contrário pelo governo.

Meu enxoval, samba-coco de Gordurinha e José Gomes, interpretado pelo inesquecível Jackson do Pandeiro, é uma crônica musical do trabalhador nordestino desempregado que migra para o Sudeste em busca de uma boa oportunidade de trabalho. Mas, como muitos, ele deu azar. Vai para São Paulo, não se dá com o frio, volta ao Rio e continua desocupado, dormindo ao relento e se cobrindo com dois famosos jornais cariocas: “O meu travesseiro é um ´Diário da Noite´e o resto do corpo fica na ´Última Hora´”. O êxodo rural teve grande papel na formação da classe trabalhadora nacional.


Três apitos é uma obra-prima (entre muitas outras) de Noel Rosa, na voz de Aracy de Almeida. Traduz a paixão do sambista por uma operária carioca. Obediente ao apito de uma fábrica de tecidos e às ordens de um gerente impertinente, não percebe, enquanto faz pano, os versos que, junto ao piano, o poeta faz
em sua homenagem.

Veja
abaixo letras e músicas das composições citadas:

Izaura
Benedito Lacerda/Ary Barroso (1947)
Trabalho como louco
Mas ganho muito pouco
Por isso eu vivo sempre atrapalhado
Fazendo faxina
Comendo no China
Tá faltando um zero no meu ordenado
Trabalho como louco
Mas ganho muito pouco
Por isso eu vivo sempre atrapalhado
Fazendo faxina
Comendo no China
Tá faltando um zero
No meu ordenado
Tá faltando um zero no meu ordenado
Tá faltando sola no meu sapato
Somente o retrato
Da rainha do meu samba
É que me consola
Nesta corda bamba

O trem atrasouPaquito / E. Silva / A. Vilarinho
Patrão, o trem atrasou
Por isso estou chegando agora
Trago aqui um memorando da Central
O trem atrasou, meia hora
O senhor não tem razão
Pra me mandar embora !
O senhor tem paciência
É preciso compreender
Sempre fui obediente
Reconheço o meu dever
Um atraso é muito justo
Quando há explicação
Sou um chefe de família
Preciso ganhar meu pão
E eu tenho razão.

O Bonde São Januário
Wilson Batista e Ataulfo Alves
Quem trabalha
É quem tem razão
Eu digo
E não tenho medo
De errar
(BIS)
O Bonde São Januário
Leva mais um operário
Sou eu
Que vou trabalhar
O Bonde São Januário...
Antigamente
Eu não tinha juízo
Mas hoje
Eu penso melhor
No futuro
Graças a Deus
Sou feliz
Vivo muito bem
A boemia
Não dá camisa
A ninguém
Passe bem!

Meu enxovalGordurinha e José Gomes
Eu fui para São Paulo procurar trabalho
E não me dei com o frio
Tive que voltar outra vez para o Rio
Pois aqui no Distrito Federá
O calor é de lascar
E veja o meu azar:
Comprei o “Jornal do Brasil”
Emprego tinha mais de mil
E eu não arranjei um só...

Telegrafei para a vovó
Ela tem uma bodega
em Recife, Pernambuco
Eu
disse pra ela que estou quase maluco
E que não tenho nem onde morar, o quê que há?

Estou dormindo ao relento, valei-me nossa Senhora!
O meu travesseiro é um “Diário da Noite”
E o resto do corpo fica na “Última Hora”.

Mas se eu voltar, aquela turma lá do Norte me arrasa
Principalmente o povo lá de casa
Que vai perguntar por que é que eu fui embora.
Por isso eu vou ficando


Três Apitos Noel Rosa
Quando o apito da fábrica de tecidos
Vem ferir os meus ouvidos
Eu me lembro de você
Mas você anda
Sem dúvida bem zangada
E está interessada
Em fingir que não me vê

Você que atende ao apito
De uma chaminé de barro
Por que não atende ao grito tão aflito
Da buzina do meu carro?

