Frase do dia

“O amor é tudo”
(Jesus Cristo)







sábado, 23 de julho de 2011

Búzios comemora Sant’Anna


Padroeira faz 271 anos de aparição na cidade


Começou ontem (22), em Búzios a Festa da Padroeira da Cidade, Sant’Anna com carreata no final da tarde de São José aos Ossos e a noite shows de MPB, com o Grupo Lance Maneiro e Trio Pé de Serra. Uma vasta programação organizada pela Prefeitura de Búzios através da secretaria de Comunicação e Cultura e da Comissão de festa da Paróquia de Búzios está movimentando o município que comemora a data oficial, dia 26, em dois palcos montados próximos à Igreja de Santa’Anna, na praia dos Ossos. Destaque para a participação da Orquestra Tabajara e dos alunos da Escola Municipal de Música Tom Jobim, que se apresentam no palco grande montado na praia da Armação, domingo e segunda, respectivamente.

 Sábado – 23 – a partir das 21 horas

Palco grande
Grupo Arma samba
Banda Dr. Law

Palco pequeno
Show de MPB

Domingo - a partir das 21 horas

Palco grande
Milton Brasil e Banda
Orquestra Tabajara

Palco pequeno
Show de MPB

 Segunda – 24 – a partir das 21 horas

Palco grande
Escola Tom Jobim
Grupo Mineirinhos

Palco pequeno
Show de MPB

 Terça – 25 – a partir das 21 horas

Palco grande
Show de encerramento
Izaias Coração Novo

Palco pequeno
Show de MPB



271 anos de Fé, amor e Tradição

No ano de 1740, em um período de grande pobreza, doenças e pouca pescaria, a miraculosa Imagem, foi resgata das águas do mar de Búzios, assim deu-se inicio a devoção tão importante na cidade. A capela foi construída nas terras de Manoel Joaquim da Silveira, a mando de Brás de Pina, o grande explorador de óleo de baleias.
Sant`Anna , no calendário Católico é festejada aos 26 de julho e recebe a Glória dos altares em ser a Mãe da Virgem Maria, avó de Jesus, o Salvador.
Muito festejada em Armação dos Búzios, no mês de julho, as famílias tradicionais desta antiga aldeia de pescadores não deixam cair no esquecimento a mais antiga manifestação cultural de Búzios.
Sant`Anna, foi elevada Padroeira de Armação dos Búzios, com a benção dos Srº Arcebispo de Niterói Dom Carlos Alberto Navarro, no ano de 1996.
Tendo o seu primeiro pároco o Padre Ricardo Whyte, assim dá-se inicio através desta devoção tão importante com mais de 271 anos, a paróquia de Sant`Anna e Santa Rita de Cássia.


Conheça a Capela da Padroeira de Búzios
Terça feira - 18h – Legião de Maria

Quarta feira - 19h30 – Culto Eucarístico
Quarta feira - 20h – Grupo de Oração Nova Vida (RCC)
Sábado - 19:30h – Santa Missa

Sequestradora se entrega e devolve bebê na delegacia de Cordeiro


Tanit Cardoso Peixoto, de 27 anos, ficou com medo da repercussão que o caso tomou

Sérgio Vieira

A suspeita de ter sequestrada um bebê em São Gonçalo, região metropolitana do Rio de Janeiro, se entregou na Delegacia de Cordeiro (154 DP), na região serrana do Estado, na tarde de sábado (23). a informação foi confirmada por agentes que estão com a criança e que aguardama  chegada dos policiais da 72 DP. 
Tanit Cardoso Peixoto, de 27 anos,  alegou que teve um surto psicótico e resolveu pegar uma criança pois tinha dificuldade para adotar uma.
Tanit  também tentou levar outros dois bebês em hospital da localidade. A informação foi dada pelo pai da menina Ayana, Jofre Marciano de Moraes, e confirmada pelo delegado Geraldo Assed, da Delegacia de São Gonçalo (72ª DP), que investiga o caso.
A criminosa é de Cordeiro e, ao que tudo indica, segundo a polícia, saiu do local apenas para fazer o sequestro. A criança está na delegacia e passa bem. Policiais da Delegacia de São Gonçalo ( 72ª DP), que são responsáveis pela investigação, estão indo até Cordeiro buscar a acusada.

Mãe desesperada

Muito abalada com o sequestro da filha, Jofre disse ainda que sua mulher, a auxiliar administrativa Eliza da Silva Barbosa, de 27 anos, está em estado de choque e desesperada com a possibilidade de nunca mais ver "sua neném". De acordo com ele, a gravidez foi de risco e a mulher respeitou todas as orientações médicas, para que a filha nascesse sem nenhum problema de saúde. 

- Ela (falsa médica) entrou no quarto afirmando que iria fazer exames na criança. Como uma enfermeira havia entrado poucos minutos antes e nos pedido para que separássemos uma roupinha para a Ayana, porque ela seria levada para tomar banho e depois faria exames com uma pediatra, nós não desconfiamos da falsa médica. Minha mulher teve muitos problemas na gravidez e fez tudo o que os médicos mandaram. Nossa filha nasceu saudável e estávamos muito feliz. Aí acontece isso.

Veja as imagens da sequestradora de bebê entrando e saindo de hospital em São Gonçalo


Extra




A Polícia Civil divulgou imagens da sequestradora do bebê Ayana Milla entrando e saindo do Hospital São José dos Lírios, em São Gonçalo.
A mulher levou 14 minutos para roubar a criança da unidade. Nas imagens, ela entra e sai tranquilamente com uma bolsa e uma mochila no elevador.

Logo após morte, Amy Winehouse vira verbete na Wikipédia


Logo após os jornais britânicos confirmarem a morte de Amy Winehouse, 27 anos, o site da Wikipédia já havia atualizado a informação na página sobre a vida da cantora, que nasceu no dia 14 de setembro de 1983, em Londres.

