Frase do dia

“O amor é tudo”
(Jesus Cristo)







sábado, 24 de setembro de 2011

Consumidor deve ficar atento para não pagar contas com atraso por causa da greve dos Correios, alerta Idec


O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) recomenda o pedido de segunda via do boleto e prorrogação do vencimento

Sabrina Craide, da 

Lia Lubambo/ Arquivo EXAME
Central de distribuição dos Correios
Desde o início da greve os serviços de Sedex 10, Sedex Hoje e Disque Coleta foram suspensos
Brasília – A greve dos funcionários dos Correios, iniciada há mais de dez dias, pode ocasionar atrasos nas entregas de boletos e contas de água, luz e telefone. Para evitar transtornos e a cobrança de multas por atrasos, os consumidores devem solicitar outra forma de pagamento antes da data do vencimento da conta.

Caetano vai à Justiça para proteger Tropicália

Briga baiana

Aposentado terá que provar que está vivo para não perder benefício

Segurado deverá procurar banco onde recebe grana para se recadastrar a partir de janeiro
Para combater fraudes e pagamentos indevidos a segurados mortos, o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) vai exigir, a partir de janeiro, que todos os 28 milhões de aposentados e pensionistas procurem a agência bancária onde recebe o benefício para fazer um recadastramento. Quem não fizer o processo de prova de vida corre o risco de ter o pagamento interrompido pela Previdência Social. 

A obesidade e as cobaias de luxo


Ativistas zelam pelos direitos dos animais de laboratório. Quem protege os humanos que compram remédios sem comprovação de coisa alguma?

CRISTIANE SEGATTO

CRISTIANE SEGATTO  Repórter especial, faz parte da equipe de ÉPOCA desde o lançamento da revista, em 1998. Escreve sobre medicina há 15 anos e ganhou mais de 10 prêmios nacionais de jornalismo. Para falar com ela, o e-mail de contato é cristianes@edglobo. (Foto: ÉPOCA)
Assisti no final de semana a mais um dos ótimos filmes estrelados pelo argentino Ricardo Darín. Em Um conto chinês, ele é um sujeito recluso que coleciona notícias absurdas publicadas nos jornais do mundo inteiro. Coisas como o casal que transa dentro do carro no alto de um penhasco italiano. Quando chegam ao clímax, a mulher chuta, acidentalmente, o freio de mão. O carro desliza devagarinho até que...escataplá. Os jovens amantes viram comida de peixe no fundo do Mediterrâneo.
Lembrei do filme quando comecei a escrever a coluna de hoje. O alvoroço criado nas últimas semanas em torno do remédio Victoza é uma notícia absurda. Por qualquer ângulo que se olhe. Poderia ser recortada e ganhar um lugar de destaque nos álbuns de bizarrices do argentino amargurado. Acompanhe comigo:
Um laboratório chamado Novo Nordisk lança um remédio. Ele é aprovado apenas para controlar o diabetes tipo 2. É um medicamento biológico, criado por um processo altamente complexo e inovador. Não se anime com a palavra. Inovador, nesse caso, significa que ninguém sabe muito bem o que pode acontecer no longo prazo. O remédio, cuja substância ativa é a liraglutida, precisa ser injetado diariamente na barriga ou no braço. O tratamento custa, em média, R$ 500 por mês. Em nenhum lugar do mundo o fabricante pede autorização às agências regulatórias para vender o medicamento como emagrecedor.