Você no inverno
Sem meias vai pro trabalho
Não faz fé com agasalho
Nem no frio você crê
Mas você é mesmo
Artigo que não se imita
Quando a fábrica apita
Faz reclame de você

Sou do sereno
Poeta muito soturno
Vou virar guarda noturno
E você sabe porque
Mas você não sabe
Que enquanto você faz pano
Faço junto do piano
Estes versos prá você

Nos meus olhos você vê
Que eu sofro cruelmente
Com ciúmes do gerente impertinente
Que dá ordens a você
Herivelto Martins Roberto Roberti
Ai, ai, ai, Izaura
Hoje eu não posso ficar
Se eu cair nos seus braços
Não há despertador
Que me faça acordar
Eu vou trabalhar
O trabalho é um dever
Todos devem respeitar
Oh! Izaura, me desculpe
No domingo eu vou voltar
Seu carinho é muito bom
Ninguém pode contestar
Se você quiser eu fico
Mas vai me prejudicar
Eu vou trabalhar



Falta um zero no meu ordenado

Linha do Tempo Aflora

Aconteceu em
30 de abril
  
  
 Destroços do carro onde explodiu a bomba 
 1981 - Dia do Riocentro 
 Caso Rio-centro: bomba em show de 1º de Maio no Rio explode no colo dos terroristas em "acidente de trabalho". As apurações acobertam tudo e o militar sobrevivente sai condecorado. O episódio desmoraliza em profundidade a "abertura" do gen. Figueiredo e engrossa as filas oposicionistas. 
 
1825:
Fuzilado no Recife o padre Mororó, revolucionário cearense de 1817 e 1824.
  
1838:
Os revolucionários farroupilhas tomam Rio Pardo, RS. Mais de mil imperiais mortos.
  
1912:
Inaugurada a ferrovia Madeira-Mamoré. A obra custou 6 mil vidas.
  
1923:
Cessar-fogo na Irlanda, que obtém a independência, exceto o Ulster (norte da ilha).
  
1945:
300 sindicalistas de 13 estados criam o MUT (Movimento de Unificação dos Trabalhadores). Lançam manifesto por liberdade sindical e direitos sociais.
  
1968:
A polícia invade a Univ. de Columbia, Nova York, ocupada pelos estudantes.
  
1975:
Derrota final dos EUA e seus aliados no Vietnã. Saigon torna-se Cidade Ho Chi-min.
Americanos
fogem da sede
da CIA em Saigon
  
1977:
Familiares de vítimas da ditadura argentina criam a Associação das Mães da Praça de Maio. A ditadura chama-as "locas de la plaza"
  
1989:
Rogério Magri toma a direção da CGT em manobra violenta e contestada. A central cinde-se em 2.
  
1991:
Collor envia projeto de lei sindical: fim da unicidade, sindicato por empresa.
  
1998:
Começa a distribuição de cestas básicas a vítimas da seca nordestina.
 

Bom dia! Jornais deste sábado

Querido leitor, divulgamos as manchetes dos principais jornais e a sinopse dos mesmos para que você não perca seu tempo procurando. 

O Globo

Manchete: Vidas reais - O Brasil avança, mas lentamente
Censo mostra país mais velho e feminino; e menos branco

O Brasil revelado pelo Censo 2010 é um país com mais renda, infraestrutura e educação, mas em ritmo lento de melhoria. Entre os maiores problemas, o saneamento básico: só 55,5% dos domicílios têm acesso à rede de esgoto. A taxa era de 47,3% em 2000 e 35,3% em 1991 - o avanço nesse setor ocorreu, portanto, num ritmo menor que nos anos 90. Para especialistas, no quadro atual de investimentos, só em 2070 o Brasil poderá sonhar com 100% de acesso a esgoto. Num país mais urbano, mais feminino e mais velho, o maior crescimento é o de cidades de médio porte, como Rio das Ostras, cuja população aumentou 180%. Pela primeira vez, brancos não são maioria. (Págs. 1 e 3 a 18)
Obama promete ajuda rápida ao Sul arrasado
Dois dias após mostrar a certidão de nascimento para provar que é americano, Obama foi ao Sul do país, devastado por tornados que mataram 339 pessoas, na maior catástrofe desde o Katrina em 2005. (Págs. 1 e 51)
------------------------------------------------------------------------------------
Folha de S. Paulo

Manchete: PT reabilita o caixa do mensalão
Réu no processo que tramita no STF, Delúbio Soares é reintegrado ao partido cinco anos e meio após a expulsão

Por 60 votos a 15, o Diretório Nacional do PT aprovou ontem o retorno de Delúbio Soares ao partido. Ele havia sido expulso há cinco anos e meio, sob acusação de integrar a cúpula do mensalão.
Segundo Rui Falcão, novo presidente da legenda, a decisão representa a opinião da maioria, que considera que o ex-tesoureiro já pagou por seus erros. (Págs. 1 e Poder A4)
Brancos deixam de ser majoritários no país, revela Censo
Com 190,8 milhões de habitantes, o Brasil ficou menos branco, mais velho e mais feminino, revela o Censo do IBGE feito em 2010.
Pela primeira vez, o percentual dos que se declararam brancos caiu abaixo da metade: 47,7%. Dez anos atrás eram 53,7%. Os pardos foram os que mais subiram. (Págs. 1 e Cotidiano)
Termina amanhã inscrição para o Empreendedor Social (Págs. 1 e www.folha.com.br/empreendedorsocial)