Sequestradora de bebê de São Gonçalo quase fez outra vítima


Eliza e Joffree com Ayana, que foi sequestrada na noite de sexta-feira em São Gonçalo Foto: Urbano Erbiste





Ana Carolina de Souza

A sequestradora da recém-nascida Ayana Milla, que foi levada do Hospital São José dos Lírios, no bairro Zé Garoto, em São Gonçalo, na noite da última sexta-feira, tentou raptar outro bebê antes do crime. Se passando por enfermeira, a mulher entrou no Hospital e Clínica de São Gonçalo, também no bairro Zé Garoto. Ela teria apresentado uma carteira falsa se passando como profissional de saúde no fim da tarde do mesmo dia, horas antes do sequestro de Ayana.
Ela entrou no quarto do casal Elias Helon, de 20 anos, e Marcelly Cerqueira, de 21, pais da recém-nascida Gabrielly, que naseu no fim do dia de quinta-feira. Ela disse a eles que era berçarista e avisou que levaria o bebê para fazer exames de rotina, mas uma enfermeira entrou no quarto e pediu que a criminosa se retirasse.

Morre Amy Winehouse ...


Memória

... em Londres, aos 27 anos

A cantora morreu em casa, no norte da cidade. O serviço de emergência foi acionado, mas os médicos já a encontraram morta

A cantora inglesa Amy Winehouse A cantora inglesa Amy Winehouse (Shau Curry/AFP)

A cantora Amy Winehouse, de 27 anos, foi encontrada morta neste sábado em sua casa no norte de Londres. As causas da morte ainda são desconhecidas. O Serviço de Emergência da cidade informou à BBC que foi acionado e enviou duas ambulâncias para o endereço de Amy, mas os médicos já a encontraram morta.

De acordo com o site do jornal britânico The Telegraph, Amy havia desmaiado por três vezes na última semana por ter bebido demais. No mês passado, Amy suspendeu uma turnê pela Europa após ter sido vaiada em uma apresentação na Sérvia. O motivo: estava tão bêbada que não conseguia cantar.

A cantora travou uma luta contra as drogas e a bebida. Nos últimos anos, Amy emagreceu e colecionou aparições constrangedoras em público: com restos de cocaína no nariz, com os seios à mostra e com os cabelos sujos e desalinhados.

Visão La Flora: Hoje é a inauguração do Riala Parque Aquático

Visão La Flora: Hoje é a inauguração do Riala Parque Aquático: "Neste sábado, a partir das 10h, estaremos entregando o RIALA PARQUE a população ..."

Em São Gonçalo, recém-nascido é roubado de hospital

 
A mãe com o bebê pouco depois do parto Foto: reprodução



Bruno Rohde

Um bebê recém-nascido foi levado, na noite de ontem (22), do Hospital São José dos Lírios, no bairro Zé Garoto, em São Gonçalo, por uma mulher que se disfarçou de médica. Fingindo que levaria a pequena Ayana Milla para fazer exames, a criminosa retirou a menina do quarto onde estava com os pais e desapareceu.
A menina nasceu pouco depois da meia-noite de sexta. Estava no quarto com a mãe, Eliza da Silva Barboza, e o pai, Joffree Lazarius, ambos de 27 anos, por volta das 18h, quando uma mulher de branco apareceu. Vestindo um jaleco branco e usando um estetoscópio rosa, ela disse que teria de levar a garota para o exame.
— Ela entrou no quarto e se identificou como doutora Taísa — conta Joffre.
Como o tempo passava e a falsa médica não retornava, o pai saiu para procurá-la pelo hospital. Mas a mulher já havia sumido.

Circuito de segurança


O Hospital São José dos Lírios: câmeras registraram a criminosa
O circuito de segurança do hospital mostra a mulher entrando na unidade levando uma sacola vazia. Cerca de 15 minutos depois, ela sai, já com a sacola cheia — onde, provavelmente, estava a menina. Segundo o diretor do hospital, Sérgio Moutinho, a falsa médica se apresentou, na recepção, como parente de um paciente.
Pela descrição dos pais de Ayana, a mulher tem cerca de 1,70m de altura e cabelos castanhos encaracolados.O caso foi registrado na 72 DP (São Gonçalo).

Tentativa anterior
De acordo com os pais de Ayana Milla e o diretor do São José dos Lírios, a falsa médica tentou entrar, também na sexta-feira, em outra unidade de saúde de São Gonçalo. Ela teria se apresentado no Pronto-Socorro de São Gonçalo, também no bairro Zé Garoto. como técnica de enfermagem, mas funcionários desconfiaram da mulher e ela acabou fugindo.
Segundo Sérgio Moutinho, não há nenhuma médica no hospital com o nome usado pela criminosa.
Neste sábado, Joffree e Eliza irão à 72ª DP, às 9h, para fornecer mais informações à polícia. Ayana é a primeira filha do casal.

Em Nova Friburgo, deslizamento de terra causa morte


Um homem morreu e outro ficou ferido em um deslizamento de terra, na tarde de ontem (22), em Nova Friburgo. De acordo com os bombeiros o acidente ocorreu por volta das 15h e a retirada do corpo demorou 40 min. As vítimas trabalhavam em uma construção irregular.