Estudo propõe diretrizes de saúde pública para reduzir os danos da maconha


A abstenção é apontada como a maneira mais eficaz de se prevenir possíveis consequências do uso, como doenças mentais e dependência
Maconha: início precoce do uso pode levar à depência química e aumentar riscos de doenças mentais

Maconha: início precoce do uso pode levar à depência química e aumentar riscos de doenças mentais (Thinkstock)
Estudos sugerem que o uso desde jovem pode estar associado a inúmeros problemas, incluindo doenças mentais e dependência. Enquanto muitos usuários não progridem para outras substâncias ilícitas, aqueles que usam a maconha desde cedo são mais suscetíveis a fazer essa transição
Uma equipe internacional de pesquisadores recomenda a adoção de abordagens de saúde pública frente ao uso da maconha. Isso incluiria, inclusive, a adoção de diretrizes para tentar reduzir os riscos à saúde causada pelo uso da droga. O estudo, que será publicado no periódicoCanadian Journal of Public Health (CJPH), é coordenado por cientistas do Centro para Vício e Saúde Mental e por Benedikt Fischer, chefe de cadeira de Saúde Pública Aplicada da Universidade Simon Fraser, em Vancouver.

Nasa confirma queda do satélite de 5,5 toneladas na Terra

O UARS teria reingressado na atmosfera sobre o Oceano Pacífico, mas a agência espacial americana ainda não divulgou o momento e o local da queda

NASA, REDAÇÃO ÉPOCA COM AGÊNCIA EFE
  •  
Nasa informa pelo Twitter o reingresso do satélite na atmosfera (Foto: Reprodução)
O Satélite de Pesquisa da Alta Atmosfera (UARS, na sigla em inglês) reingressou na atmosfera e caiu na Terra, confirmou a Nasa neste sábado (24) por meio de seu canal no Twitter. A agência espacial americana assegura que o satélite "ingressou na atmosfera sobre o Oceano Pacífico", embora "o momento preciso da entrada e o local ainda não estejam confirmados".
O UARS tinha o tamanho de um ônibus e pesava mais de 5,5 toneladas. É o maior objeto espacial a voltar à Terra sem controle em 32 anos. A agência espacial americana garante que desde o começo da era espacial não foi registrado nenhum caso de pessoa ferida por um objeto espacial, que desta vez tinha chance de um em 3.200 de atingir alguém.
Os cientistas haviam calculado que o satélite se despedaçaria ao entrar na atmosfera e que pelo menos 26 grandes pedaços suportariam as altas temperaturas do reingresso e cairiam sobre a Terra.

Nas ruas da Cidade do Rock, os bandidos se esbaldaram


Da Rock Street à fila do gargarejo, inúmeras pessoas tiveram pertences furtados

Leo Pinheiro, da Cidade do RockHouve casos de furto até perto do palcoHouve casos de furto até perto do palco (Wagner Meier/Fotoarena)
Se a Cidade do Rock foi criada com a pretensão de ter tudo que uma grande metrópole tem, o objetivo foi alcançado. O trânsito caótico para chegar ao local dos shows de Katy Perry, Elton John e Rihanna foi apenas o indício do que ainda estava por vir durante a noite de estreia do festival. Antes mesmo da abertura dos portões, várias fãs tiveram seus pertences furtados ainda na fila. E, após as catracas serem liberadas, a sensação de insegurança só piorou dentro dos 150.000 metros quadrados da área privativa. Novidade entre as quatro edições do Rock in Rio, a Rock Street - uma rua de 160 metros de comprimento, com cenografia imitando a arquitetura das avenidas de Nova Orleans - foi o point preferido dos ladrões, conta o advogado Felipe Monerat, de 28 anos, vítima de um dos mais de 50 furtos ocorridos no local. "Quando percebi que tinha sido roubado, entre a roda gigante e a Rock Street, avisei ao segurança, que falou que o mesmo aconteceu com mais de 20 pessoas naquele mesmo ponto", disse ele, em frente ao container da delegacia itinerante, que foi montada na porta da Cidade do Rock.

Na rodovia Rio-Teresópolis, capotamento mata dois jovens

Via chegou a ser interditada no período da manhã para realização da perícia
Um carro que trafegava pela rodovia Rio-Teresópolis capotou na altura do município de Guapimirim, na Baixada Fluminense, causando a morte de duas pessoas, no início da manhã deste sábado (24).
De acordo com a CRT (concessionária que administra a via), por volta das 6h30, o veículo perdeu a direção na altura do km 106, matando um jovem de 19 anos e outro de 25 anos.
Duas outras pessoas também se feriram e foram levadas para o Hospital das Clínicas de Teresópolis, na região serrana.
A via chegou a ficar interditada para a realização da perícia, mas por volta das 13h foi liberada.