Dilma estuda como reduzir o custo da energia
A presidente Dilma Rousseff determinou estudos para tentar reduzir o custo da energia elétrica no país. Segundo o Ministério do Desenvolvimento, acendeu-se o "sinal amarelo" em relação ao tema. (Págs. 1 e Mercado B6)
Presidente cria 'prefeitos' para 66 aeroportos
O governo federal decidiu criar o cargo de autoridade aeroportuária, ligado à Secretaria de Aviação Civil.
O objetivo é instalar uma espécie de prefeitura em cada um dos 66 aeroportos da Infraero. (Págs. 1 e Mercado B1)
'Nem gaita toco', diz 'laranja' dos direitos autorais
O homem a quem o Ecad diz ter pago R$ 128 mil em direitos de trilhas sonoras jamais compôs uma canção.
Milton Coitinho dos Santos, que é motorista em Bagé (RS), ficou surpreso: "Não toco violão, viola nem essa gaita aqui". Em 2009, seus dados foram registrados na União Brasileira dos Compositores. (Págs. 1 e Poder A10)
ONU investigará Síria; mais 62 são mortos em novos protestos (Págs. 1 e Mundo A22)

Editoriais
Leia "Fed sem pressa", sobre entrevista coletiva do presidente do BC americano, e "Instâncias demais", sobre proposta de mudança no rito processual. (Págs. 1 e Opinião A2)
Boa notícia
USP vai ter praça com dois museus e espaço de ciência. (Págs. 1 e Cotidiano C7)
Governo altera as regras para quem troca de plano de saúde (Págs. 1 e Cotidiano C9)

------------------------------------------------------------------------------------
O Estado de S. Paulo

Manchete: Norte e Centro-Oeste lideram crescimento demográfico
Censo mostra que expansão populacional anual nessas regiões, graças à migração, supera média nacional

Dados do Censo de 2010 divulgados ontem pelo IBGE mostram que a população da Região Norte cresceu 2,09% ao ano na década, bem acima da média nacional, de 1,17% - a menor da história. Em seguida aparece o Centro-Oeste, com expansão de 1,91%. No Sudeste, houve aumento de 1,05%. Para o IBGE, as diferenças se devem principalmente as migrações. Em 1980, Norte e Centro-Oeste, juntos, tinham 11,4% dos habitantes do País; no ano passado, 15,7%. Já a Região Sul, recuou de 16% para 14,4%. A marcha para os Estados menos urbanizados do País, além de acentuar a reversão de uma tendência histórica, de deslocamentos populacionais massivos em direção ao litoral, assinala o aumento da pressão ambiental sobre a Amazônia e o Cerrado. (Págs. 1 e Vida A28, A29 e A30)


Centro de SP inverte tendência e atrai morador

Nove dos dez distritos que formam o centro de São Paulo viram o número de moradores subir acima da média dos demais bairros. (Págs. 1 e Vida A28)


Análise: José Roberto Toledo
Declínio é a tendência

O ponto alto do crescimento demográfico do Brasil se deu entre os anos 50 e 70. (Págs. 1 e Vida A26)
Programa de concessão de aeroportos pode atrasar
A concessão de aeroportos do País à iniciativa privada vai demorar mais tempo do que o previsto inicialmente pelo ministro Antonio Palocci (Casa Civil). A anunciada privatização de parte da infraestrututa aeroportuária está longe de ter o modelo definido pelo governo e poderá não ficar restrita às obras e operação de terminais de passageiros. Uma das possibilidades em estudo prevê a privatização de estrutura operada atualmente pela Infraero. (Págs. 1 e Economia B1)
Oposição em crise faz Lula mirar SP
Em conversas com a presidente Dilma Rousseff e líderes petistas, o ex-presidente Lula avaliou que a crise na oposição, com DEM e PSDB sob ataque do PSD, abriu a possibilidade de PT e aliados conquistarem a Prefeitura de São Paulo em 2012 com relativa “tranquilidade”. (Págs. 1 e Nacional A4)
Liderança tucana
O presidente do PSDB, Sérgio Guerra, saiu em defesa do governador Geraldo Alckmin. (Págs. 1 e Nacional A6)
Governo sírio mata 62 manifestantes
Nas maiores manifestações desde o início do movimento, em março, milhares de pessoas foram ontem às ruas de cidades sírias pedir a renúncia de Bashar Assad, informa Lourival Sant'Anna, enviado especial à região. Forças de segurança abriram fogo, matando pelo menos 62 pessoas. (Págs. 1 e Internacional A14)
Portabilidade de plano de saúde é ampliada (Págs. 1 e Vida A31)