Em Búzios, terrenos do Loteamento Enseada Azul na Marina,



Apesar da denúncia feita em 14 de maio, pelo JPH, de que terrenos situados na Rua 11, quadra 23 do loteamento Enseada Azul foram objeto de tentativa de invasão por parentes de Nair da Conceição Gonçalves Pereira, o grupo, na ocasião confrontado com a documentação e a presença dos proprietários legais da área, parece ter voltado ao local para cercar todos os terrenos.
 – Novamente acreditamos que o mesmo grupo de pessoas está tentando ocupar terrenos de nossa propriedade - disse na manhã de sexta-feira (22) a advogada Maria das Graças Henriques, que informou já ter despacho favorável da Justiça de Búzios frente a ação impetrada por ela contra Cemira e Silmara Pereira, por  esbulho possessório. 
- Não sou a única atingida por essa nova tentativa de invasão. Desta vez todos os terrenos da rua foram cercados – completou a advogada.
Pessoas ligadas à família Henriques desconfiam que haja uma ligação entre as tentativas de invasão e o fato do vereador Leandro Pereira ser sobrinho de Silmara, neto de Nair. ‘Na ocasião da primeira tentativa ficou claro que o grupo estava se apoiando no fato de um de seus familiares ser vereador na Cidade. Causou-nos estranheza o fato do mesmo aparecer na cena enquanto estávamos lá com a força policial e também o fato do advogado deles, um certo Dr. Rogério (Carvalho), fazer parte da procuradoria do Município. Parece uma ação orquestrada’, disse outra advogada que teve também um de seus terrenos, supostamente cercado pela família de Silmara.  As diversas tentativas que o PH fez para contatar um representante da família foram em vão.

Atenção, consumidor: 'juro zero' é estratégia de marketing


Entre uma promoção e outra no comércio, é difícil não aderir a um parcelamento alardeado como juro zero. Impulsionada pelo aumento da renda e pelo avanço no nível de emprego no país, a armadilha dos juros embutidos, escondida no desconto à vista, ganha força no comércio. As lojas costumam anunciar o mesmo preço à vista e para parcelamento sem juros, mas é só chorar um pouquinho que o cliente consegue um desconto se comprar em uma vez só. Isso mostra que esse valor menor é o preço real do produto, e o preço cheio embute juros.

"É melhor juntar e comprar por um preço melhor, já que o juro zero é uma estratégia de marketing do comércio"

Decreto confirma metade do 13º para aposentados


Abono sairá na folha de agosto junto com correção de benefícios limitados pelo teto

Por Max Leone
Decreto 7.533 da presidenta Dilma Rousseff, publicado ontem no Diário Oficial, confirmou antecipação de metade do 13º a 24,6 milhões de aposentados, pensionistas e segurados do INSS em todo o País. O crédito virá na folha de agosto, nos cinco últimos dias úteis deste mês e nos cinco primeiros dias úteis de setembro. No Rio, mais de 2 milhões receberão o abono.
Além da antecipação do 13º, 117.135 segurados terão benefícios reajustados em agosto devido à limitação pelo teto. A correção chega a 39,35%. São 20 mil no Rio com direito ao aumento, que fará a parcela do abono ficar maior. A revisão será aplicada sobre benefícios concedidos de 5 de abril de 1991 a 1º de janeiro de 2004 e que foram prejudicados no primeiro reajuste.
Os aposentados vão receber antecipado 50% do abono pelo sexto ano consecutivo. A parcela vem sem descontos comuns, que incidirão na segunda parte paga em dezembro. Quem teve o benefício liberado a partir de janeiro deste ano terá o valor proporcional.
A aposentada Ana Maria do Couto, 60 anos, vai usar o 13º para viajar. “Ainda vou estudar para onde vou. Ter o adiantamento facilita a fazer as coisas. Cada um tem uma programação para esse dinheiro. Eu programei viajar”, afirmou.


Justiça libera R$ 23 milhões para ações
O Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2), que abrange os estados do Rio e do Espírito Santo, recebeu este mês R$ 86,6 milhões do Conselho da Justiça Federal (CJF) para o pagamento de requisições de pequeno valor (RPV) referentes a ações que tramitaram na Justiça Federal e foram concluídas em junho deste ano.

Desse total, R$ 23,7 milhões são destinados para quitação de processos previdenciários, como de revisão de aposentadoria e de pensão por morte contra o INSS. Os recursos vão beneficiar 2.369 segurados no Rio de Janeiro e do Espírito Santo.
Para todo o País foram destinados R$ 674,9 milhões a todos os tribunais regionais federais, sendo que R$ 364,5 milhões relativos a 51.595 processos de 57.225 pessoas.


Acidente com elevador deixa segurado ferido no Centro
Um segurado do INSS no Rio teve o pé esmagado em acidente com elevador do prédio da Gerência Centro do INSS, na rua Pedro Lessa. O INSS alegou ter sido uma fatalidade e que adota “medidas necessárias para preservar a segurança de segurados e servidores em todas as suas unidades”.

Em Ribeirão Preto (SP), o supervisor de produção Vasco dos Santos, de 54 anos, descobriu que era um ‘morto-vivo’ há mais de 30 anos. Ao dar entrada em auxílio-doença na agência do INSS descobriu que outro segurado, com mesmo nome e mesmo PIS tinha morrido. “Na hora de contribuir, estou vivo. Na hora de receber, sou morto?”,questionou.

Crise nos Transportes já derrubou ministro e mais 17 entre diretores e assessores


Dilma continua "faxina" e quer afastar toda a diretoria de Dnit e Valec

Agência Estado
Disposta a continuar a devassa nos Transportes, a presidente Dilma Rousseff vai afastar toda diretoria do Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), que cuida das rodovias, e da Valec, empresa que responsável pelas ferrovias. Em conversa com poucos jornalistas, no Palácio do Planalto, ontem (22), Dilma definiu sua atitude como "ajuste".
- Sairão todos os dirigentes do Dnit e da Valec, independentemente de endereços partidários.
Desde que surgiram as primeiras denúncias de superfaturamento de obras e cobrança de propina no Ministério dos Transportes, Dilma já afastou 18 pessoas. Caíram o ministro Alfredo Nascimento, secretários e também diretores do Dnit e da Valec. 

INSS: revisão do teto

 Segurados poderão ligar para 135 ou acessar a web para saber se terão 

Mario Campagnani

O INSS decidiu, ontem (22), que também usará a internet para informar quem são os 117 mil segurados com direito à correção dos benefícios devido às perdas causadas pelas reformas da Previdência de 1998 e 2003. O instituto informou que, no fim da tarde de segunda-feira (dia 25), o telefone 135 e o site www.inss.gov.br terão as informações disponíveis.

