Frase do dia

“O amor é tudo”
(Jesus Cristo)







sábado, 11 de junho de 2011

70% deixaram compras para a última hora

Clique para Ampliar Contenção de crédito e economia em ritmo menor não causaram efeitos às vendas dos shopping centers

 
Assim como acontece em quase todas as datas comemorativas do calendário brasileiro, os namorados também estão atrasados para a compra dos presentes. De acordo com o presidente da Associação dos Lojistas de Shopping Centers do Ceará (Aloshop), Abílio do Carmo, aproximadamente 70% das vendas previstas para a data ainda não tinham sido concretizadas até a manhã de ontem.

Na última quinta-feira, em reunião, os lojistas avaliaram a situação. Mesmo com o atraso, eles acreditam que vão superar os números do ano passado.

"É sempre a mesma coisa. As pessoas deixam mesmo para a última hora. A única apreensão é porque quem paga por um eventual prejuízo são os lojistas. O investimento foi alto", explica Abílio.

A expectativa da Aloshop é vender até 10% a mais que no Dia dos Namorados do último ano. Uma cifra de quase R$ 2 milhões foram investidos pelos shoppings em promoções e campanhas publicitárias.

Aprovação a governo Dilma sobe para 49% ...

... diz Datafolha


Brasília - A avaliação ótima ou boa ao governo da presidente Dilma Rousseff (PT) passou de 47% em março para 49% em junho, revelou neste sábado pesquisa Datafolha realizada após a queda do ministro-chefe da Casa Civil, Antonio Palocci. O levantamento, que será publicado na íntegra na edição de domingo do jornal Folha de S.Paulo e que teve uma prévia divulgada no sábado, foi realizado nos dias 9 e 10 de junho, depois que Palocci pediu demissão em meio a denúncias decorrentes de seu aumento patrimonial. De acordo com o site do jornal, a pesquisa revelou que "a imagem pessoal da presidente foi afetada", e houve ainda uma piora generalizada nas expectativas com a economia, principalmente em relação à inflação.

Como apimentar relação

Ângela Bismarchi dá dicas no Balanço Geral
 Por Wagner Montes 

Um avião invadiu o Balanço de sexta-feira (10). A modelo Ângela Bismarchi, também conhecida internacionamente por desfilar no Carnaval carioca e fazer um grande sucesso, falou sobre o lançamento do seu livro, Os 10 Mandamentos do Amor, e deu dicas para os casais apimentarem a relação neste Dia dos Namorados. 
rg 300x225 Ângela Bismarchi dá dicas no BG sobre como apimentar a relação
Os 10 Mandamentos de Ângela Bismarchi

O que você sugere para os casais neste Dia dos Namorados?
Ângela- A minha dica é fazer diferente e mudar o cenário. Se o casal não tem dinheiro, também não é problema. Faça alguma coisa em casa, prepare um clima romântico com flores, ou até mesmo um jantar à luz de velas. Às vezes a pessoa pensa que só porque está sem grana e não tem condições de ir a um motel, não pode inovar. Mudar o ambiente não é só mudar o lugar.

Qual lugar você indica para os casais de namorados?
Ângela- Como está friozinho, eu indico lugares na serra, montanha. Um hotel com lareira, uma comida como um foundie e um vinho para acompanhar, tornam o clima bastante romântico. Quem não tem condições, pode fazer algo em casa. O importante é apimentar a relação, porque para tudo se dá um jeito.

O que as mulheres podem vestir e esquentar o Dia dos Namorados?
Ângela- Lingeries, para dar um clima mais quente na relação. Para mim, Dia dos Namorados é todo dia. Lógico que todas não têm poder aquisitivo para isso, mas é importante estar sempre inovando e ir a um sexy shop para comprar uma fantasia, por exemplo. Hora ser colegial, hora empregadinha.
r 300x225 Ângela Bismarchi dá dicas no BG sobre como apimentar a relação
Foto: Jéssica Ventura/R7

O que você sugere para os casais apimentarem a relação e não deixar o namoro cair na rotina?
Ângela- O meu livro, que tem os dez mandamentos do amor e fala justamente sobre como não deixar o relacionamento cair na rotina. Nós levamos uma vida turbulenta, cheia de preocupações, trabalho e, quando estamos em casa, só queremos descansar. Então, para os casais não deixarem a chama apagar, o meu livro é uma ótima ajuda. Durante toda a minha vida eu segui as dicas e deu certo.

Na sua opinião, como as mulheres devem agir para que os seus companheiros não procurem outras mulheres na rua?
Ângela- Eu acho que esta baixa estima da mulher é causada pela televisão, que mostra mulheres bonitas, com corpos perfeitos, mas nem todas são assim. Elas não têm que se preocupar com biotipos, porque homem que é homem, que gosta mesmo de mulher, não olha celulite nem gordurinha localizada. Esteja sempre cheirosa, com a pele macia e cabelo cuidado. A beleza custa caro, mas de qualquer maneira, veja o que está ao seu alcance e faça.