Bancos elevam saque noturno para R$ 300 (Págs. 1 e Cidades C1)

Notas & Informações
A festança das centrais

O Dia do Trabalhador virou pretexto para festas e discursos demagógicos das centrais sindicais. (Págs. 1 e A3)
------------------------------------------------------------------------------------
Correio Braziliense

Manchete: Servidores dão golpe de R$ 30 milhões na Receita
Um esquema de fraude em declarações do Imposto de Renda foi desmantelado pela Operação Risco Calculado, comandada por agentes da Polícia Federal e do Fisco. A trama beneficiou cerca de mil contribuintes, quase todos servidores do GDF e do governo federal, com restituições bem mais altas do que deveriam, "Teve gente que queria receber R$ 25 mil, R$ 30 mil", disse o delegado da Receita em Brasília, Joel Miyasaki. A PF cumpriu mandados de busca e apreensão no Gama e no Guará, nas residências de dois investigados. Nelas, apreendeu CDs, computadores e diversas declarações de IR. Os beneficiários da fraude serão intimados para dar explicações. Além de multa aplicada pela Receita, eles poderão ser processados por crime contra a ordem tributária. (Págs. 1 e 14)
Retratos do Brasil
No DF, 2 mil famílias são sustentadas por crianças

Adolescentes de Ceilândia jogam bola numa rua sem estrutura. Muitos, no entanto, nem sequer tem essa chance. Em todo o país, segundo dados do IBGE, são 132 mil lares sobrevivendo a custa de menores de 14 anos.


Brasília é a 4ª cidade mais populosa do país.


Brasil tem 60 mil casais homossexuais. (Págs. 1, 8, 10 e 12)
Caixa de Pandora: Promotora só viajará com autorização
Liberada da cadeia na quinta-feira, Deborah Guerner só pode deixar Brasília com autorização judicial. Ela e o marido, Jorge, terão que comparecer ao tribunal sempre que convocados. (Págs. 1 e 31)
Ele tinha razão: A ética no país virou piada
Pivô do mensalão, maior escândalo de corrupção da história do país, Delúbio acabou expulso do PT e virou réu no STF. Ontem, o partido decidiu reabilitá-lo. Como um dia previu o ex-tesoureiro, certo da impunidade, o mensalão - ou a ética no país - está virando piada. (Págs. 1 e 3)
------------------------------------------------------------------------------------
Estado de Minas

Manchete: Lá, as bodas de sonho
As atenções do mundo se voltaram para Londres. Estima-se que 2 bilhões de pessoas tenham assistido pela TV ao casamento, cercado de toda a pompa da realeza, do príncipe William, segundo na sucessão da monarquia britânica, com Kate Middleton. A união, que mexe com o imaginário popular, é a primeira em 350 anos de uma plebeia com um herdeiro tão próximo ao trono da Inglaterra. (Págs. 1, 18 a 22 e 24)
Brasil fica mais velho e menos preconceituoso
País tem 190,7 milhões de habitantes, com crescimento da população acima de 65 anos (7,4%), e um dado preocupante: 132 mil domicílios são chefiados por crianças de 10 a 14 anos. Já os casais homossexuais com união estável são 60 mil. (Págs. 1, 9, 10 e Editorial, 6)
Negros já são maioria em MG
Pela primeira vez o número de pessoas que se autodeclaram pretas ou pardas (53,5%) supera o das que se consideram brancas (45,4%) no estado. (Págs. 1, 9, 10 e Editorial, 6)
ANS facilita a migração entre planos
A partir de agora, o período de carência mínima para a segunda mudança de operadora recua de dois para um ano, e o prazo para requerer a troca aumenta de dois para quatro meses. (Págs. 1 e 12)
------------------------------------------------------------------------------------
Jornal do Commercio

Manchete: Náutico sem prova material de suborno (Pág. 1 a 6)

Brasil caminha rápido para o envelhecimento
Censo 2010 mostra, entre muitos dados, idade do brasileiro subindo e Pernambuco com 8.796.448 habitantes. (Págs. 1 e 11 a 15)
Novas regras facilitam troca de plano de saúde (Págs. 1 e Economia 1)

Vacinação contra a gripe no Estado chega ao dia D (Págs. 1 e Cidades 1)

------------------------------------------------------------------------------------
Zero Hora