No Japão, terremoto de 6,5 graus sacode nordeste sem causar danos


Tóquio (Japão) - Um terremoto de 6,5 graus de magnitude na escala aberta de Richter sacudiu neste sábado o nordeste do Japão, sem que se tenha informado de danos ou motivado um alerta de tsunami, informou a Agência Meteorológica japonesa.

Em Macaé, tarifa de táxi aumenta e taxímetros inadequados prejudicam usuários


O reajuste de 14,5% autorizado por meio de decreto municipal entrou em vigor em junho, mas até agora os taxímetros exibem o preço antigo.

Desde o mês passado, as corridas de táxis estão mais caras em Macaé. Mas o aumento ainda não está sendo cobrado porque os taxímetros ainda não foram aferidos. Como alternativa, voltaram as velhas "tabelinhas" que trazem transtornos para motoristas e passageiros. Muita gente está insatisfeita com a situação. Até os taxistas admitem o transtorno e dizem que também se sentem incomodados.

Foragida desde 2005, Viúva Negra será julgada ...



... à revelia na próxima segunda-feira

O Disque-Denúncia oferece R$ 11 mil por informações que levem à prisão da Viúva Negra Foto: Divulgação / Disque-Denúncia

Marcelo Gomes

Está marcado para as 13h30m da próxima segunda-feira, no 1º Tribunal do Júri da Capital, o julgamento da advogada gaúcha Heloísa Borba Gonçalves, conhecida como “Viúva Negra”, numa referência à aranha que mata os machos após o acasalamento. Ela é acusada de estelionato e dos assassinatos de cinco pessoas, incluindo um amante e dois maridos. Heloísa já faltou a quatro julgamentos, mas poderá ser condenada desta vez por conta da Lei da Cadeira Vazia, de 2008, que permite, em casos de seguidas faltas do réu, que o julgamento possa ser realizado. O Disque Denúncia (2253-1177), que oferece uma recompensa de R$ 11 mil por informações que levem à captura de Heloísa, já recebeu 45 ligações a respeito do paradeiro dela.



Jorge Ribeiro, marido da Viúva Negra, foi assassinado em 1992
Jorge Ribeiro, marido da Viúva Negra, foi assassinado em 1992 Foto: Reprodução

Neste processo, ela é acusada de ser a mandante do assassinato de Jorge Ribeiro, seu marido, no interior do escritório da vítima, na Rua Siqueira Campos, em Copacabana, na manhã do dia 19 de fevereiro de 1992. Segundo a denúncia do Ministério Público, a vítima foi amarrada a torturada pelo assassino (que não foi identificado), antes de ter sido morta a marretadas na cabeça e no rosto. De acordo com o MP, Heloísa “consciente e voluntariamente, concorreu para a morte da vítima, seu marido, eis que determinou e auxiliou o autor do homicídio a praticá-lo, elaborando plano de delito, prestando informações sobre a rotina da vítima, e facilitando a fuga do executor do crime. A acusada auxiliou o homicida a fugir do local do crime, levando os pedreiros que aguardavam a vítima, em frente a porta de sua sala, para obras realizadas em imóveis localizados na Zona Sul, liberando o corredor e propiciando a evasão do criminoso. A denunciada agiu por motivo torpe, qual seja assenhorear-se dos bens pertencentes à vítima”.

Heloísa, tem 61 anos e está foragida desde 2005. Ela já foi condenada a mais de 19 anos de prisão pela 19ª Vara Criminal por um dos assassinatos, e é procurada pela Interpol em mais de 180 países. Inicialmente, a recompensa oferecida por informações que levassem à sua captura era de R$ 2 mil, mas em virtude da falta de denúncias e da periculosidade da criminosa, o valor foi aumentado em abril.



Heloisa Borba, a Viúva Negra
Heloisa Borba, a Viúva Negra Foto: Reprodução

Quem tiver qualquer informação que auxilie nas investigações e ajude a Polícia a localizar e prendê-la pode ligar para o Disque-Denúncia (2253-1177). A recompensa será paga somente por informações passadas exclusivamente ao Disque-Denúncia. O serviço funciona 24 horas e garante o anonimato.

Na Noruega, Rei classifica massacre de "tragédia imensurável"


Harald prega a união do povo norueguês neste momento terrível

EFE

O rei Harald da Noruega classificou neste sábado (23) de "tragédia imensurável" o massacre perpetrado ontem (22) na ilha de Utoya, próxima a Oslo, onde segundo dados policiais morreram pelo menos 87 pessoas, duas horas depois do atentado a bomba na capital do país, que deixou outras sete vítimas fatais.
- É importante manter-nos unidos nestes momentos.
O monarca expressou na sequência suas mais profundas condolências a todos os afetados e aos familiares das vítimas.

Morre padre José Júlio


Faleceu na noite de ontem (22) na casa de saúde São Vicente, no centro de Marica, o Padre José Júlio (66 anos) que foi Pároco da Igreja Matriz de Nossa Senhora de Assunção no período de 2002 à 2008.

Será realizada hoje (23), às 15h, uma missa de corpo presente na Paróquia de Nossa Senhora do Amparo na cidade de Maricá e, logo após, se fará o translado para o Convento das Irmãs do Bom Conselho onde o corpo será sepultado.


Frente fria chega ao Rio e fim de semana será com nuvens


Previsão é de céu nublado e possibilidades de chuvas

Após dias de sol e temperaturas altas, a previsão para este fim de semana no Rio de Janeiro é de temperaturas baixas e com possibilidade de chuvas. 
Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), a frente fria que chegou ao Rio na sexta-feira (22), deixa o tempo nublado na maior parte do fim de semana. 
O sol ainda pode aparecer um pouco tímido, entre nuvens, neste sábado (23), mas a temperatura não passa dos 27 graus.
No domingo (24), o carioca terá períodos de sol, mas a previsão é de chuva pela manhã.