Opções para curtir no Rio

 
Carlo Wrede/Arquivo/Agência O Dia
Carlo Wrede/Arquivo/Agência O Dia
Programação do Dia dos Namorado no Rio conta com passeios românticos à seleção exclusiva de filmes em sala de cinema da cidade

La Ville Merveilleuse. Foi em francês, a língua do amor, que a expressão "Cidade Maravilhosa" foi ouvida pela primeira vez, batizada por Jeanne Catulle Mendes, em 1912. Desde os primeiros anos do século 20, o Rio de Janeiro se tornou sinônimo de beleza e ficou conhecida mundialmente como uma cidade romântica. Mas foi apenas no Carnaval de 1935 que a expressão se consagrou, entrando para o imaginário da capital fluminense como a cidade dos “encantos mil” e “coração do meu Brasil”.
Se você já encontrou o par perfeito e está em busca de programas românticos, saiba que é possível curtir lugares interessantes no Rio sem gastar muito e, o melhor, com uma boa dose de romantismo.

Justiça liberta os últimos 14 bombeiros ...

... que permaneciam detidos em Niterói
 
Os 14 bombeiros que ainda estavam detidos no quartel de Charitas, em Niterói, região metropolitana do Rio de Janeiro, foram libertados pela Justiça, por volta das 15h30 deste sábado (11).
De acordo com o deputado estadual Marcelo Freixo (PSOL), o atraso para libertar nove dos 14 militares restantes se deu por uma falha da Corregedoria do Corpo de Bombeiros, que enviou para a Auditoria da Polícia Militar, e consequentemente para a Polinter, somente o nome dos militares detidos.
- Somente com o nome, a Polinter não pode analisar se os bombeiros têm algum antecedente criminal, porque pode haver homônimos.

Meu namorado é bipolar. E agora?


COMPORTAMENTO:

 
COMPORTAMENTO: Meu namorado é bipolar. E agora?
Conhecer os sintomas e incentivar o tratamento do parceiro podem salvar o relacionamento marcado por mudanças constantes de humor

“Primeiro você me azucrina, me entorta a cabeça, me bota na boca um gosto amargo de fel. Depois vem chorando desculpas, assim meio pedindo, querendo ganhar um bocado de mel (...) E eu vou perguntando: até quando?”.
O trecho pertence à canção “Grito de Alerta*”, na voz de Maria Bethânia, e é muitas vezes considerada a trilha sonora de casais em crise. Mas, analisando mais a fundo, é possível sentir na pele a angústia de uma mulher que ama um homem cujo comportamento muda de uma hora para outra. Como se fosse tomado pela bipolaridade.

“É comum algumas pessoas acharem que o transtorno afetivo bipolar (TAB) é mais comum em mulheres”, relata Amaury Cantilino, psiquiatra e pesquisador do Programa de Saúde Mental da Mulher da Universidade Federal de Pernambuco.Mas os homens também podem ter a doença. “O problema é que, geralmente, o homem não procura se consultar com um médico tanto quanto a mulher, então, muitos possuem problemas sérios e nem desconfiam que possam ter transtorno bipolar. Uma coisa é certa: sem o tratamento adequado, a felicidade do casal fica comprometida”, alerta o médico. 

Mensagens Dia dos Namorados

12 de Junho

Dizem que o amor é belo, mas belo ele não é,
belas são as pessoas que o tem em mãos e sabem cultivá-lo.


Feliz Dia dos Namorados


Ricardo Orlandini & família.
orlandini@RicardoOrlandini.net
http://www.ricardoorlandini.net/

Novas formas de relacionamento no Facebook



Comportamento

Dia dos namorados dos Nerds


"Noivo", "em um relacionamento sério" (existe coisa mais careta?). Achamos que o Facebook não entende de relacionamentos contemporâneos. Aproveitamos o Dia dos Namorados para sugerir opções mais reais
por Nina Lemos

Joana está em um relacionamento sério com Renato. Maria está noiva (espera! Quem é que ainda fica noiva nos dias de hoje?). Camila está em uma amizade colorida. Escuta, minha gente, amizade colorida é uma coisa que só existia nos anos 70! Os jovens com menos de 20 anos nem sabem o que isso significa! Por isso – e porque a nossa vida sentimental é bem mais variada do que a listinha com relacionamento sério, relacionamento enrolado, amizade colorida, casamento, relacionamento aberto e noivado – queríamos oferecer para o Facebook novas opções para o status de relacionamento. São elas:

Está em um relacionamento neurótico

Existem tantos tipos deste relacionamento que poderiam existir até subcategorias, tipo relacionamento neurótico com ex, com perverso, com alguém que não faz sexo e por aí vai.

Está em um relacionamento platônico

Coisa mais comum do mundo. Principalmente em tempos de... tecnologia. Vai um Twitter pra lá, que logo vira DM, da DM vai para o Skype e... ferrou!