Manchete: RS envelhece a padrão europeu, aponta Censo
População gaúcha tende a parar de aumentar em, no máximo, duas décadas. (Págs. 1 e 28)
Caso Banrisul: Que conexões esquema no banco teria com partidos
Na denúncia à Justiça, o Ministério Público sustenta que tesoureiros de siglas se valeram da suposta fraude em contratos do banco.(Págs. 1 e 8)
------------------------------------------------------------------------------------


Jornal do Brasil

Jornais internacionais

The New York Times (EUA)
EUA se movem cautelosamente contra líderes da Síria

The Times (Reino Unido)
Recém-casados: casal real com um toque popular

The Guardian (Reino Unido)
Após transcorrer sem problemas, casamento de William e Kate é selado com um beijo

China Daily (China)
China registra quase 600 mil estrangeiros

Le Monde (França)
Para Claude Gueant, "não há evidência" de que a França visava Marrakesh

El País (Espanha)
Desempregados chegam a cinco milhões

Um oferecimento:





Comente e dê sua opinião!

sexta-feira, 29 de abril de 2011

“Casamento real” e os súditos da mídia

Por Altamiro Borges


A busca por audiência não deve ser a única justificativa para a overdose midiática na cobertura do “Casamento Real”. Revistonas dão capas melosas para a união do príncipe William com a “plebéia” Kate. Jornalões gastam papel com fofocas e futricas. O pior, porém, ocorre nas emissoras de televisão – em todas elas, sem exceção. Blocos e blocos nos telejornais para divulgar banalidades.


A mídia corporativa parece adorar a vassalagem. É servil diante das monstruosidades imperiais dos EUA, assim como é vassala diante da monarquia decadente da Grã-Bretanha. A mídia dominante reproduz a ideologia das classes dominantes. Criminaliza os pobres e reverencia os ricaços – inclusive as ostentações e sandices da decrépita “família real”.


Monarquia decadente e parasitária


Na difusão dos valores “morais” da aristocracia, a imprensa sensacionalista deixa de lado até as agruras do capitalismo no país. No primeiro trimestre deste ano, o PIB britânico cresceu apenas 0,5% – após uma contração, também de meio por cento, nos últimos três meses de 2010. Milhões de trabalhadores estão sem emprego e salário, mas a mídia só fala no tal “casamento real”.


A decadente monarquia agradece tanta vassalagem. Com as festanças, ela tenta sair do atoleiro. No ano passado, a “família real” foi obrigada a cortar 12,2% das despesas oficiais com sua vida parasitária. Mesmo assim, a realeza custou mais de 46,1 milhões de euros para os contribuintes britânicos – seis vezes mais do que outra monarquia decadente, a da Espanha.

Direito à visita íntima

Detento homossexual do RJ tem

Marcela Gonsalves

Os detentos e detentas LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transexuais) do Rio de Janeiro poderão receber visitas íntimas, de acordo com nova resolução publicada em março pela Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap).
A resolução garante isonomia de tratamento aos internos, ou seja, independentemente de sua escolha sexual, todos terão o direito de estabelecer suas relações afetivas dentro das penitenciárias. A proposta vinha sendo debatida no Conselho dos Direitos da População LGBT do Estado do Rio de Janeiro desde 2008.
Para o secretário responsável pela Seap, Cesar Rubens Monteiro de Carvalho, "a secretaria tem que se adequar às normas comportamentais de direitos hoje estabelecidas. Conforme preconiza o artigo 5.º da Constituição Federal, direitos iguais para todos, e há que se fazer sem restrição, dentro do princípio de que todos são iguais perante a Lei, no gozo de seus direitos e cumprimento de seus deveres como cidadãos".
Para orientar os detentos LGBT, a Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH) lançará em maio uma cartilha com orientações, onde haverá dicas e informações de conduta para as visitas íntimas. Além disso, também serão realizados encontros e seminários para capacitar agentes penitenciários sobre esse tema, com o objetivo de aplicar a nova resolução de maneira eficaz.
A visitação deverá ser solicitada mediante a emissão de um ofício, que será enviado à direção da unidade prisional. O documento deverá conter a declaração de homoafetividade, assinada pelo casal e duas testemunhas.