Acidente causa retenção an Ponte Rio-Niterói

Rio - Um acidente na Ponte Rio-Niterói, sentido Niterói, causa congestionamento do vão Central até a Praça do Pedágio, na manhã deste sábado

Hoje na História


23 de julho de 1993 - A chacina da candelária

Chacina da Candelária: Jornal do Brasil: Sábado, 24 de julho de 1993

"Dizem que ela existe pra ajudar /Dizem que ela existe pra proteger
Eu sei que ela pode te parar / Eu sei que ela pode te prender...


... Dizem pra você obedecer / Dizem pra você responder
Dizem pra você cooperar / Dizem pra você respeitar
Polícia para quem precisa / Polícia para quem precisa de polícia...
"
Titãs


Por volta da meia-noite cerca de 50 crianças de rua dormiam enroladas em cobertores próximo à Igreja da Candelária, no centro do Rio de Janeiro. Nenhuma percebeu a chegada de dois Chevettes com as placas cobertas por plástico: um táxi, e o outro carro comum, ambos amarelos. Ao perceber que os meninos dormiam, um dos homens fez o sinal para que os comparsas se aproximassem. Em seguida foi o horror. Os homens começaram a atirar indiscriminadamente na direção dos menores.

Enquanto muitos preferiram fugir, sete deles que dormiam sobre uma banca de jornais, preferiram ficar imóveis, e foram executados com tiros na cabeça.

O local escolhido para a chacina foi a Praça Pio X, centro financeiro e sede de um símbolo sagrado do Rio: a Igreja de Nossa Senhora da Candelária.

Na verdade, a operação começara antes, na Rua do Acre, quando o lavador de carros Wagner dos Santos, de 22 anos, e mais dois menores foram apanhados por dois homens e jogados no banco de trás do Chevette amarelo. Wagner recebeu logo um tiro e desmaiou. Quando acordou estava estirado no chão perto do Museu de Arte Moderna, ao lado dos menores mortos.

As crianças e jovens que viviam nas ruas nas imediações da Igreja da Candelária eram atendidos de maneira voluntária pela Sra. Yvonne Bezerra de Mello. Neste dia, com o pedido de socorro, ela mesma conduziu mortos e feridos no seu carro, depois de uma longa espera pela chegada da polícia. 
Muitos dos sobreviventes foram morar debaixo de um viaduto em São Cristóvão e continuaram a serem atendidos pela Sra. Yvonne. Em 1992 o Rio de Janeiro terminou o ano com 424 crimes contra crianças de rua.


Crime repercutiu no mundo

A notícia correu o mundo. Muito se especulou sobre os reais motivos da chacina que causou a morte de seis menores e dois maiores de idade, além de várias crianças e adolescentes feridos.

O sobrevivente Wagner dos Santos testemunhou no processo criminal que indiciou sete policiais, entre militares e civis. Destes três foram condenados. Wagner, hoje em dia, vive na Suíça, protegido depois de receber ameaças de morte. Outro sobrevivente da chacina, Sandro Rosa do Nascimento, mais tarde voltou aos noticiários, quando participou do triste episódio do seqüestro do ônibus 174, também no Rio.
Nasce Bernardo Canal Feijóo

Nasce Bernardo Canal Feijóo

23 de julho de 1897
Bernardo Canal Feijoo Escritor argentino nasceu em 23 de Julho de 1897 e faleceu em 1982. Aos doze anos transferiu-se para Buenos Aires, onde estudou no Colégio Nacional, e em 1918 graduou-se em Direito pela Faculdade de Direito e Ciências Sociais da Universidade de Buenos Aires. Durante sua permanência nesta cidade recebeu a marca da vanguarda literária que o levou a questionar as pautas estéticas e o pensamento modernistas. A Revolução Russa de 1917 e a Reforma Universitária Argentina de 1918 impressionaram profundamente este provinciano sensível e desperto de apenas vinte anos. Como ensaísta obteve o Primeiro Prêmio da Comissão Nacional de Cultura por sua obra Ensaio sobre a expressão popular artística em Santiago do Estero (1938). Outros trabalhos seus são Mitos Perdidos (1942) e Burla, Credo e Culpa (1952). Intelectual da mais pura estirpe americana, seus trabalhos de investigação, suas obras poéticas e sua literatura dramática foram de vital importância na hora de fazer uma revisão dos conteúdos autóctones na expressão do continente. Desde 1980 foi presidente da Academia Argentina de Letras.
É fundada a Frente Sandinista de Libertação Nacional

É fundada a Frente Sandinista de Libertação Nacional

23 de julho de 1961
A Frente Sandinista de Libertação Nacional (F.S.L.N.) é uma organização política de esquerda de origem social-democrata criada em 23 de Julho de 1961 na Nicarágua pelos políticos Carlos Fonseca Amador, Tomás Borge Martínez e Silvio Mayorga. O grupo proclamou-se seguidor da ideologia e do movimento empreendido pelo líder nicaragüense Augusto C. Sandino (de quem tomou o nome), o qual empreendeu uma guerra de guerrilhas contra a intervenção americana em seu país durante as primeiras décadas do século XX. Atualmente faz parte da Internacional Socialista, identificando-se com as forças social-democratas, trabalhadoras e socialistas democráticas do mundo. O FSLN liderou a luta armada contra a ditadura da família Somoza na Nicarágua a partir de sua fundação, passando por vários períodos, desde muitas ações armadas e políticas até seu quase desaparecimento no início dos anos 70. Em 1974 iniciou um processo crescente de atividades armadas que tiveram seu ponto máximo em meados de 1978 e levaram ao triunfo revolucionário em 1979. Esta luta denominou-se Revolução Nicaragüense ou Revolução Sandinista e terminou com a entrada dos revolucionários em Managua (capital nicaragüense) em 19 de Julho de 1979 e provocou a derrocada da ditadura de Anastasio Somoza Debayle. 