Só para gays


Uma escola de samba do Rio de Janeiro decidiu atender às demandas de seus integrantes homossexuais. Eles se sentiam constrangidos ao frequentar o banheiro feminino e agredidos quando decidiam pelo mas­culino. Agora, o grupo de gays, lésbicas, bissexuais e transgêneros da Mocidade Unida de Jacarepaguá tem uma porta exclusiva na quadra da escola. Os frequentadores dizem se sentir mais confortáveis.  

Em São Pedro da Aldeia, polícia desarticula quadrilha de tráfico de drogas

A polícia encontrou grande quantidade de drogas, arma, celulares e dinheiro. Uma mulher grávida e dois homens foram presos.
A polícia desarticulou uma quadrilha do tráfico de drogas em São Pedro da Aldeia. Os criminosos atuavam no Morro dos Milagres. Dois homens e uma mulher grávida foram presos.  
Foram apreendidas 280 cápsulas de cocaína e 20 sacolés da droga, além de 81 pedras de crack e 51 trouxinhas de maconha. A polícia chegou até o local depois de receber denúncias dos moradores. Eles disseram que a droga tinha acabado de ser entregue em uma casa.
A polícia ainda encontrou um revólver, celulares e dinheiro.  E também, um caderno com anotações que seriam da contabilidade do tráfico. As operações de combate ao tráfico de drogas acontecem com frequência no Morro dos Milagres. Nesta semana, foram apreendidos mais de 100 papelotes de cocaína, crack e maconha. Outras três pessoas também foram detidas.
do RJ INTER TV 1ª Edição

Em Campos, pescadores pegam peixe de 1,8 m depois de três semana de buscas


Ele seria um dos maiores peixes de água doce do mundo

Reprodução / Rede Record
pirarucu
Peixe que pesava mais de 70 kg, pode ser um Pirarucu
Moradores de Três Vendas, localidade de Campos dos Goytacazes, no norte do Estado do Rio de Janeiro, pescaram um peixe de 1,8 m com mais de 70 kg, na tarde de sexta-feira (23). Eles estavam há três semanas tentando pegar o peixe.
Os pescadores contaram que o animal apareceu no lago da região depois de uma enchente. Eles afirmam que o peixe seria um Pirarucu, comum na Amazônia e muito raro no Rio de Janeiro. Esses são um dos maiores peixes de água doce do mundo. A identificação foi feita através da internet.
Vários moradores estavam tentando caçar o peixe, que destruiu diversas redes antes de ser capturado. O vencedor dividiu a carne com os colegas e organizou um churrasco para o domingo (25).

Em Araruama, acidente entre carro e moto deixa uma pessoa morta

O acidente aconteceu na Rodovia Amaral Peixoto. O piloto da moto está internado e a mulher que estava na garupa morreu.
Na noite de ontem (23), uma pessoa morreu e outra ficou ferida em um acidente na RJ-106, a Rodovia Amaral Peixoto, em Araruama. Segundo o Corpo de Bombeiros, a batida envolveu um carro e uma moto na altura do bairro Ponte dos Leites. 
A carona da moto, Damiana Barros de Oliveira, de 32 anos, chegou a ser socorrida, mas morreu a caminho do hospital. O piloto está internado na UPA de Araruama.
do RJ INTER TV 1ª Edição

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Aumentam casos diagnosticados de coqueluche. Saiba o que fazer para evitar a doença


Ciclo sazonal e melhora no diagnóstico elevaram o número de casos em SP

Aretha Yarak
 Coqueluche: a infecção pela bactéria Bordetella pertussis é mais perigosa em crianças; a prevenção é feita através da vacinação
Coqueluche: a infecção pela bactéria Bordetella pertussis é mais perigosa em crianças; a prevenção é feita através da vacinação (Thinkstock)