Plantão eletrônico para casos de urgência nos fins de semana

STJ inaugura


O Superior Tribunal de Justiça (STJ) implanta neste fim de semana, para advogados, um novo sistema de recebimento e processamento eletrônico de matérias urgentes nos dias em que não houver expediente.
Com o sistema, o STJ deixará de atender aos pedidos de protocolo de petições em papel nos fins de semana e feriados. “A remessa, nos casos urgentes, deverá ser feita exclusivamente pela internet e toda petição inicial transmitida entre 9h e 18h será processada no mesmo dia”, informa o STJ.
As matérias urgentes que poderão ser objeto de apreciação no plantão judiciário são cinco:
1 - habeas corpus contra prisão, busca e apreensão, bem como medida cautelar decretada por autoridade sujeita à competência originária do STJ;
2 - mandado de segurança contra ato de autoridade coatora sujeita à competência originária do STJ, cujos efeitos se operem durante o plantão ou no primeiro dia útil subsequente;
3 - suspensão de segurança e suspensão de execução de liminar e de sentença, bem como reclamações a propósito de decisões do presidente, cujos efeitos se operem durante o plantão ou no primeiro dia útil subsequente;

Prestação de contas de 15 partidos

TSE ainda não recebeu
 

Débora Zampier
Os partidos têm até a próxima segunda-feira (2) para prestar contas de 2010 à Justiça Eleitoral. Entretanto, 15 diretórios nacionais ainda não enviaram seus balanços contábeis ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Ainda não forneceram as informações: PT, PSDB, DEM, PMDB, PSB, PMN, PV, PRTB, PSTU, PHC, PSDC, PCO, PSL, P-SOL, e PR.
As informações são relativas ao movimento financeiro de todo o ano e não apenas das campanhas eleitorais, cujas prestações foram apresentadas no final do ano passado. Até agora, os partidos que prestaram contas foram: PDT, PPS, PP, PCdoB, PTC, PSC, PRP, PT do B, PCB, PTN, PTB e PRB. Até o fim do dia, a lista pode ter novas atualizações.
Segundo a legislação eleitoral, caso os partidos não apresentem as contas no prazo, podem deixar de receber cotas do Fundo Partidário. O mesmo ocorre caso sejam detectadas irregularidades.
Nesses casos, a legenda pode ser punida pelo período de um a 12 meses ou por meio de desconto do valor apontado como irregular. Caso a Justiça detecte que a prestação de contas está incompleta, o relator responsável abre uma diligência para que a informação seja complementada.
Os balanços devem conter a discriminação detalhada das receitas e despesas da agremiação, assim como os valores e destinação dos recursos recebidos do Fundo Partidário, a origem e o valor das contribuições e doações. As despesas de caráter eleitoral devem conter a especificação e comprovação dos gastos com programas no rádio e televisão, comitês, propaganda, publicações, comícios e demais atividades de campanha.
Os diretórios regionais devem encaminhar as informações aos tribunais regionais eleitorais do respectivo estado, e os diretórios municipais aos juízes eleitorais.

Brasil tem 60 mil casais gays


aponta IBGE

19,7% dos brasileiros afirmam morar com cônjuge de sexo diferente

Daniela Souza/NEWS FREE/AE
Foi a primeira vez que o Censo perguntou sobre casais gays

Resultados preliminares do Censo 2010 divulgados nesta sexta-feira (29) revelam que 60.002 brasileiros dizem morar com cônjuge do mesmo sexo. O número corresponde a 0,03% do total da população, ou três pessoas a cada grupo de 10 mil. Comparativamente, 19,7% dos brasileiros afirmam morar com cônjuge de sexo diferente.
Foi a primeira vez que o Censo incluiu a informação sobre parceiros do mesmo sexo na pesquisa.
O Sudeste foi a região onde proporcionalmente mais pessoas se enquadram na categoria (0,04%), ao passo que o Norte teve o menor índice (0,021%).
Entre as unidades da Federação, Rio de Janeiro (0,063%), Distrito Federal (0,048%), São Paulo (0,041%) e Rio Grande do Sul (0,034%) tiveram a maior incidência de habitantes que disseram morar com cônjuge do mesmo sexo.
Já os menores índices foram registrados no Piauí, Tocantins e Maranhão, todos com proporção de 0,01%.
Os dados não são definitivos e podem ser revisados nos próximos meses.
O Censo 2010 teve outras novidades: pela primeira vez, todos os cerca de 230 mil agentes censitários e recenseadores foram a campo com computadores de mão, equipados com receptores GTS e mapas digitalizados.
Foram ainda incluídas questões sobre o povo ou etnia e a língua falada entre os indígenas.
Em outro bloco, foi perguntado o tempo habitual gasto no trajeto entre a residência e o local de trabalho. Os dados definitivos do Censo devem ser divulgados até o meio de 2012.