Está abduzida por um exu

Variação mais radical do relacionamento neurótico. Na verdade, beeem mais radical. Você está saindo com um psicopata. Um cara péssimo. Todas as suas amigas dizem que é roubada. A sua analista deixa claro que é roubada. Você sabe que é roubada. Mas você não consegue se livrar.

Está sendo perseguida por um ex

O velho Jason, aquele cara que reaparece do nada. Sim, ele pode ser um exu. Por isso, você poderá escolher mais de uma forma de relacionamento. Se o seu caso for o ex, ficaria assim: "está abduzida por um exu e sendo perseguida por um ex do passado". Claro, talvez você esteja nas duas situações (coitada!!). Por isso, as opções são todas múltiplas.

Está em uma fase galinha

Ótimo aviso! Se você estiver a fim de ficar com vários (e quem não tem dessas fases?) você coloca isso e pronto, todo mundo sabe que você está facinha. Muito útil também para que você saiba qual é a real do cara. Se ele estiver em uma fase galinha, você não encana (tá bom, sabemos que não é tão simples).

Está namorando

Melhor que relacionamento sério. Inclusive porque seu namoro pode ser alegre.

Está morando com o namorado

Quem disse que todo mundo quer casar?

E, falando em namoro no Facebook, aproveitamos para dar outro toque.
Não assuma um namoro no Facebook sem ter alguma intuição, por menor que seja, de que aquilo vai durar pelo menos uns meses. E, claro, só faça isso se você já tiver falado para o seu namorado que vocês estão namorando. O mesmo vale para términos. Nada mais ridículo do que gente que fica terminando e voltando no Facebook.
Vale lembrar: a vida é sua.
Você precisa mesmo de todas aquelas palavras de consolo cada vez que briga com o seu namorado? Se precisar, terapia, vai!
E tem outra. Uma coisa é namoro. Outra coisa é exibição.

Tenentes-coronéis ficarão 20 dias na Europa

Excursão de oficiais no exterior vale R$ 930 mil

Corpo de Bombeiros gastará R$ 14 mil para custear hospedagem e alimentação de cada um dos 33 tenentes-coronéis que farão viagem de 20 dias à Europa


Rio - O mar está para os peixes graúdos no Corpo de Bombeiros. O orçamento da Secretaria de Defesa Civil prevê para este ano a despesa de R$ 930 mil com viagens internacionais e nacionais de 75 oficiais. A maior fatia da receita, perto de R$ 660 mil, ficará com 33 tenentes-coronéis.
Cada oficial de alta patente receberá R$ 14.389,76 só para alimentação e hospedagem por cerca de dias em Portugal, Alemanha, Itália e França — equivalente a diária média de R$ 720, mais da metade do salário pago pelo estado a soldado bombeiro em início de carreira, hoje fixado em R$ 1.187,37.


(Foto: Getty Images)

O costume de celebrar o sentimento mágico que une duas pessoas vem da mais remota antiguidade. Na Roma antiga, todos os anos, em 15 de fevereiro (XV Kalendae Martius, ou seja, quinze dias antes do primeiro dia de março), ocorria a Lupercália - um festival de pastores na gruta de Lupercal, no monte Palatino (uma das sete colinas de Roma). A festa era homenagem a Juno, esposa de Júpiter, deusa da fertilidade e do casamento. Na véspera desse dia, pedaços de papel com o nome das moças da região eram colocados em uma grande caixa. Cada rapaz retirava um nome, que passava a ser sua namorada, durante o festival. Ou para sempre, "o coração tem razões que a própria razão desconhece", disse Baise Palcal (em "Pensées"), sendo a frase aproveitada em marchinha imortalizada por Orlando Silva ("Aos pés da cruz"). Passa o tempo e esse ritual profano, como tantos outros, acabou incorporado à tradição cristã; com o Papa Gelásio I, o "Pai dos Pobres", sagrando 14 de fevereiro como dia de São Valentim.

RECEITA: CORAÇÕES DE CHOCOLATE
INGREDIENTES:
100 g de chocolate preto
100 g de manteiga
2 ovos
75 g de açúcar
35 g de farinha de trigo

PREPARO:
* Derreta o chocolate e junte a manteiga amolecida.
* Bata os ovos inteiros com o açúcar. Depois, com cuidado, misture o chocolate derretido e a farinha.
* Unte duas formas em forma de coração. Coloque o creme. Dentro de cada forma coloque um pedaço de chocolate inteiro.
* Asse em forno pré-aquecido em 180º, por aproximadamente 10 minutos. O meio fica mole e a bordas bem assadas.
* Sirva morno, com uma bola de sorvete de baunilha.