Dados da Secretaria de Saúde do estado de São Paulo apontam que o número de casos diagnosticados de coqueluche aumentou no primeiro semestre deste ano. Até julho, os municípios paulistas notificaram 183 casos da doença – frente aos 176 casos do ano passado inteiro. De acordo com especialistas e órgãos públicos, o aumento não é (ainda) motivo para alarde. "Há a questão da sazonalidade da doença, que chega mais forte em algumas épocas, mas eu vejo esse aumento em São Paulo também como uma melhora no diagnóstico clínico", diz Isabella Ballalai, diretora da Associação Brasileira de Imunizações (SBIm) e presidente da SBIm-RJ. A melhora no diagnóstico se deve, segundo os especialistas à implantação, em 2009, na rede pública do exame PCR em Tempo Real.

Aluno que atirou em professora carregava um autorretrato no qual segurava duas espingardas


Violência

Segundo a delegada Lucy Fernandes, a preocupação agora é descobrir se houve a participação de alguém que teria induzido D.M.N a cometer o crime

Bruno AbbudMilton Nogueira, pai do estudante de 10 anos que atirou em sua professora e depois se matou com um tiro na cabeça, durante o velório no Cemitério das Lágrimas em São Caetano do SulMilton Nogueira, pai do estudante de 10 anos que atirou em sua professora e depois se matou com um tiro na cabeça, durante o velório no Cemitério das Lágrimas em São Caetano do Sul (Zanone Fraissat/Folhapress )
A escola Professora Alcina Dantas Feijão, onde aconteceu o crime, tem 16 câmeras de segurança. As imagens já estão com a polícia
Além do revólver calibre 38 que usou para atirar na professora Rosileide Queiros de Oliveira, 38 anos, e depois contra a própria cabeça, D.M.N carregava outra coisa escondida na mochila que levou na tarde desta quinta-feira para a escola Professora Alcina Dantas Feijão, em São Caetano do Sul, na Grande São Paulo. Em meio a cadernos e canetas, estava um autorretrato desenhado pelo estudante, no qual ele aparecia segurando duas espingardas cruzadas na frente do corpo. Ao lado, a figura de um homem e a palavra "professor". A imagem ostentava a frase "Eu com 16 anos".

Romário: "Se me esculacharem e desrespeitarem, vão ter o troco"

O deputado federal e ex-jogador Romário defende o fim do voto secreto na Câmara, em resposta a perguntas dos leitores de ÉPOCA

REDAÇÃO ÉPOCA



Romário deputado federal e ex-jogador (Foto: Igo Estrela/ÉPOCA)
QUEM É
Romário de Souza Faria, de 45 anos, está em seu primeiro mandato como deputado federal pelo PSB. Foi eleito com mais de 140 mil votos
O QUE FEZ
Conquistou a Copa do Mundo de 1994 e foi eleito o melhor jogador do mundo pela
Fifa. Segundo as contas do
ex-atacante, fez 1.003 gols na carreira

O QUE DEFENDE 
Suas principais bandeiras são os direitos das pessoas com deficiência e a transparência nas obras da Copa de 2014

Romário é um estreante na política. mas a pouca experiência não o faz deixar de lado as declarações polêmicas que marcaram sua carreira no futebol – além dos gols (mais de 1.000, segundo seus cálculos). Mesmo na posição de deputado federal, diz que não leva desaforo para casa. “Se me desrespeitarem e me esculacharem, vão ter o troco”, afirma em resposta a perguntas de leitores de ÉPOCA sobre o episódio em que xingou pelo Twitter quem o criticou por não se submeter ao bafômetro em blitz da Lei Seca. No Congresso, Romário (PSB) tem dedicado maior tempo à defesa dos direitos das pessoas com deficiência e à fiscalização das obras da Copa do Mundo. Não deixa de opinar, porém, sobre outros assuntos, como o voto secreto na Câmara.