19 informações sobre paradeiro da Viúva Negra

Disque-Denúncia já recebeu


Advogada é suspeita de ter assassinado marido e amante

O Disque-Denúncia recebeu, até esta sexta-feira (29), 19 informações sobre o possível paradeiro de Heloisa Borba Gonçalves, de 61 anos, conhecida como Viúva Negra. Algumas denúncias dão conta de que ela estaria no Rio de Janeiro e outras em Santos, no litoral paulista.
A Viúva Negra é acusada de crimes de estelionato e fraude. Além disso, é suspeita de ter matado um amante e um marido. Heloisa ainda foi casada com outros dois homens que foram assassinados.
A advogada foragida foi condenada a 36 anos de prisão pela 19ª Vara Criminal do Rio. Ela também responde a outro processo por dois assassinatos e tentativa de um terceiro, na 1ª Vara Criminal.
O Disque-Denúncia oferece R$ 11 mil de recompensa para quem indicar o paradeiro da Viúva Negra. O valor é o maior oferecido pelo programa, superando, inclusive, a oferta [R$ 5 mil] por informações que levem à prisão do traficante Nem, chefe do tráfico de drogas na Rocinha.
Heloísa ainda faz parte da lista de procurados pela Interpol, uma organização internacional de polícia, que coopera com vários países.
As pessoas que tiverem informações sobre a Viúva Negra podem acessar o site do Disque-Denúncia ou ligar para 2253-1177.

Visão La Flora: Um click Aflora especial a Telma Flora

Visão La Flora: Um click Aflora especial a Telma Flora: "Deixe sua mensagem de felicitaçãos a nossa editora Telma Feliz aniversário!!! Muitas alegrias! Muito sucesso!!! Um forte abraço, Dild..."

O mau jornalismo ...


... e a memória de Maurício Grabois

A revelação, pela revista CartaCapital, da existência de uma cópia do diário de Maurício Grabois descrevendo os últimos meses da Guerrilha do Araguaia e a disponibilização de seu texto integral pela internet, acrescentam informações à memória histórica da luta contra o arbítrio no Brasil. E põem em evidência a figura heroica de Grabois, assim como de todos os que foram mortos na luta contra o regime dos generais. Levanta-se um pedaço da cortina que encobre aquele passado de glórias, do lado dos lutadores da resistência, e de iniquidades, do lado de seus algozes.

Grabois foi o comandante militar daquele movimento de resistência à ditadura militar. Foi um desses brasileiros que, já quase sexagenário na época do início da implantação da guerrilha nas margens do Araguaia, e com extensa folha de serviços a seu Partido e ao Brasil, poderia ter encontrado uma forma de ação mais consentânea com aquela idade que se afastava da juventude temporal e, ainda assim, continuar servindo à resistência democrática e à luta pelo socialismo.

Ele se filiou ao Partido Comunista do Brasil em 1931, quando tinha 19 anos de idade; militou na Aliança Nacional Libertadora, lutou contra o Estado Novo, foi um dos esteios da reorganização do Partido na Conferência da Mantiqueira, em 1943. Foi um deputado constituinte extremamente ativo na Assembleia de 1946, onde se destacou na defesa dos trabalhadores, da democracia e do Brasil. Na segunda metade da década de 1950, esteve entre os líderes da resistência revolucionária contra o revisionismo e o oportunismo de direita que passavam a prevalecer nas fileiras comunistas, tendo sido um dos principais dirigentes da Conferência de 1962 que reorganizou o Partido e manteve o nome, os princípios marxistas-leninistas e símbolos da agremiação fundada em 1922.

Mas não era de seu feitio dormir sobre os louros alcançados e, no final da década de 1960, quando o Partido tomou a decisão de iniciar o trabalho de organização entre o povo pobre da região do Araguaia, não vacilou em acatar a tarefa indicada para ele, de ser o comandante militar da guerrilha.

São as credenciais de um líder e dirigente, que podem ser percebidas no texto muitas vezes tenso mas elegante e quase sempre bem humorado do diário que deixou. É o registro, feito por um herói do povo brasileiro, de seus feitos e dos feitos de seus comandados. Lições de amor ao povo, vontade de vencer e confiança no socialismo. É o relato da saga do enfrentamento de elementos hostis, como a floresta inóspita onde a luta ocorria, ou ferozes, como a repressão enviada para esmagar a resistência. Descreveu, naquele diário, a luta desde o primeiro ataque das Forças Armadas, em 12 de abril de 1972, até momentos antes de sua execução pelos soldados da repressão, no natal de 1973.

A revelação do diário de Grabois na citada revista foi feita, porém, de maneira incompreensivelmente canhestra para um veículo que, distinguindo-se no cipoal de mediocridades que prevalece entre as revistas semanais brasileiras, igualou-se a elas no tratamento indigno dado por seu repórter ao grande brasileiro cuja história foi contada ali. O mau jornalista descreve Grabois como um homem parcial, visionário, despreparado e mesmo crédulo, embora exigente com seus subordinados – alegações que são desfeitas, uma a uma, pela leitura do diário.