“menor homem do mundo”

Filipino de 61 cm tenta quebrar recorde e se tornar

Bullit Marquez/AP Photo/11.06.2011
Bullit Marquez/AP Photo/11.06.2011
Junrey Balawing faz pose ao lado de garrafas de refrigerante em inspeção do Guinness World Record


O filipino Junrey Balawing tenta quebrar o recorde mundial de menor homem do mundo e entrar para o livro dos recordes, o Guinness Book. Neste sábado (11), o jovem, de 17 anos, teve sua estatura medida pelos auditores da organização, na cidade de Sindangan, nas Filipinas.

FMI é atacado por hackers e ...

... dados confidenciais são acessados

Nova York (EUA) - O Fundo Monetário Internacional (FMI) foi atacado por hackers recentemente e ainda não se sabe quais serão os prováveis danos para a instituição. De acordo com reportagem do The New York Times, o FMI não fez um anúncio público, mas muitos diretores e funcionários fundo ficaram sabendo do ciberataque.

Visão negativa da Justiça



Advogados têm



Advogados têm pouca confiança na Justiça. Esse foi um dos dados revelados pela pesquisa feita pela Fundace, entidade criada por professores da FEA-RP (Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto, da USP), cujo objetivo era averiguar a quantas anda este poder na visão desses profissionais.
Foram entrevistados 1.712 advogados. Ao serem questionados se pensam que a Justiça trata com igualdade os autores das ações, 55,1% acreditam que o tratamento é pouco igual, 31,1% afirmam não é nada igualitário e 13,1% acreditam que tratam todos igualmente.


"Voltamos à luta, só uma batalha foi vencida", diz bombeiro

Em busca de anistia, bombeiros vão continuar acampados em frente à Alerj

Mesmo depois da liberação dos bombeiros na manhã deste sábado (11), o acampamento nas escadarias da Alerj (Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro), no centro da cidade, vai continuar, segundo os manifestantes. 



Pedófilo preso em flagrante em Tamoios


Elci Jancen Bombatista, de 34 anos, morador do bairro Aquárius, em Tamoios (2° Distrito de Cabo Frio), foi preso em flagrante por suspeita de abusar sexualmente de duas crianças. 
Uma das vitimas, era filha de um amigo de infancia e ele a viu nascer. Ele confessou que estava com as meninas dentro de sua casa praticando atos obscenos. As meninas de 10 e 12 anos tinham acabado de sair da escola.
O Conselho Tutelar também está acompanhando o caso. Elci foi autuado por estupro de vulnerável.

Postado por alan do chaparral às 12:52
http://blig.ig.com.br/alandochaparral/

Cabralzinho e o carrinho de bombeiros - a genialidade da charge de Zel Humor

Após três meses, Japão faz homenagem às vítimas do tsunami que matou quase 24 mil pessoas

Desabrigados cobram do governo mais agilidade na reconstrução do país

EFE
Yuriko Nakao /Reuters/11.06.2011
Yuriko Nakao /Reuters/11.06.2011
Protesto contra o uso da energia nuclear lotou as ruas de Tóquio e marcou os três meses da tragédia

Três meses depois do terremoto e do posterior tsunami que assolou o nordeste do Japão, várias cidades lembraram, neste sábado (11), os 23.639 mortos e desaparecidos do desastre.
Além dos atos em homenagem às vítimas, foram realizados diversos protestos contra o uso da energia nuclear no país e pela agilização das obras de reconstrução das áreas afetadas. Isso porque, o terremoto provocou o vazamento nuclear na usina de Fukushima, que entrou em colapso após ser atingida por ondas gigantes - o que causou a pior crise nuclear mundial desde o acidente de Chernobyl (Ucrânia, antiga URSS) em 1986.

No Rio, cinco bombeiros foram mantidos em cárcere privado pelo Estado ...

 ... diz deputado estadual

Marcelo Freixo diz que não havia mandado de prisão contra os militares


Cinco bombeiros foram vítimas de cárcere privado durante uma semana, tempo em que ficaram presos no quartel de Charitas, informou na manhã deste sábado o deputado estadual Marcelo Freixo (PSOL). Segundo o político, contra os militares não havia nenhum mandado de prisão ou qualquer documento que justificasse a detenção deles.
- O Estado manteve em cárcere privado cinco militares aqui dentro do quartel. Contra eles não havia nenhum mandado de prisão. Eles foram privados de ver suas famílias e de irem para suas casas. Foi uma prisão irregular. O corregedor do Corpo de Bombeiros e o Estado terão que responder sobre isso. É uma desorganização.

Os leitores pediram e republicamos esse especial de Carlos Sepúlveda

NAMORADINHA

Namorada minha
tão ausente
assim sozinha.
Namorada minha
estrela luminosa
rubra rosa de plenilúnio.

Namorada minha
memória de mim
solitariamente.

Um corpo etéreo
de etérea palidez
embriagada de beijos
como não existissem.
Apenas uma sombra vagando
no mim de mim
espasseando.