Os destaques dos principais jornais neste sábado


O Globo

Manchete: A crise no Ministério dos Transportes - Petista cai e Dilma afirma que a faxina é para valer

Diretor do Dnit ligado ao PT perde o posto, o que deve acalmar o PR 

A faxina no Ministério dos Transportes não tem limite, e as mudanças vão continuar para que a pasta funcione como base da alavancagem da infraestrutura do país, disse a presidente Dilma Rousseff ao colunista Jorge Bastos Moreno. Ontem, mais um diretor do Dnit perdeu o posto, desta vez um petista, Hideraldo Caron, o que deverá acalmar o PR, ao qual são ligados quase todos os demais 16 afastados dos Transportes. O diretor-geral do Dnit, Luiz Antonio Pagot, que entrou de férias para não ser exonerado, ficou de apresentar carta de demissão. Em outra entrevista, Dilma também falou sobre economia e política industrial. "Não queremos inflação sob controle com crescimento zero. Estamos fazendo o chamado pouso suave", disse ela, conforme relata Ilimar Franco. (Págs. 1, 3 a 12, Miriam Leitão e editorial "Males da corrupção e da ineficiência") 

De novelas à relação com FH

Na conversa com Jorge Bastos Moreno, a presidente Dilma falou também de novelas, de música, de moda, e até de política. Perguntada se convidaria o tucano Fernando Henrique para um banho de piscina no Alvorada, respondeu: "Mas neste frio?" (Págs. 1, 3 e 4) 

Duplo atentado interrompe a paz da Noruega
Explosão de bomba em prédio do governo e ataque de atirador em reunião de jovens matam pelo menos 17

A Noruega, um dos países de maior qualidade de vida do mundo, viveu ontem seu dia mais trágico desde a Segunda Guerra Mundial. Num intervalo de duas horas, dois atentados provocaram a morte de pelo menos 17 pessoas e deixaram dezenas de feridos. A primeira explosão, de origem ainda desconhecida, sacudiu o centro de Oslo, onde funcionam prédios do governo. No segundo ataque, um atirador abriu fogo num evento de jovens filiados ao Partido Trabalhista - do premier Jens Stoltenberg - na ilha de Utoeya, a 40 km da capital. No país onde foi criado o Prêmio Nobel da Paz, a desconfiança inicialmente recaiu sobre extremistas islâmicos. Mas, de madrugada, a polícia disse que o principal suspeito, preso na ilha, é um cidadão norueguês ligado a grupos de extrema-direita que teria participação nos dois ataques. "Foi um ato de covardia para atingir o governo", disse o premier. (Págs. 1, 39 e 40) 

Famílias terão acesso a papéis da ditadura
O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, deu a um grupo de familiares de desaparecidos acesso irrestrito aos documentos da ditadura que estão no Arquivo Nacional. A liberação deve subsidiar a atuação do grupo na Comissão da Verdade, a ser criada. (Págs. 1 e 14) 

Petrobras limita seus investimentos
O Conselho de Administração da Petrobras aprovou o Plano de Negócios 2011/2015 com investimentos de US$ 224,7 bilhões, quase o mesmo de 2010/2014. A estatal pretendia investir US$ 260 bi, mas teve que ceder à contenção de gastos. (Págs. 1 e 33) 

Presidente da Câmara abandona negociação com Obama (Págs. 1 e 32)

------------------------------------------------------------------------------------
Folha de S. Paulo

Manchete: 'Sairão todos', promete Dilma
Presidente diz que trocará diretorias do Dnit e da Valec e que não quer 'inflação sob controle com crescimento zero'

"Sairão todos os integrantes do Dnit e da Valec", afirmou a presidente Dilma Rousseff, em referência aos dirigentes dos órgãos do Ministério dos Transportes responsáveis por obras em rodovias e ferrovias e alvos de denúncias de corrupção. 

Em conversa com jornalistas da mídia impressa, incluindo a Folha, Dilma afirmou que demissões ocorrerão independentemente dos "endereços partidários".

"Não se pode demonizar a política", acrescentou. (Págs. 1 e Poder A4)


Ataques na Noruega matam 87 pessoas
Uma explosão em Oslo, capital da Noruega, e disparos de um atirador na ilha de Utoeya, a 40 km da cidade, deixaram ao menos 87 mortos. Na explosão, que atingiu o prédio onde fica o gabinete do primeiro-ministro, Jens Stoltenberg, sete pessoas morreram.

Em Utoeya, onde aconteceria um acampamento de jovens do Partido Trabalhista, de Stoltenberg, a polícia informou que ao menos 80 foram mortos pelos disparos. (Págs. 1 e Mundo A12)

Tenho medo de ser estrangeiro aqui, diz brasileiro em Oslo. (Págs. 1 e Mundo A12)

Vaguinaldo Marinheiro
Crises mostram enorme diferença entre democracias. (Págs. 1 e Poder A6)

Único petista da cúpula do Dnit entrega o cargo (Págs. 1 e Poder A6)

Planalto pressiona e Petrobras freia investimentos
A Petrobras aprovou plano de negócios para 2011-2015. Os investimentos previstos, US$ 224,7 bilhões, superam em só 0,3% o programa atual. A ordem para por o pé no freio veio do governo, que não quer estimular a economia. (Págs. 1 e Mercado B1) 

Boa notícia
Congonhas põe mais 4 aparelhos de raio X e amplia embarque. (Págs. 1 e Cotidiano C1)

Deputados do PR pediram propina, acusa administrador
Geraldo de Souza Amorim, ex-administrador da Feira da Madrugada em SP, acusa os deputados Milton Monti e Valdemar Costa Neto, do PR, de terem exigido propina para que ele ficasse no comando do negócio.