Vídeo mostra deputados em sessão teatral na Câmara


Teve contornos teatrais a sessão de ontem da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, revelada hoje por O Globo. Com apenas dois deputados, Cesar Colnago (PSDB-ES) presidindo e Luiz Couto (PT-PB) votando, a comissão aprovou 118 projetos.
A sessão ocorreu porque os deputados da CCJ assinaram a lista de presença pela manhã e recorreram ao velho costume das quintas-feiras: enforcar o trabalho viajando para os estados. Com o quórum virtual existente, Colnago e Couto realizaram uma encenação que durou cerca de três minutos.
O vídeo de quatro minutos da TV Câmara colabora com a farsa ao não exibir imagens abertas do plenário vazio. Em determinado momento, a câmera exibe a imagem de um grupo de assessores, justamente no ponto em que Colnago diz:
- Em discussão. Não havendo quem queira discutir, os deputados que concordam com a aprovação em bloco dos pareceres permaneçam como sem encontram. Aprovado.
O teatro terminou com a aprovação de matérias relacionadas a temas importantes como concessões de radiodifusão, projetos de lei, renovações de concessão de radiodifusão e acordos internacionais.
Por Lauro Jardim

Saiba como ativar o novo visual do Facebook

Novo visual do perfil do usuário do Facebook
Entre as várias novidades apresentadas por Mark Zuckerberg, durante a conferência F8, em San Francisco, na Califórnia, a mudança mais relevante da rede social, a Timeline, já pode ser testada por alguns usuários.

Oficialmente, o recurso que permite criar uma linha do tempo agregando todas suas ações na rede só deve tornar-se disponível para os usuários dentro de alguns dias. O Facebook não anunciou uma data exata para a estreia do recurso.

A partir da apresentação de Zuckerberg, no entanto, vários usuários da rede passaram a postar no próprio Facebook e no Twitter um tutorial para testar a característica. O método consiste em cadastrar-se como “desenvolvedor” de aplicativos para rede e, a partir de daí, ter acesso antecipado ao recurso. 

Veja, abaixo, como acessar a nova timeline do Facebook:

1 - Após fazer login na rede, faça uma busca por “developer mode” e instale o app para desenvolvedores em seu perfil. Depois, clique no botão “criar um novo app” e dê um nome qualquer ao seu suposto aplicativo. Para seguir adiante, será necessário “validar” sua conta no Facebook.
Confirmar telefone na rede social Facebook
2 – Para validar sua conta, o próprio Facebook pedirá que você insira um número de celular (com DDI, no caso do Brasil 55 e DDD da sua região). Um SMS será enviado para seu celular com uma senha para validar a conta (imagem ao lado).

3 - Uma vez cadastrado como desenvolvedor, vá até o menu “Open Graph” e clique em “Getting Started”. Digite algumas palavras descrevendo uma suposta ação que você deseja testar em seu app, algo como “teste timeline” ou “teste recurso”. Quaisquer palavras são validar.

4 – Faça algumas alterações nas configurações do app. O Facebook exibe ao menos três telas de configurações, que devem ser preenchidas, ainda que com qualquer conteúdo.

5 - Este procedimento deverá fazer o Facebook enviar para sua conta um convite para testar a nova timelime da rede social. De acordo com vários relatos no Twitter, o convite pode levar alguns minutos para chegar à sua conta. Pode ser necessário fazer log off e login para ver o convite.

O procedimento não é oficial e, portanto, está sujeito a falhas. Nos testes feitos na INFO, no entanto, tudo funcionou corretamente e foi possível ver a nova timelime da rede social.

Mutirão de conciliação com o INSS começa em outubro


Segurados com processos contra a Previdência Social terão que procurar Juizado Especial
Por Aline Salgado

Dos dias 3 a 7 de outubro, o Conselho Nacional de Justiça — em parceria com a Advocacia-Geral da União (AGU) e o INSS — vai realizar um mutirão nacional para desafogar o judiciário de ações contra a Previdência. No Rio, a semana de conciliações deve acontecer no Juizado Especial Federal, Centro da Cidade. Os segurados com ações nos tribunais contra o INSS e que desejarem fazer um acordo deverão procurar a Justiça Federal nesse período.