Namorada minha,
vivendo de não existir
como se de coisa fosse ( feita),
de áspera concretude
mas que é minha
namoradinha.
De dia, de noitinha
de manhãzinha

            namorada minha
            na morada de mim
            melhor de mim
                       tu és. Quase minha.

Reajuste no preço do motel está mais que o dobro da inflação


Disparada chega a 12,68% bem mais que o índice geral em 6,37%

Os casais que quiserem comemorar o Dia dos Namorados neste domingo (12), terão que pesquisar bastante e abusar da criatividade. O motivo é o dragão da inflação que pegou em cheios os motéis e restaurantes, que tiveram reajustes de 6,73% pouco mais que o índice geral de preços medido pela FGV (Fundação Getúlio Vargas), de 6,37%.
A maior disparada foi no preço dos hotéis/motéis, que ficaram 12,68% mais caros. A inflação medida nos restaurantes foi de 9,45%.

No Rio, Cabral e funcionalismo público ...

 ... seguem histórico conturbado

Desde o primeiro ano de mandato, o governador Sérgio Cabral e servidores públicos de diversos setores protagonizam crises. Diálogo é a principal reivindicação dos funcionários
No Rio, Cabral e funcionalismo público seguem histórico conturbado
Governador Sergio Cabral protagoniza sucessivos episódiso
 de intransigência (Foto: Arquivo RBA)

Por Leticia Cruz

A relação entre os servidores públicos do Rio de Janeiro e o governador do Estado, Sérgio Cabral (PMDB), enfrenta conflito desde seu primeiro mandato, em 2007. Na última semana, militares do Corpo de Bombeiros cravaram protestos por aumento salarial – o estado paga o pior piso da categoria no país – e pela libertação dos colegas detidos durante o final de semana anterior, que mobilizaram a população. Em solidariedade, os professores da rede estadual se uniram às reivindicações e também decidiram por greve por tempo indeterminado.
Desde 2007, categorias do funcionalismo público – saúde, educação, Polícia Civil e Polícia Militar – se manifestaram em união contra a falta de negociações em questões defendidas pelos servidores públicos, como reposição salarial, unificação da data-base e incorporação de gratificações. Os profissionais argumentavam que o governador não havia cumprido promessas feitas em campanha eleitoral, além de faltar com o decoro em declarações públicas. Passeatas à casa de Cabral – com repressão policial – foram realizadas.

Cultura

Novo filme de Woody Allen agrada à crítica

“A vida é barulhenta e complicada”, diz um diálogo da nova comédia romântica Meia-noite em Paris, uma clássica tirada cínica de Woody Allen.
Mas o filme não é mais uma comédia de erros do diretor. Os críticos descrevem seu trabalho mais recente como “agradável!, “um suflê” e “doce”, este último um elogio que seus fãs de longa data talvez achem impróprio.
Allen tem 75 anos e frequentemente enchia seus roteiros anteriores com tiradas irônicas sobre tudo, desde relacionamentos fracassados até sexo e crises da meia-idade. Estará o diretor ficando sentimental na velhice? Nada disso, diz ele.

Compra coletiva é saída para agradar namorado sem mexer muito no bolso


Sites oferecem até passeio de helicóptero pela metade do preço para o Dia dos Namorados

Imagine voar pelos céus da cidade de São Paulo ao lado da alma gêmea, levá-la para uma suíte presidencial em um hotel da cidade, aproveitar a noite e ainda acordar com um belo café da manhã. Esse presentinho é uma das ofertas disponíveis para o Dia dos Namorados e, apesar de parecer custar uma fortuna, pode sair pela metade do preço em um dos inúmeros sites de compras coletivas.
Se quiser agradar a gata (ou o gato) sem mexer muito no bolso, esses sites são uma das soluções para tornar a data inesquecível. Os mais procurados são os serviços, como um jantar romântico ou um dia em um SPA a dois, e viagens.

Bactéria E.coli é identificada ...

... em brotos de vegetais

brotos
“São os brotos”, disse ontem Reinhard Burger, presidente do Instituto Robert Koch, que centraliza as investigações relacionadas a doenças infecciosas na Alemanha. Burger justificou que desde o final de semana está sob suspeita uma propriedade de cultivo de brotos de vegetais em Bienenbüttel, na Baixa Saxônia.
Esta suspeita se confirmaria algumas horas depois no estado da Renânia do Norte-Vesfália. A agressiva cepa O104 da E. coli foi encontrada em brotos no lixo da casa de duas pessoas que manifestaram a doença em meados de maio, segundo confirmou o secretário de Defesa do Consumidor do estado, Johannes Remmel.
Os brotos teriam vindo da propriedade já sob suspeita na Baixa Saxônia. Com isso, foi estabelecida pela primeira vez uma ligação direta entre doentes e os brotos infectados.