A assessoria de Monti informou, anteontem, que ele "não tem nenhuma relação com a feira". Valdemar não foi localizado. (Págs. 1 e Poder A8) 

Foto legenda: Em SP, ensaio
Bombeiros apagam fogo em jipe atingido por explosão em simulação de atentado; cem homens estiveram no exercício, preparativo para a Copa-14. (Págs. 1 e Cotidiano C3) 

Brasil é excluído de acordo para produção de genéricos anti-HIV. (Págs. 1 e Saúde C10)

Pacote empurra Grécia para 'moratória restrita', diz Fitch (Págs. 1 e Mundo A14)

Editoriais
Leia "Pacote e calote", sobre o socorro econômico à Grécia, e "Casamento de interesses", acerca de viagem do ministro do STF José Antonio Dias Toffoli. (Págs. 1 e Opinião A2)

------------------------------------------------------------------------------------
O Estado de S. Paulo

Manchete: Negociação com republicano fracassa e crise nos EUA piora
Presidente da Câmara rejeita acordo para dívida; Obama diz que oposição será responsável por eventual calote

Fracassaram as negociações entre a Casa Branca e o presidente da Câmara dos Representantes (deputados), o republicano John Boehner, sobre um acordo para evitar a declaração de default da dívida dos EUA no início de agosto. O desfecho irritou o presidente Barack Obama. “Esse era um acordo justo e extraordinário. É difícil entender por que Boehner retirou-se dessa negociação se muitos republicanos haviam apoiado a iniciativa, assim como muitos de seus eleitores." Segundo ele, os republicanos terão de "assumir a responsabilidade" caso o governo dê calote em pagamentos federais. Dizendo-se "ainda otimista, porém menos confiante" na conclusão de um acordo até o dia 2 de agosto, prazo final, Obama avisou que ajustes serão necessários se o pior cenário prevalecer. (Págs. 1 e Economia B6) 

Análise
Paul Krugman

As elites políticas escangalham a resposta ao trauma econômico, ignorando todas as lições da história. (Págs. 1 e B6) 

Economia brasileira faz 'pouso suave', afirma Dilma
A presidente Dilma Rousseff afirmou ontem que a economia brasileira está fazendo um “pouso suave". Para ela, uma política com foco de curto prazo contra a inflação teria efeito “danoso" e é preciso preservar o crescimento. "Não queremos inflação sob controle com crescimento zero", disse em conversa com jornalistas. (Págs. 1 e Economia B1 e B3)

Governo libera arquivo para caça a torturadores
O Ministério da Justiça liberou o acesso ao Arquivo Nacional para 12 representantes de perseguidos políticos e familiares de mortos e desaparecidos durante o regime militar. Segundo o governo, eles procuram identificar torturadores e assassinos da ditadura. O objetivo está explícito na portaria. (Págs. 1 e Nacional A10) 

Paulistano viaja para obter passaporte
Com fila de espera que pode chegar a três meses em São Paulo, paulistanos que precisam de passaporte com urgência têm viajado para cidades como Campinas, Piracicaba, São Jose dos Campos e São Sebastião para obter o documento. A Polícia Federal diz ter uma demanda recorde na Região Metropolitana. (Págs. 1 e Cidades C1) 

Atentados matam 17 na Noruega
Dois atentados colocaram ontem a Noruega no mapa do terrorismo global. Em Oslo, uma explosão no prédio onde trabalha o premiê Jens Stoltenberg, matou sete pessoas. Horas depois, um atirador fuzilou adolescentes num encontro do partido do premiê na ilha de Utoya - pelo menos dez deles morreram, segundo a polícia. Autoridades evitaram apontar responsáveis e foram cautelosas ao falar sobre terror islâmico. (Págs. 1 e Internacional A14 e A16) 

Presidente vai tirar 'todos' no Dnit e na Valec
Disposta a continuar a devassa nos Transportes, a presidente Dilma Rousseff disse que vai afastar "todos os dirigentes" do Departamento Nacional de Infraestrutura dos Transportes (Dnit) e da Valec, empresa que cuida das ferrovias: “Estamos fazendo uma renovação. Todos sairão, independentemente de endereços partidários ". (Págs. 1 e Nacional A4) 

População: Brasil Oriental
Em dez anos, o número de residentes no País que se declararam de cor ou raça amarela passou de 1,322 milhão para 2,084 milhões, informa Luciana Nunes Leal. O retorno de brasileiros do Japão e a chegada de chineses ajudam a explicar o crescimento. (Págs. 1 e Vida A20) 

Equador: mídia protesta com páginas em branco (Págs. 1 e Internacional A18)

Notas & Informações
Façanha ditatorial no Equador

A Justiça é uma extensão do cada vez mais nítido autoritarismo chavista de Correa. (Págs. 1 e A3)

------------------------------------------------------------------------------------
Correio Braziliense

Manchete: "Vou trocar todo mundo"
A presidente Dilma Rousseff considera a palavra faxina "inadequada". Mas está decidida a trocar todos os cargos de comando no Ministério dos Transportes, Dnit e Valec, relatam os repórteres Luiz Carlos Azedo, Paulo de Tarso Lyra, Vicente Nunes, Tiago Pariz e Alana Rizzo. “O que não está funcionando precisa começar a funcionar", afirmou a presidente em entrevista. “É obrigação do governo.” Sobre obras para a Copa do Mundo, acusou empreiteiras de estarem por trás da gritaria contra o sigilo nas planilhas. "Para que possam combinar preços". disse. Na economia. prometeu que não haverá arrocho para segurar a inflação. "Queremos um pouso suave". (Págs. 1, 2 a 7 e Brasília-DF, 8) 