Grabois enfrentou adversários ferozes e morreu nas mãos deles. Sua memória não será manchada pela miopia e o julgamento raso de um repórter, que de resto se revelou mais sensível para com as razões dos militares que esmagaram a guerrilha no quadro da guerra que naquela altura as Forças Armadas empreendiam contra o povo.

Momento Charge

Travesti suspeito de aliciar menores e aplicar silicone em Campos

Policia prende

Um travesti foi detido na manhã desta sexta-feira no centro de Campos dos Goytacazes, no norte fluminense. Ele é suspeito de aliciar menores e obrigá-los a fazer uso de silicone industrial. Na casa onde ele foi preso foram encontrados materiais usados para a aplicação do produto químico usado em veículos.
Participaram da ação representantes do GAP (Grupo de Apoio à Promotoria) do Ministério Público, e policiais militares do Batalhão de Campos (8º BPM).
Além do suspeito, o companheiro dele também foi detido, já que no local foram encontradas também várias gaiolas com aves sem nota fiscal.
O caso foi registrado na Delegacia do centro de Campos (134ª DP).


Um click Aflora especial a Telma Flora


Deixe sua mensagem de felicitaçãos a nossa editora

 

Telma
Feliz aniversário!!!
Muitas alegrias! Muito sucesso!!!
Um forte abraço,
Dilda e José Artur.



Feliz Aniversário!
Tudo de bom!
Beijos
Beth Michel


Telma,

Parabéns pelo seu dia. Que Deus te abençõe e que vc conquiste todos os seus sonhos!!!

Um grande beijo,

--
Renata Pessoa





Telma Flora

A vida é um milhão de novos começos movidos pelo desafio sempre novo de viver e fazer todo sonho brilhar. Sucesso e muita saúde. Parabéns!
Um feliz aniversário.


Ricardo Orlandini & família.orlandini@RicardoOrlandini.net
www.RicardoOrlandini.net

TELMITA,
um milhão de bjks pra vc pelo seu dia.
Que Papai do Céu te ilumine muito e garanta toda a paz e felicidade na sua vida.
Com carinho,
Ruthinha



Parabéns pelo aniversário!
Muito sucesso e saúde, alem de paz e prosperidade.
São votos que todos fazem, mais eu realmente os desejo para você nessa data e sempre.
Victor Pinto Viana




Minha querida... meus parabéns! que Deus derrame todas as bençãos em sua vida,te cubra com Sua graça e amor.
Que essa data se repita por muitos e muitos anos.
Muita saúde,paz,sucesso,prosperidade e amor. É o que desejo como amiga,admiradora e norinha...
Amo você!!

Laila



Mamãe querida!

Meus parabéns! Tudo de bom na sua vida! Que sua vida continue abençoada, como sempre foi e que você venha conhecer o Miguel... (risos)

Eu te amo demais!
Bjs

Raoni Serra

Cara Telma Feliz aniversárioUm momento especial de renovação para sua alma e seu espírito, porque Deus, na sua infinita sabedoria, deu à natureza, a capacidade de desabrochar a cada nova estação e a nós capacidade de recomeçar a cada ano.
Desejo a você, um ano cheio de amor e de alegrias.
Afinal fazer aniversário é ter a chance de fazer novos amigos, ajudar mais pessoas, aprender e ensinar novas lições, vivenciar outras dores e suportar velhos problemas.
Sorrir novos motivos e chorar outros, porque, amar o próximo é dar mais amparo, rezar mais preces e agradecer mais vezes.
Fazer Aniversário é amadurecer um pouco mais e olhar a vida como uma dádiva de Deus.
É ser grato, reconhecido, forte, destemido.
É ser rima, é ser verso, é ver Deus no universo;
Parabéns a você nesse dia tão grandioso.
BETH MARGE
Não esqueça de mandar uma fatia do bolo, rsrsrs

João


TELMIIIIIIIIIIIIITAAAAAAAAAA,
MINHA QUERDA LOURAÇÇÇA....
QUE DEUS TE ILUMINE BASTANTE E AO SEU CAMINHO.
QUE ELE SEJA REPLETO DE GRANDE SUCESSO,
 DE MUITO AMOR, COMPANHEIRISMO
E CARINHO DE TODOS A QUEM VOCE AMA..
 UM BEIJO DE ADMIRAÇÃO AMIGA....
QUE DEUS TE ABENÇOE SEMPRE
 E EM ABUNDÂNCIA..
MIL BEIJOS...