Punição a desmatador

Prorrogado decreto que adia

A presidente Dilma Rousseff assinou ontem a prorrogação por 180 dias do prazo para averbação de reserva legal, estendendo o prazo do decreto que vencia em 11 de junho.
A definição da nova data atende à solicitação de lideranças partidárias no Senado, que recebeu há poucas semanas o texto do Código Florestal aprovado pela Câmara.
A prorrogação do texto impede multas e sanções aos produtores que não estejam cumprindo o Código Florestal em suas fazendas.
O líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), reuniu assinaturas de todos os líderes da base aliada no Senado reivindicando a prorrogação e entregou para a presidente. A justificativa é que o Senado precisa de tempo para analisar a nova reforma do Código Florestal, que começou a tramitar na semana passada.

MPF pede revisão de todos os contratos ...

... de concessão da ALL

jurosO Ministério Público Federal (MPF) pediu ao Tribunal de Contas da União a revisão de todos os contratos de concessão da transportadora ferroviária América Latina Logística, em meio a denúncias de perdas ao patrimônio da antiga Rede Ferroviária Federal (RFFSA).
Segundo o MPF, a ação foi encaminhada para que o TCU adote medidas para melhorar o setor ferroviário no país.
Para o órgão, “na falta de efetivo controle, as concessionárias se apropriam do transporte ferroviário de carga e fazem suas escolhas livremente (…) Na prática, é a iniciativa privada quem determina onde e em que condições o serviço público será disponibilizado”.

Jurídicas Aflora

Os destaques na ConJur desta semana


Essa foi uma semana movimentada em Brasília. Na terça-feira (7), a 5ª Turma do Superior Tribunal de Justiça anulou todos os procedimentos decorrentes da Operação da Satiagraha da Polícia Federal, inclusive a condenação do banqueiro Daniel Dantas por corrupção ativa. (Clique aqui para ler) 
No dia seguinte (8), o Pleno do Supremo Tribunal Federal decidiu que o ato do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que negou a extradição do italiano Cesare Battisti, é legal. Com isso, ele ficará livre no Brasil. (Clique aqui para ler)



"Sou perseguido"
No mesmo dia da decisão do Supremo, a ConJur publicou entrevista exclusiva com Battisti, preso havia quatro anos no presídio da Papuda, em Brasília. O italiano disse que não cometeu os quatro assassinatos pelos quais o governo da Itália o acusa. O ex-militante atribui o empenho italiano para extraditá-lo ao fato de não ter se calado sobre um capítulo da história que as autoridades de seu país querem apagar. “O Estado italiano matou centenas de pessoas em atentados, sem contar as execuções sumárias dos militantes de extrema esquerda na rua, na cama, dormindo. Todos os dias havia mortos”. (Clique aqui para ler a entrevista).
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
 Um advogado contra um país
Ainda na esteira do processo de extradição de Battisti, a ConJur publicou na sexta-feira (10) uma longa reportagem contando em detalhes a saga e a estratégia do advogado Luís Roberto Barroso e da equipe que cuidou da defesa do extraditando mais controvertido no Brasil e na Itália. Constitucionalista de renome e eterno favorito a ocupar uma cadeira no Supremo Tribinal Federal, Barroso simplesmente não sabia o que fazer quando recebeu em mãos alvará de soltura do italiano: "Nunca tirei ninguém da cadeia", admitiu.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------
Salvo pela promoção
O Conselho Nacional de Justiça não ficou atrás e arquivou os dois processos nos quais o desembargador Fausto Martin De Sanctis, do Tribunal Regional Federal da 3ª Região, era acusado de descumprir ordens do STF quando era juiz na 6ª Vara Federal Criminal de São Paulo. Por unanimidade, os conselheiros entenderam que ele desobedeceu às ordens do Supremo, mas não será punido porque a pena de censura não pode ser aplicada a desembargador. (Clique aqui para ler) 



Partidos e eleições
Em entrevista exclusiva à revista Consultor Jurídico, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Ricardo Lewandowski, criticou o elevado número de legendas que existem no Brasil, reclamou da falta de partidos fortes e de eleições em que sejam discutidas ideias, e não onde candidatos sejam vendidos como sabonetes. Ele defendeu o fim da possibilidade de se fazer coligações nas eleições proporcionais, o limite aos gastos de campanha e a proibição de empresas financiá-las, além da criação de uma cláusula de barreira razoável para excluir do cenário político as legendas de aluguel. (Clique aqui para ler)



Versão do fato
No livro Operação Hurricane — Um Juiz no Olho do Furacão, o ex-desembargador do Tribunal Regional Federal da 2ª Região, José Eduardo Carreira Alvim, que foi afastado do cargo por ser acusado de vender decisões judiciais em favor do jogo ilegal no Rio de Janeiro, diz contar a verdadeira história por trás do furacão. Em abril de 2007, ele passou nove dias preso e diz ter sido vítima de uma farsa armada por um grupo que não o queria ver na presidência do tribunal, que foi aceita pela Justiça e pela mídia. Entrevistado pela ConJur, Alvim reclamou de ter sido “crucificado pela mídia” e disse que “a Polícia Federal fez um relatório sem pé nem cabeça. Para suas suposições terem fundamento o relógio teria que ter andado para trás”. (Clique aqui para ler) 