O dia em que o terror fuzilou a paz
Berço do Prêmio Nobel da Paz, a Noruega foi alvo ontem de dois ataques, os mais graves já sofridos pelo país desde a Segunda Guerra. No primeiro (às 10h30 de Brasília), um carro-bomba explodiu ao lado do prédio onde fica o gabinete do primeiro-ministro, Jens Stoltenberg, no centro de Oslo. O premiê escapou ileso, mas sete pessoas morreram e dezenas ficaram feridas, como a mulher socorrida por policiais. Minutos depois, um atirador vestido de policial abriu fogo contra cerca de 700 jovens na Ilha de Utoeya, na periferia da capital, matando pelo menos 10 pessoas. Eles participavam de encontro do Partido Trabalhista, o mesmo de Stoltenberg. Um norueguês de 32 anos detido pela polícia é o principal suspeito dos dois atentados. "Somos uma pequena e orgulhosa nação", reagiu o premiê. "Ninguém vai nos calar com tiros ou bombas." (Págs. 1 e 22 a 24) 

Calote à vista: Obama perde outra batalha contra a crise
A situação da economia dos EUA se agravou após o presidente da Câmara desistir da negociação para a elevação do teto da dívida. Obama disse que pode assumir sozinho o ônus de um endividamento maior. (Págs. 1 e 17) 


Emprego: Racismo ainda barra currículos
A cor da pele e a raça são fatores que influenciam na conquista de bons postos de trabalho, segundo pesquisa do IBGE. Para 71 % dos entrevistados, existe discriminação no ambiente profissional. (Págs. 1, 11 e 12) 

Negligência: Morte ronda os canteiros de obras
Um dia após três homens serem soterrados numa construção no HUB, o Correio flagrou irregularidades em diversos pontos do DF. A média é de sete acidentes de trabalho por mês. (Págs. 1, 29, 30 e Visão do Correio, 20)

------------------------------------------------------------------------------------
Estado de Minas

Manchete: Dilma amplia faxina
Titulares de todos os cargos de comando do Dnit serão trocados

Ordem é controlar inflação sem afetar o crescimento econômico

Investimentos em cientistas e pesquisa terão R$ 3 bi até 2014

A presidente Dilma Rousseff afirmou, ontem, em entrevista ao Estado de Minas, que renovará completamente os quadros do Ministério dos Transportes para garantir mais eficiência. Desde o início da crise deflagrada pelo escândalo de superfaturamento de obras, 16 pessoas foram exoneradas. Ela disse ainda que não fará aperto monetário forte: “Queremos um pouso suave da economia, com a inflação convergindo para a meta (4,5%)”. (Págs. 1 e 3 a 5)


Anastasia busca investimentos na Alemanha e no Japão (Págs. 1 e 7)

Terror em Oslo
A capital da Noruega foi alvo ontem de dois ataques. Sete pessoas morreram numa explosão de bomba que atingiu prédios do governo no Centro. Pouco depois, houve o pior atentado, quando um atirador norueguês abriu fogo numa reunião de jovens em ilha da cidade e matou aos menos 80. A suspeita da polícia é de que os dois ataques tenham motivação nacionalista. (Págs. 1, 16 e 17)
PPP na capital: Plano de captar aliados em obras
Prefeitura de Belo Horizonte publica decreto para tentar atrair investidores capazes de aplicar cerca de R$ 1 bilhão em projetos como a Rodoviária do São Gabriel e as estações do BRT BHBus da Pampulha e São José. (Págs. 1 e 19)

------------------------------------------------------------------------------------
Jornal do Commercio

Manchete: Terror na Noruega
Ataques coordenados mataram 87 pessoas e deixaram dezenas feridas, provocando comoção internacional. Atentados mostraram que nem mesmo nações mais desenvolvidas estão imunes à intolerância. Premiê, que não se feriu, pode ter sido o alvo. (Págs. 1 e 20)

Aposentados de olho na relação para pagamento
O INSS divulga, segunda-feira, lista dos segurados que receberão atrasados primeiro. (Págs. 1 e Economia 1)

Ex-presidente três vezes doutor em Pernambuco (Págs. 1 e 3 a 7)

Começa a mudança na Agamenon (Págs. 1 e Cidades 6)

Problema no STF
Ministro José Dias Toffolli faltou quatro sessões para ir a casamento na Itália. (Págs. 1 e 15)

Haja dinheiro
Falha nos projetos básicos elevou em R$ 1 bilhão os custos da Transposição. (Págs. 1 e Economia 6)

------------------------------------------------------------------------------------
Zero Hora

Manchete: Drama das chuvas
Cheias atingem 101 mil pessoas

Defesa Civil agora volta sua atenção para o Rio dos Sinos, que deve atingir o nível máximo entre hoje e amanhã, provocando uma enchente de proporções históricas.

Chuva pode voltar na segunda-feira.

Quatro estradas estão interditadas.

Como ajudar os desabrigados. (Págs. 1, 30 a 32 e 36)

Transportes: Os 7 motivos da queda do petista Caron
Pressionado, diretor do Dnit pediu exoneração do cargo ontem. (Págs. 1 e 6)

Foto legenda: Terror na Noruega
Explosão de bomba próximo à sede do governo e disparos em acampamento deixaram pelo menos 17 mortos. (Págs. 1, 4, 5 e Editorial)

Crise financeira: Obama admite risco de calote nos EUA
Presidente convoca reunião neste sábado para evitar moratória. (Págs. 1 e 16)

------------------------------------------------------------------------------------

Jornais internacionais


The New York Times (EUA)
Ao menos 80 mortos após tiroteio na Noruega



The Times (Reino Unido)
Atirador norueguês "checou se vítimas haviam morrido"



The Guardian (Reino Unido)
Explosão em Oslo: "Foi um caos completo. Eu ouvia gritos e via cadáveres"



Le Monde (França)
Mais de 90 mortos após dois ataques na Noruega



China Daily (China)
Horror na Noruega: 80 morrem em tiroteio em acampamento; 7 em explosão



El País (Espanha)
Duplo ataque terrorista deixa trilha de mortos na Noruega



Clarín (Argentina)
Aumenta o terror na Noruega: já são 87 mortos em duplo atentado