ESPECIAIS

Entrevista do Domingo
A ConJur entrevistou o advogado Francisco Antunes Maciel Müssnich. Pelas suas mãos passaram operações como a aquisição do controle acionário do Banco Panamericano pelo BTG Pactual, criação da Braskem, compra da Brasil Telecom pela Oi, e as fusões entre Itaú e Unibanco e entre Sadia e Perdigão. Há mais de cinco ano é membro do Superior Tribunal de Justiça Desportiva, e seu escritório, o Barbosa, Müssnich & Aragão, vais representar a Confederação Brasileira de Futebol em questões jurídicas sobre a Copa do Mundo de 2014. (Clique aqui para ler)
---------------------------------------------------------------------------------------------------------

Segunda Leitura
Em sua coluna dominical, o desembargador aposentado Vladimir Passos de Freitas falou sobre a vida do profissional do Direito: luta, do começo ao fim. “O operador do Direito, seja qual for a profissão escolhida, terá dificuldades no caminho. Superá-las com otimismo, analisar a ocorrência, ver se não contribuiu para o problema e aproveitar a lição que dela possa extrair, é forma de superação e crescimento. A resiliência será o fator principal do sucesso”. (Clique aqui para ler)
------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Letras jurídicas
Essa semana, o jornalista Robson Pereira analisou a presença das faculdades de Direito no Brasil. Ele diz que a recente suspensão pelo Ministério da Educação de sete mil vagas “teria um efeito devastador em qualquer outra profissão ou lugar do planeta, exceto no Brasil: as 11 mil vagas cortadas pelo MEC representam menos de 8% das vagas ocupadas nas faculdades de Direito de norte a sul do país nos últimos 5 anos”. (Clique
aqui para ler) 
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Coluna LFG
Em sua coluna, o professor Luiz Flávio Gomes discorreu sobre o bullying. Ele considera que a figuraretrata hipótese em que ambos os envolvidos devem ser objeto de atitudes da família, da sociedade e do Estado”, e informa que “uma pesquisa jurisprudencial aponta para uma leve tendência em se afirmar que a responsabilidade da escola diante da prática do bullying é objetiva”. (Clique
aqui para ler)
----------------------------------------------------------------------------------------------------------
Artigo da Semana
No artigo Padrão estético nas empresas pode custar caro, o advogado Marcelo Augusto de Araújo Campelo cita que uma instituição financeira foi condenada a pagar R$ 100 mil por dano à coletividade e a se retratar em jornais por ter proibido os empregados de usarem barba.
“Estaria certa ou errada a decisão? Acredita-se que proibir o uso de barba ultrapassa o razoável, mas ao ponto de se culminar em uma indenização de R$ 100 mil e retratação pública fundada em desrespeito a dignidade humana, também pode estar fora do que seria razoável”. (Clique aqui para ler o artigo) 



COMENTÁRIO DA SEMANA

Sobre a notícia “Projeto de Lei opõe liberdade de expressão e direito à privacidade”, Luiz Carlos de Oliveira Cesar Zubcov comentou:.

“Em uma nação democrática a imprensa é livre e as instituições existem para servir o cidadão. O projeto de lei em questão deve permanecer vigilante ao interesse social e ficar distante das defesas passionais, setoriais e até mercantilistas que gravitam em torno da divulgação do sigilo judicial. Embora a imprensa seja uma força social indispensável por praticar o bem, isso não nos coloca diante de uma afirmação absoluta de que ela nunca pratica o mal. (...)É indiscutível que a pretensão de se divulgar dados processuais sob sigilo implica em um conflito jurídico entre a liberdade de imprensa e o direito à inviolabilidade da honra que reclama solução. Nessa colisão dos direitos fundamentais a busca pela sua prevalência pode ser iniciada com a indagação: a imprensa deve servir aos interesses do cidadão ou o cidadão deve servir aos interesses da imprensa?"

Ideli Salvatti ocupa lugar de Luiz Sérgio ...

... na coordenação política do Planalto

Dilma
A presidenta Dilma Rousseff fez um troca-troca ministerial ontem e nomeou a ministra Ideli Salvatti para a Secretaria de Relações Institucionais (SRI) no lugar de Luiz Sérgio, que vai para o Ministério de Pesca e Aquicultura. A posse ocorrerá na segunda-feira, dia 13, informou a Presidência da República em nota.
A troca de cadeiras foi decidida por Dilma em reunião no início da tarde desta sexta com Luiz Sérgio, da qual Ideli participou mais tarde. A atuação do petista na articulação política do governo vinha sofrendo críticas de aliados, que apontavam deficiências no diálogo entre o Executivo e o Congresso.
Com a crise que culminou na queda do ex-ministro da Casa Civil Antonio Palocci, quem de fato liderava a negociação política do Planalto, a permanência de Luiz Sérgio no cargo ficou praticamente insustentável.

Aeroportuários planejam greve contra modelo de privatização de aeroportos

Categoria, liderada pela CUT, será convocada a se manifestar em assembleias contra a participação limitada a 49% da Infraero no processo

    
    Daniel Teixeira/AE-28/3/2011
    Daniel Teixeira/AE
    
    Ameaça de caos. Obras no Aeroporto de Guarulhos tentam reduzir as filas de embarque e desembarque: funcionários já aprovaram indicativo de greve
     
     
    Contrariados com o modelo de privatização dos aeroportos proposto pelo governo, trabalhadores aeroportuários planejam cruzar os braços em julho em protesto. Em assembleia realizada esta semana, funcionários dos aeroportos de Brasília, Guarulhos e Campinas já aprovaram indicativo de greve. Na semana que vem, estão previstas assembleias nos aeroportos de Confins, em Minas, e Galeão, no Rio.

    Bombeiros deixam prisão em quartel marchando e sob aplausos da população

    Emocionados, muitos militares choraram ao cantar o hino da corporação

    Reprodução Rede Record
    Reprodução Rede Record

    Marchando, emocionados e aplaudidos pela população. Foi assim que a grande parte dos 439 bombeiros detidos há uma semana no quartel de Charitas em Niterói deixou a prisão rumo à liberdade por volta das 9h deste sábado (11).
    Com cartazes pedindo a anistia aos presos, muitos choraram enquanto cantavam o hino dos bombeiros e o hino nacional. Uma queima de fogos na homenageou os militares.
    Um dos agentes falou rapidamente com a equipe da Rede Record e bateu continência antes de se despedir para continuar a manifestação.
    - É muita emoção. Só queremos a liberdade, voltar para nossas famílias, nossos amigos e ao trabalho. Sabíamos que éramos queridos, mas não tantos.
    Por volta das 8h, alguns dos presos começaram a sair, mas a maioria esperou para que todos deixassem o quartel juntos. Uma falha na lista dos alvarás deixou dez bombeiros sem a liberdade. Os militares que já foram soltos dizem que vão ficar do outro lado da rua aguardando a saída deles.

    No Rio, PM pode ter tido infarto na porta do quartel ...

     ... onde acontece liberação dos bombeiros

    Um soldado do Batalhão Policial Militar em Niterói (12º BPM), na região metropolitana, passou mal na porta do quartel central dos bombeiros, em Charitas, em Niterói, na manhã deste sábado (11). Ele estava na guarnição que acompanhava a liberação dos bombeiros detidos no quartel desde o sábado passado (4).
    Ele foi socorrido pela ambulância dos bombeiros e levado para o hospital da Polícia Militar de Niterói. Se for necessário vai ser transferido para o hospital central da PM, no Estácio, na zona norte do Rio.
    O polícia pode ter sofrido um infarto.

    Corinthians ganha R$ 420 milhões em incentivos fiscais

    
    Arquivo/AE
    Arquivo/AE
    

    O clube vai receber 'certificados de incentivo ao desenvolvimento' no valor de R$ 50 mil cada


      SÃO PAULO - A Prefeitura de São Paulo vai conceder um pacote de R$ 420 milhões em incentivos fiscais para o Corinthians construir seu estádio em Itaquera, na zona leste de São Paulo. O clube vai receber "certificados de incentivo ao desenvolvimento" no valor de R$ 50 mil cada. É o que prevê projeto do prefeito Gilberto Kassab (sem partido) enviado ontem à Câmara Municipal e obtido pelo Estado.

      Manchetes dos principais jornais do País e do mundo deste sábado


      Folha de S.Paulo

      Agora S.Paulo

      O Estado de S.Paulo
      O Globo
      Dilma troca articulação por pesca. E vice-versa.

      Correio Braziliense
      Empresas de ônibus dão calote de R$ 29 milhões

      Estado de Minas
      Chuva e vendaval paralisam BH

      Um oferecimento:

      The New York Times (EUA)
      Aviso contudente dos EUA revela profundas tensões na Otan

      The Washington Post (EUA)
      Ataques frustados se somam à tensão com Paquistão

      The Times (Reino Unido)
      Incapacitados encaram níveis elevados de abuso, diz chefe de caridade

      The Guardian (Reino Unido)
      O discurso que David Miliband teria dado - se ele tivesse vencido

      Le Figaro (França)
      As verdades sobre Jaques Chirac

      Le Monde (França)
      As primárias socialistas, um exercício democrático inédito e complexo

      El País (Espanha)
      Trabalho impõe arbitragem em convênios e facilita demissões

      Clarín (Argentina)
      Schocklender trocou 50 mi em mesas de dinheiro